24 de julho de 2014

Parabéns... Sport Lisboa e Benfica?

104 anos, neste mesmo dia 24 de julho, o Sport Lisboa e Benfica comemorava, efusivamente, o seu 4º aniversário. Para quem não é bom a matemática, digo de outra forma: no dia 24 de julho de 1910, o Sport Lisboa e Benfica organizou uma festa para celebrar o seu 4º aniversário. O quarto aniversário! Em 1910.

Ou seja, 1910 - 4 = 1906.


Em 1910, os benfiquistas assumiam como data de fundação do seu clube, Sport Lisboa e Benfica, o dia 26 de julho de 1906 (a festa de aniversário de 1910 foi no dia 24, porque esse dia calhava a um domingo), a data em que surgiu o Grupo Sport Benfica, um dois clubes que se fundiram no actual Sport Lisboa e Benfica (o outro foi o Sport Lisboa, cuja data de fundação, esse sim, remonta a 1904), e, muito provavelmente, o mais importante dos dois, ou, pelo menos, com "mais peso" - institucional (o primeiro presidente do Sport Lisboa e Benfica foi, o já então presidente do Grupo Sport Benfica, João José Pires, tal como o presidente da Assembleia Geral, Mascarenhas de Melo), monetário (foi o "novo" presidente do Sport Lisboa e Benfica que teve de suportar as dívidas vindas do Sport Lisboa) e infraestrutural (o Grupo Sport Benfica possuía campo próprio, sede própria com "sala de bilhar e decente mobiliário") - na vida do novo clube. O Sport Lisboa não tinha campo, sede e forneceu apenas alguns jogadores.


Seja como for, de uma coisa tenho a certeza: O Sport Lisboa e Benfica comemorava o seu 4º aniversário em 1910, tal como já foi mostrado aqui anteriormente. Creio que, com esta "nova" prova, uma reportagem fotográfica da festa de aniversário publicada no jornal "Tiro e Sport", número 450 e publicada no dia 15 de agosto de 1910, já não haja mais dúvidas de que... há muitas dúvidas em relação à real data de fundação do actual Sport Lisboa e Benfica!


Primeira página do "Tiro e Sport" #450, de 15 de Agosto de 1910

Página 18 do "Tiro e Sport" #450, de 15 de Agosto de 1910



Jornal completo:





Há mais detalhes e pormenores muito curiosos espalhados em livros sobre a história do futebol português e em jornais da época que ajudam a explicar o que esteve por trás desta "fusão" entre o depauperado Sport Lisboa de Cosme Damião e o novo-rico Grupo Sport Benfica. Um dia destes escreverei aqui a conclusão a que cheguei mas a imagem abaixo ajuda a perceber alguns dos sentimentos que invadiram Cosme Damião aquando da decisão de fundir os dois clubes, pouco tempo depois de lhe ter sido negada a possibilidade de jogar no Sporti... Ooops!



Núcleo do Sporting de Azeitão vandalizado esta semana, após a conquista da Taça de Honra do Sporting sobre o Benfica.





P.S. Mas se alguém estiver muito interessado, é ler as páginas 66 e 67 da "História do Futebol em Lisboa - de 1888 aos grandes estádios", de Marina Tavares Dias. :P


P.P.S. Se alguém duvidar da veracidade do conteúdo do post, é ir ao site oficial da Hemeroteca Municipal de Lisboa e ver pelos seus próprios olhos o jornal original.



11 comentários:

GreenMan disse...

Acho muito interessante a referência a pneus na primeira página da edição desse jornal.

Captomente disse...

@GreenMan eheh Nem tinha pensado nisso! Muito bom. Só falta um anúncio a comprimidos de cocaína para a dor de dentes... http://i.telegraph.co.uk/multimedia/archive/02328/cocaine-tooth-drop_2328302k.jpg :)

@Ricardo Não levo a sério quem leva sério a Taça da Liga. :(

Vitto Vendetta disse...

Pois

Dr. Gonzo disse...

eu sei que diz "grupo sport lisboa"
mas também só falta riscar o "grupo" e acrescentar " benfica"

http://img337.imageshack.us/img337/3238/actagrupowz1.jpg

Captomente disse...

@Dr. Gonzo Sim, é a famosa acta assinada pelos fundadores do clube de futebol Grupo Sport Lisboa, de Belém, em 1904, e depois? Leste o post, ao menos? Foda-se... lol.

Lou disse...

O problema é mesmo a palavra "ler".
A maioria deles não save de facto. Repetem ate á exaustão o que os lideres vomitam.
"Foi o ultimo ano em que precisamos de vender jogadores" - 2013 (ou sera 2015)?

GreenMan disse...

Isso é uma acta? Parece mais um guardanapo...

Unknown disse...

Capto,

A história ninguém a pode mudar. Podemos é mudar a forma como a contamos.

Os factos são simples.

Em 1904 Nasce o Sport Lisboa.
Em 1906 nasce o Grupo Sport Benfica.
Em 1908 os 2 clube se unem e formam o Sport Lisboa e Benfica.

Acho que até aqui estamos os 2 de acordo.

Nos primeiros anos, o recém criado Sport Lisboa e Benfica comemorava o seu aniversário com base na data do Grupo Sport Benfica, repara que nunca o comemorou na data da fusão, ou lá o nome que lhe davam naquela altura. Acho que até aqui também estamos de acordo. Aliás, escreves isso mesmo no post.

Qual o motivo que levou a que, na altura com 3 datas disponíveis, a escolha tenha recaído sobra a data do Grupo Sport Benfica? Eu não sei, nem sou estudioso, mas tendo em atenção que o Sport Lisboa é que tinha dificuldades financeiras, acredito que foram os motivos financeiros que o levaram a ser assim, mas sinceramente não sei.

Anos mais tarde, o Benfica decidiu, que a data a comemorar seria 1904, uma vez que foi dali que vieram os valores do Benfica (não os do Vieira), bem como o futebol, as cores, os homens.

Conclusão, uma vez que, desde o inicio, a data de fusão nunca foi utilizada como data comemorativa, parte-se do principio, que escolher entre 1904 e 1906 é algo que diz respeito e da inteira responsabilidade do Benfica, e aquilo que entendem os Benfiquistas, ser o que cada um daqueles 2 grupos do passado, representam actualmente (esquece o Vieira) no Benfica que todos queremos, são os valores daqueles 24 rapazes, e das cores que trouxeram consigo, e que são a imagem de marca do actual Benfica.

Mas claro, preferes ver o Ciclismo como essa principal imagem do meu Benfica. :P

Podes mudar tudo, mas a história não mudas. A história do Benfica actual são aquelas 3 datas, a forma como escolhemos a importância que tem para nós, é da nossa responsabilidade, e só a nós diz respeito.

Um grande abraço.

Captomente disse...

Depois eu é que escrevo muito...

Que posso eu dizer? Já disse tudo no post. Em 1910, os benfiquistas comemoravam o seu 4º aniversário e não o 6º.

Vocês é que mudaram a história, lol.

Abraço

Unknown disse...

Nós não mudamos a história. As datas serão sempre aquelas. Mudamos a forma como olhamos para as datas. E eu acho que faz mais sentido assim. Quer queiramos quer não, o clube, apesar do ecletismo, é o que é pelo futebol, e o futebol vem de 1904, não da roda a bicicleta de 1906.

O curioso, é que antes, voc~es defendiam que a data deveria ser 1908, pois era a tal "fusão" que deveria contar. Agora encontram um jornal da época, que refere 1906, e já ignoram a data da tal "fusão". E aqui, até compreendia a picardia, apesar de esta folha de jornal, provar que era sem razão. Mas dizer que é 1906 em detrimento de 1904 é que não compreendo a diferença. :P

Liondamaia disse...

Resumindo e concluindo, "a criança" foi registada 4 anos depois de ter nascido, é isso?.
(A sério que não estou a trazer aqui associações com casos... humanos. Mas lá que é um precedente, é).
E outra coisa, que já alguém escreveu acima: esse jornal e um anúncio, aquilo era premonitório- apesar de ainda não haver a Maya, nem o Rui Gomes da Silva.