Ao lado do estádio, encontram-se alguns campos relvados que são utilizados por algumas equipas e ligas locais de futebol de formação do "nosso" futebol, o "soccer". Um ano após a inauguração do estádio, os tipos dos 49ers aperceberam-se que não têm espaço de estacionamento suficiente para acolher todos os espectadores VIP que vêm assistir aos seus jogos e decidiram (tentar) comprar os tais campos relvados de "soccer" ao lado estádio, à revelia dos clubes e ligas que lá jogam e treinam há anos, indo directamente aos donos dos terrenos: a Câmara de Santa Clara.
Parecia estar tudo já alinhavado: uma reunião à porta fechada entre membros da Câmara e a sua presidente, uma proposta de 15 milhões de dólares por 30 anos de utilização dos tais terrenos e com a promessa dos 49ers e Câmara de Santa Clara de disponibilizarem outros campos relvados, noutra parte da cidade. Só faltava assinar o contrato.
Entretanto, os utilizadores dos campos relvados souberam da infame proposta e resolveram combatê-la, mobilizando os pais e as próprias crianças, habituais utilizadoras dos campos. E nisto, os americanos são do caraças. Fizeram cartazes, falaram com os media, e conseguiram fazer com que a tal reunião fosse à porta aberta e invadiram, positivamente, a assembleia da Câmara de Santa Clara. Não conseguiram impedir totalmente a venda dos terrenos mas conseguiram, pelo menos, que a Câmara reavalie a oferta dos 49ers (fala-se que os terrenos podem valer uns 75 milhões de dólares, dependendo da sua futura utilização) e que tenham mais tempo para decidir o que fazer.
Enquanto pesquisava por mais notícias para poder para terminar o post, encontro esta que diz que, aparentemente, os 49ers aperceberam-se da borrada que fizeram ("They realized that their proposal has absolutely no public support.") e irão retirar a proposta. Pelo menos, para já. O "soccer" ganhou ao futebol americano.
São nossos primos (muito) afastados! Distantes mas orgulhosamente com o mesmo sangue verde e branco :) |
O clube que mais utiliza os campos relvados ao lado do estádio Levi's, com as suas várias equipas de formação, masculinos e femininos, e que mobilizou pais, filhos e filhas para lutar contra os San Francisco 49ers, chama-se Santa Clara Sporting Clube e é a 152ª filial do Sporting Clube de Portugal.
"Hello, chefe? São do Sporting e são muitos!" |
links:
http://www.standupforsantaclara.com/
http://www.sfchronicle.com/bayarea/matier-ross/article/49ers-no-match-for-Santa-Clara-Youth-Soccer-League-6223247.php
http://abc7news.com/sports/soccer-kids-parents-furious-49ers-want-their-fields-for-parking/675785/
http://usatodayhss.com/2015/49ers-attempting-to-buy-adjacent-land-out-from-under-santa-clara-youth-soccer-league
http://www.mercurynews.com/breaking-news/ci_28007282/councilwoman-49ers-calling-time-out-15-million-parking
Que história deliciosa. Nota-se que são família! :) Um abraço.
ResponderEliminarVer aqueles putos (e graúdos) todos com a camisola listada verde e branca mexe com qualquer sportinguista! :)
ResponderEliminarAbraço.
Que delícia!
ResponderEliminarEspalhem isto por todo o lado, por favor, porque é uma história notável. O Sporting é universal!!!
ResponderEliminarA nossa luta é global. E curiosamente, os 49ers equipam de... vermelho!
ResponderEliminarOrgulho em ver as nossas camisolas nos states tão bem representadas!
ResponderEliminarLindo!
ResponderEliminar