18 de março de 2014

Macron

Com a devida vénia ao site “VERDE BRANCO”, O site a consultar quando o tema é a camisola do Sporting Clube de Portugal, retirei de lá as últimas infos relacionadas com o próximo fornecedor de material desportivo para o clube, a italiana Macron.

A discussão já começou ao tempo: “Ah, mas a Macron não é uma marca ‘top’”, “Ah, mas a Macron paga 2 milhões por ano – a Puma pagava 600 mil”, “Ah, mas preferia a Nike ou a Adidas”. Há-de acabar o contrato com a Macron – sim, porque vai ser ela a fornecer os próximos equipamentos do Sporting – e ainda se estará a discutir o assunto. É normal.

Em relação a isto, o que posso dizer é que quando foi anunciado, há anos, que a Puma iria ser nova fornecedora de equipamentos do Sporting, fiquei extasiado. Puma, a marca da moda de então, irreverente e com o “trunfo” de ser quem equipava a seleção campeã do mundo, a Itália. Estamos em 2014 e que digo acerca dos equipamentos que a Puma fez para o Sporting desde 2006? Bela merda. Até a Reebok fez equipamentos mais bonitos.

O nome “Macron” não me diz nada. Mas já os equipamentos dizem qualquer coisa. Gosto do equipamento do Nápoles, da cor e parece-me que o material é mais robusto, menos “plástico”, mais “verdadeiro”. E depois há uma coisa essencial… A Macron, ao contrário de Nike ou Adidas, ouve realmente os seus clientes e deixa-os terem a liberdade para desenharem a camisola ao seu gosto, explica Roberto Casolari, director de Marketing da Macron, nesta entrevista, ao site italiano Il Democratico:

 “Se os grandes nomes como a Nike ou Adidas podem chegar ao pé das equipas e dizerem-lhes: esta é a vossa camisola, já a Macron raciocina ao contrário, a nossa oferta sob o aspecto do design é um fundo em branco”. A fábrica dá a possibilidade ao clube de criar a própria camisola, metendo ao dispor um grupo de designers, que trabalham sob as ordens do clube, desde que tal não vá contra, obviamente, ao regulamento federal”

Depois vem a parte mais interessante, a criatividade da Macron:


“Como se trabalha na Macron, descobrimo-lo quando entramos naquela que se intitula como “O quarto dos sonhos”: Muros luminosos, fotografias gigantes de campeões e o melhor da produção Macron em exposição. Representados estão os 40 clubes mais importantes e algumas das criações mais originais como a segunda camisola do Millwall, Série B inglesa, na qual estão escritos de todos os jogadores da história do clube. Ou então a célebre camisola alternativa camuflada do Nápoles, um desejo expresso do presidente [do Nápoles] Aurelio De Laurentis, que Casolari explica assim: “Está a ser um grande sucesso, aplicámos uma ideia de moda aos equipamentos desportivos.” A possibilidade de personalizar a camisola é verdadeiramente infinita: basta ver a coleção de camisolas Marvel, utilizadas pelo líbero da [equipa de voleibol] Modena Volley, que mostra os desenhos do Spider-Man, Dragon Ball e One Piece”



A camisola do Millwall, p'ra mim, está genial. Serviu p'ra comemorar os 125 anos do clube.

Os camuflados do Nápoles. O De Laurentis é um maluco do crl.



Duplo lol.


Eu gosto bastante deste aspecto da criatividade. Só nos resta confiar no bom gosto das pessoas da direção que vão trabalhar com a Macron. :P

Para terminar, a confirmação de que a Macron equipará o Sporting:


 “As exportações representam cerca de 70% da facturação, sendo os mercados mais explorados os da Grã-Bretanha, França, Espanha e Portugal. Note-se os países que têm algumas das suas equipas mais importantes representadas pela Macron, e Casolari revela que entre os clubes que entrarão na equipa, no próximo ano, estará um grande clube português, um nome por agora secreto, e o Crystal Palace, clube que milita na Premier League inglesa. “ 

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