24 de setembro de 2014

A importância das leoas

Das poucas coisas boas que retenho do tempo do José Eduardo Bettencourt é um punhado de frases dele, aquando de uma cerimónia qualquer, relativas ao papel das mulheres sportinguistas e quão importante são elas no presente e futuro do Sporting. Dizia ele:




"O líder do clube “verde-e-branco” deixou ainda um apelo às mulheres sportinguistas. Sublinhando o seu «papel decisivo na orientação da vida das crianças», Bettencourt disse que «quando alguma sportinguista tiver a infelicidade de casar com um benfiquista, tem o dever de fazer com que o filho continue a ser sportinguista».

«Este trabalho de sapa nas famílias é fundamental», sublinhou." in A Bola."





Apesar de o dom da eloquência não ter abençoado JEB, percebi bem o que ele quis dizer. Há anos que o penso. Há muitas mulheres sportinguistas, muitas mesmo, talvez mais do que homens, pelo menos percentualmente em relação a lampiãs/tripeiras. É um bem nosso que temos de saber preservar e fazer prosperar. Sinceramente, até creio que se pode fazer muito mais (por exemplo, cadê o futebol feminino no Sporting?) mas esse é outro assunto.

O que quero realçar são estes dois exemplos práticos do quão importante é não menosprezar a importância das mulheres no futebol em geral e no Sporting em particular. A importância das leoas:




D. Dolores Aveiro, mãe do Cristiano Ronaldo.





D. Lídia Costa, mãe do João Mário e do Wilson Eduardo




4 comentários:

Anónimo disse...

Captomente, este recorte da D. Lídia Costa vem em que jornal?

Captomente disse...

@Anónimo Jornal "A Bola", do dia 23/09/2014. Posso disponibilizar o .pdf, se for necessário. :P

SL

Anónimo disse...

Não! É só pq a letra me parecia a font d'O Nojo e estranhei. o que quer só dizer q não tenho comprado os desportivos, mas ninguém me pode censurar por isso :D

sl

Captomente disse...

Ahh! E sim, ninguém te censurará por não comprares jornais desportivos! Eu também não os compro, apesar de (ainda) os ler regularmente. :P

SL