24 de maio de 2016

retro-narrativa

"Carlos Xavier jogou grande parte da sua carreira no Sporting e nunca viu tanta rivalidade." Foi com esta frase que uma tal Miriam Assor, "jornalista freelancer", conforme se pode ler no seu perfil de Facebook, termina o seu texto intitulado "X-Files Bruno de Carvalho: O leão não ruge baixinho", que versa sobre a figura do presidente do Sporting Clube de Portugal, e que foi publicado nas páginas centrais da última edição da revista de domingo do Correio da Manhã. (Oh, a ironia de ler um texto escrito por uma judia sobre o presidente de clube mais perseguido de sempre em Portugal!)

Está visto qual vai ser o novo prisma pelo qual os adversários de BdC, sejam Sportinguistas ou benfiquistas, irão actuar nos próximos tempos. Se no ano passado, a narrativa era a de que BdC era louco, agora a narrativa faz uma volta de 180º e regressa aos primeiros tempos de BdC na presidência do Sporting: ele é conflituoso (e Luís Filipe Vieira é um senhor).

É esta a nova retro-narrativa. Começou com LFV, nas suas primeiras palavras após ter sido campeão, dizendo, hipocritamente e sem se rir, "Esta vitória não foi contra ninguém. (...) Não vou responder aos outros". Continuou depois, no desfilar de Sportinguistas "ilustres" que não se contiveram na hora de elogiar LFV - e o Benfica - na sua postura de "fair-play", ao contrário, presume-se, do seu homólogo de Alvalade. Veio Abrantes Mendes dizer que "temos de ter fair-play, senão isto é um mundo de cão e ninguém se entende" e ainda acrescentou que "gostaria que o seu clube tivesse um comportamento de maior "elevação dignidade e honra". Tivemos ainda a Isabel Trigo Mira, na sua habitual homilia de final/início de pré-época desejar que "estejam mais calmos, tanto ele como o presidente, porque não é assim que se ganham campeonatos", concluindo com um "Calem-se! (...) Se pensam que os sócios gostam muito 'disto', só se forem os sócios com menos de 15 anos... Os sócios 'normais' não gostam". Revelador.


A semana terminou com outra mensagem de parabéns a LFV de outro Sportinguista "ilustre", desta feita de Fernando Mendes, apresentador do concurso "O Preço Certo", da RTP, ao mesmo tempo que nem uma palavra de simpatia teve para JJ ou BdC. Certo, Fernando Mendes não é um Sportinguista "militante" mas dá para imaginá-lo como barómetro do sentimento Sportinguista burguês, cosmopolita, mais lisboeta. E é em Alvalade que se vota, não no "estrangeiro"...






Esta bonomia Sportinguista perante o Nacional-Benfiquismo endémico que aflige Portugal é um fenómeno impressionante. E assustador. Se há Sportinguistas a pensar que o Sporting de BdC/JJ é que é o mau da fita e LFV-Benfica o "bonzinho", imagine-se o que não pensarão os adeptos"tri-campeões" benfiquistas... Nem num ano em que assistimos a episódios tão flagrantes como a descida do árbitro Marco Ferreira de divisão (e as suas posteriores declarações), os vouchers, as SMSs, os jogos "amigáveis" com o Belenenses e outros, os processos "milionários" a Jorge Jesus e ao Sporting, e que culminou com a canalhice do "jogo da mala" e com o Benfica terminar o campeonato apenas com um (1) penalty contra e uma (1) expulsão, conseguimos trazer para o lado certo da trincheira estes tais Sportinguistas "ilustres". E que são um perigo para o próprio Sporting. Conseguem ajudar a esquecer tudo o que passou no futebol português pré-BdC e ainda camuflar o que se passou pós-BdC!


É uma completa falácia, para não dizer uma filha da putice, dizer-se que "nunca se viu tanta rivalidade". Quer dizer, há uma nova e forte rivalidade entre Sporting e Benfica (e Porto) mas não no sentido bélico como estes Sportinguistas "normais" e jornalistas "freelancers" querem fazer crer. É, realmente, impressionante como os media deste país (seus jornalistas, comentadores, paineleiros, convidados habituais, etc), conseguem criar uma realidade alternativa, completamente alienante e que levam Sportinguistas "normais" a elogiar o Benfica e o seu presidente na época em que mais guerrilha e jogo sujo fizeram ao Sporting, pelo menos, desde que me lembro. Para terminar, relembro só que, desde 2013, são raros os casos de violência entre claques do Sporting e outras (a cena dos casuals foi uma excepção) e até há bem pouco tempo (desde 2004!) as claques do Sporting estavam separadas, em bancadas diferentes do estádio!

Quando os presidentes do Sporting eram Dias da Cunha, José Eduardo Bettencourt ou Godinho Lopes, esses paladinos do fair-play e cordialidade, aí sim, havia uma rivalidade saudável entre Sporting e Benfica...


Sporting - Benfica, 2004

Sporting - Benfica, 2011

Sporting-Benfica, 2009

Benfica-Sporting, 2011




E quando metia Benfica e Porto, então...

















Olh'ós Directivo lá atrás em 2011!






12 comentários:

  1. Incha porco, iam ganhar tudo, ia ser campeonato, taças, ia ser bailando, mas no fim, azarete, ganharam bola!, bola!

    Entretanto subiram o ordenado ao jasus, ahah!! Agora ganha 6 milhões, ahah! Deve ter sido pela brilhante carreira que fez na champions!!


    Bailando!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também recebes subsídio por parte do estado não é corrupto?

      Eliminar
    2. Ca pra mim é mais outro desdentado que passa o dia a beber vinho de pacote a porta da barraca lá da Musgueira! Enfim, mais um Lampiolho a receber do desemprego!

      Eliminar
  2. Percebes que fizeste um grande trabalho com esta postagem, quando um qualquer atrasado anónimo contribui para a discussão com ofensas. Se não tocasse em feridas eles não reagiam tanto...
    Continuação de bom trabalho.
    p.s. - é impressão minha ou os lampiões falam mais no Jesus que no homónimo da águia?
    SL
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar
  3. Eu nem li o post, ó basco!

    Só vim aqui meter nojo ao autor do blog, o tal que gosta que fazer posts falsos no facebook para criar violência!
    Quanto ao post, não faço ideia do que está escrito, nem quero saber!


    Anónimo? Está assinado, é tão verdadeiro como alguém que se chama basco, o leão! Ahah!

    ResponderEliminar
  4. É o meu troll de estimação. Não me larga a pixa. ^^



    Obrigado pelo(s) comentário(s), Basco! SL

    ResponderEliminar
  5. Ah ok... não sabia que era amor!
    O babalu será a luciana abreu? "nossa, que biolência..."
    SL
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar
  6. Os Abrantes Mendes ou os Trigo Mira ou outros quaisquer são sportinguistas como todos os outros. E a sua opinião vale o que vale ou seja o mesmo que outro sportinguista qualquer. O tempo dos ilustres e notáveis no Sporting já acabou há uns anos. Ilustres só os sócios com as quotas em dia, e que tudo fazem anonimamente para o crescimento e engrandecimento do Sporting Clube de Portugal! SL

    ResponderEliminar
  7. Caro Captomente, sigo o seu blog e a luta que o Sporting e BdC têm colocado ao rival encarnado. Não tenho nada contra a estratégia da opção que BdC tomou relativamente à comunicação mas este seu post é exactamente a constatação da percepção que passa para o público em geral. Uma coisa é o caso dos sportinguistas que acompanham os jogos de bastidores e a propaganda encarnada. Para nós a luta de BdC e do SCP é válida e tem provocado mossa, independentemente de ser a melhor opção em termos de comunicação. O público geral visualiza um LFV calmo, a apelar à paz, a fazer frases de "paz podre" com a máquina da propaganda encarnada, por trás, os jornaleiros e os comentadores a tentar desacreditar BdC e os restantes elementos do Sporting, no fundo a fazer o trabalho sujo. No nosso caso BdC faz o trabalho todo e talvez passe a imagem para os moderados que é "louco" e "conflituoso". Dado a sanidade que tem trazido à estrutura do SCP, BdC talvez não se possa dar ao luxo de se tornar um alvo a abater pelos rivais e "sportinguistas moderados". SL

    ResponderEliminar
  8. @fmcramos

    É isso mesmo. Escrevi o post precisamente para evidenciar que a percepção que existe fora do espectro leonino da luta de BdC e JJ, ainda que existam, como afirmei, vários Sportinguistas "normais" que não consigam reconhecer tais méritos. É isso que me preocupa, como conseguir fazer passar a mensagem para o outro lado da barricada.

    É que o facto de os Sportinguistas "normais" não aderirem à (nossa) luta não é algo assim tão despiciendo pois, normalmente, são esses mesmos Sportinguistas que ocupam lugares importantes à "causa". É necessário que os poucos Sportinguistas que ainda restam em lugares de decisão (juízes, jornalistas, polícias, empresários, etc), tomem coragem e passem, definitivamente, para o nosso lado da trincheira. A sua última frase é chave, pois é aí que acho que o Sporting e BdC têm de dar o próximo passo da luta, proteger-se mais (mas mantendo o rumo, isto é, em frente) e conseguir convencer os Sportinguistas "normais" (e poderosos) a aderir à causa Sportinguista. É que eles têm de se convencer que o Sporting mudou e a causa não é Brunista ou "Jesuíta", é mesmo uma causa leonina, do Sporting.

    Obrigado pelo comentário, SL.

    ResponderEliminar
  9. Não quero ser profeta mas acho que é mais fácil e rápido BdC adoptar outro estilo e arranjar outra figura que continue a bater bolas com a máquina da propaganda dos rivais do que tentar mudar a perspectiva de muitos Sportinguistas influentes para o mesmo estado de espírito de BdC. Digo isto porque esta guerrilha nos media e na internet não faz parte do nosso passado recente e esses Sportinguistas influentes não estão familiarizados (e quem sabe até duvidam) com as tácticas dos rivais para se superiorizarem e reduzirem a concorrência, incluindo o SCP. Sei que é preocupante termos este tipo de discurso quando nos deviamos focar no futebol mas enfim são as circunstâncias em que vivemos. Este ano a estratégia de BdC resultou mas o risco é de que alguns Sportinguistas ganharem mais anti corpos ao estilo do nosso presidente, e isso neste momento é o maior risco de todos. Esperemos que qualquer que seja a estratégia, que seja a acertada. SL

    ResponderEliminar
  10. Foda-se que desilusão..


    Este Carlos Xavier :
    http://www.sabado.pt/ultima_hora/detalhe/carlos_xavier_o_futebol_desiludiu_me.html

    Até vou buscar fonte fora do universo SCP, só para não ser apelidado de faccioso :
    http://www.reflexaoportista.pt/2015/12/carlos-xavier-recorda-o-estorilgate.html?m=1

    Este Carlos Xavier, que provou na pele ?!
    Foda-se, que desilusão.
    E o RAP, do erro histórico, já parou de lamber o escroto ao Vitória ?!
    Este RAP tri ladrão...
    Como é possível gente inteligente, de responsabilidades, fora do futebol ser tão mete nojo?!!
    O Luís fra(n)co Bastos outro...
    Foda-se, ó Vieira tens que chegue para dar comer a todos?!
    Ou as palas são condição inerente ao desporto?!

    Oficial, já não há benfiquistas.
    So lampioes.
    E SCPguistas de bons costumes vão se encher de moscas...
    Foda-se, consta que o Vieira, o santo, precisa de sócios

    ResponderEliminar