20 de novembro de 2014

Derechos de televisión

No último post, coloquei as duas frases que considerei mais interessantes de Bruno de Carvalho na já infame entrevista na Sporting TV, diante dos diretores dos 3 jornais desportivos portugueses. Eram frases relativas a Duque, Liga, Benfica, Porto e direitos desportivos. Fiquei, como todos, à nora.

Mas hoje, ao ler alguns jornais espanhóis, a coisa já se começa mais a compor...

A Liga espanhola e a Liga portuguesa são as únicas dos grandes campeonatos europeus de futebol que (ainda) não têm os direitos de transmissão televisiva centralizados mas parece que isso vai terminar em breve. Tanto lá como cá. Ontem houve uma reunião em Vigo que envolveu os presidentes (quase) todos dos clubes da 1ª e 2ª divisão espanholas, presidente da Liga, governo e parece que só faltou o presidente da Federação, pois tem um conflito qualquer com alguém. lol.

E o que decidiram? Basicamente, 50% das receitas televisivas (que aumentarão devido a uma mudança de horários dos jogos, para as 14h e 15h, de modo a alcançar os mercados asiáticos) serão divididos equitativamente entre todos os clubes, 25% serão divididos tendo em conta os resultados desportivos dos últimos anos (cinco, creio) e os restantes 25% tendo em consideração "audiências e implantação social". Ora, estes últimos 25%+25% já se está a ver para onde vão parar: Real Madrid e Barcelona (Atlético receberá mais um pouquinho devido ao título da época passada).


"Precisamente sobre el reparto de los derechos de televisión se ha referido Javier Tebas, presidente de la Liga de Fútbol Profesional (LFP) tras la asamblea extraordinaria celebrada en Vigo donde jugó su partido la selección española. “La idea es que un 50% sea lineal y se reparta a partes iguales entre los clubes, un 25% por resultados deportivos históricos y de la última temporada y otro 25% por implantación social o generación de recursos de los derechos audiovisuales”. Asimismo añadió que “esos son los grandes criterios que se van a tener” y aseguró que “llevo desde 2003 hablando de un reparto más equitativo, siempre con el mismo discurso, y hacia lo que vamos es a un modelo inglés. Es un acuerdo casi unánime de los clubes y el secretario de Estado nos ha anticipado los criterios”."

http://www.gipuzkoasport.com/2014/11/el-decreto-que-regula-un-reparto-mas-equitativo-de-los-ingresos-de-television-cerca-de-aprobarse/


Ora, e por cá? P'ra mim, 'tá na cara o que vai acontecer: vamos seguir o modelo espanhol. E lendo agora as tais frases de BdC e depois de ler estas notícias da Liga espanhola, creio que é mesmo isso que Duque e C.ia vão tentar implementar na Liga portuguesa.

Agora, há um problema: se quanto aos primeiros 25% não há grandes dúvidas a quem vão calhar (Benfica e Porto), já quanto aos outros... vale a pena lembrar aqui as dúvidas de BdC:

"Quais vão ser os critérios? Será possível, que na cabeça de dois clubes, o critério seja um critério do género “de região e o clube mais representativo da região”? Será?.. E para isso qual é o clube que incomoda? Se calhar é o Sporting."


Se Benfica tem "resultados desportivos" e "audiências e implantação social", já o Porto tem "resultados desportivos" (por enquanto...) mas terá mais "audiências e implantação social" do que o Sporting, o clube que mais adeptos levou a jogos fora durante a época anterior, por exemplo? Quanto às audiências, lembro-me de ter lido algures (blog? fórum? site?) e há algum tempo, um colaborador de então da Sporttv, divulgar, não-oficialmente, que p'raí perto de metade dos assinantes do canal de então seriam Sportinguistas. Seria aceitável, então que o canal, ou canais, vencedor do concurso da transmissão televisiva dos jogos da Liga oferecesse mais dinheiro pelas partidas do Porto do que das do Sporting?

E isto leva à outra questão: quem transmitirá os jogos da "nova" Liga? Sporttv (BTV deixa o premium e passa a Benfica TV)? BTV (A mudança camaleónica de nome, editorial, programação, design, etc, indica uma concorrência clara à Sporttv)? Ou... Sporttv e BTV, "juntas"?

Divisão. Ou melhor, a terceira hipótese. É o que acho que vai acontecer.

Imaginemos que a decisão final da Liga relacionado com os direitos de transmissão das Ligas profissionais será então a tal centralização e que os concorrentes aos jogos serão Sporttv e BTV e que os jogos seriam vendidos mais ou menos assim: BTV ficaria com os jogos do Benfica em casa, metade dos do Porto fora e todos os jogos do Sporting fora; Sporttv ficaria com os jogos do Porto em casa, metade dos do Porto fora, todos do Benfica fora e todos do Sporting em casa. (Os jogos das outras equipas seriam divididos entre ambos os canais). Os jogos da 2ª Liga seriam distribuídos mais ou menos da mesma maneira.


Hoje em dia, um adepto do Benfica que queira ver os jogos todos do clube tem de pagar uns 35/40 euros em duas subscrições (Sportt e BTV). Insustentável para o adepto de "bolsa média", a médio e longo prazo, digo eu. Os do Sporting estão mais "desafogados" pois a maioria não subscreve a BTV. Nem os do Porto.

Imaginemos agora que a BTV garante os direitos de transmissão de mais uma grande Liga (francesa, alemã ou italiana), jogos da Liga Europa, NBA e mais uma outra modalidade nacional (andebol, basquetebol, etc), ao ponto de necessitar de uma BTV2. E a Sporttv, perdendo tais conteúdos, manteria ainda Liga espanhola, outra grande europeia, brasileira, F1, rugby, mas teria necessariamente de reduzir os seus canais para 3 ou 4, devido à redução de conteúdos.

Conclusão óbvia? Redução de preço na Sporttv e aumento da BTV. Portanto, 15 euros para a BTV e 15 euros para a Sporttv e aumento do espectro de subscritores (Mais Sportinguistas e Portistas rumo à BTV e mais Benfiquistas rumo à Sporttv).

Não sei, mas já vi coisas mais estranhas acontecerem no futebol português.


Quanto ao Sporting, que fazer perante esta divisão do "bolo" e ficar sem fatia na hora de comer? Ou aceita, pragmaticamente, o dinheiro que lhe calhar ou, perante esta facada na honra Sportinguista de poder ver os seus jogos serem transmitidos na BTV, sai da mesa e não aceita vender os seus jogos. O Panathinaikos, aparentemente, fez isso há dias mas não sei mais pormenores nem consequências.

Sem dinheiro mas com honra ou..?



5 comentários:

Mestre de Cerimónias disse...

Não pondo de parte a hipótese que sugeres (os bastidores do futebol português são pródigos em surpresas), estou mais inclinado para outra explicação.

Não me parece que a Olivedesportos esteja disposta a essa partilha com a Benfica TV, porque não tem nada a ganhar com isso.

Na minha opinião, se a Olivedesportos aceitasse negociar direitos centralizados (com muitos contratos de longa duração em vigor), para ceder parte deles à Benfica TV e ainda ver o seu preço de subscrição reduzido, estaria a cavar a sua própria sepultura.

Eu penso que Vieira, agora que sabe que a Benfica TV nunca compensará financeiramente a proposta que a SportTV fez, estará de facto a apostar na centralização para aumentar a fatia do Benfica. Se isso acontecer, pode acabar com a Benfica TV sem perder a face, alegando que as contrapartidas financeiras, com a centralização, serão bastante superiores.

Estou no entanto muito preocupado com a posição do Sporting no meio disto tudo. Não nos devíamos excluir das negociações deste dossier, porque estamos a falar da maior fonte de receitas que temos.

Há no entanto algo que acho estranho: penso que a SportTV neste momento já dá prejuízo (e já dava antes de a Benfica TV ter passado a transmitir os jogos do Benfica). Onde vão arranjar disponibilidade para pagar mais aos clubes?

Captomente disse...

Viva, Mestre! Obrigado pelo comentário!

Epah, confesso que não pensei muito no assunto, li as notícias sobre a centralização dos jogos da Liga espanhola e associei às palavras de BdC, pois parece-me que Duque e esta Liga está a preparar algo do tipo, isto é, "dividir" o bolo em dois, deixando o Sporting de fora. Como exactamente, é que não sabemos...

A hipótese em que acredito mais é mesmo a que mantém Sporttv e BTV "no ar", porque não consigo conceber que LFV, depois de ter conseguido levantar voo com a BTV e estar prestes a entrar em velocidade de cruzeiro (ainda que não atingindo os tais valores que ganharia se tivesse aceitado a oferta da Sporttv) decida, de repente, fazer marcha-atrás e arrumar o avião no hangar. Seria uma manobra muito difícil de explicar aos benfiquistas...

Quanto à Sporttv, sim, dá prejuízo (a propósito, há esta notícia desta noite do CEO da NOS a lamentar precisamente isso: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=746510) e só vejo duas formas de alcançar mais receitas e espetadores: a primeira, é internacionalmente (não faço ideia se o mercado internacional, nomeadamente dos emigrantes, está preenchido ou não) e a outra é receber de volta aqueles espetadores benfiquistas que deixaram de o ser nestes últimos dois anos, bastando para isso uma amenização do discurso institucional por parte do Benfica contra a Sporttv e a "garantia" dada pela Liga de que a Sporttv não terá tratamento especial em relação à BTV.

Outra hipótese que me lembrei agora era a criação de um novo canal, co-propriedade de Benfica e Porto mas controlado por uns testas-de-ferro quaisquer, de preferência estrangeiros, de modo a obter a simpatia e concordância de todos aquando do concurso dos direitos de transmissão efetuado pela Liga. Isto implicaria, obviamente, a reformulação/fecho da Sporttv e da BTV premium (voltando esta ao estatuto de mero canal de clube, tal como a Sporting TV é de momento).



Enfim, qualquer que seja a fórmula encontrada, temos a certeza de uma coisa: o Sporting nunca será tido nem achado na discussão e, obviamente, sairá sempre prejudicado. O que é uma pena, realmente, mas duvido que, mesmo se sentasse à mesa de Duque e C.ia, o resultado fosse muito diferente... a não ser - the plot thickens! - que o processo do Sporting a Duque por má-gestão fosse apenas fogo de artifício, de modo a enganar os nossos rivais e levando-os a escolherem-no como presidente da Liga, pensando que iriam prejudicar o Sporting mas na verdade estariam apenas a colocar um cavalo de Tróia leonino no seio do poder, tal como Porto e Pinto da Costa fizeram com Fernando Gomes aquando da eleição deste! eheheeh

SL

Mestre de Cerimónias disse...

Isso seria mesmo um grande plot twist! :)

RO disse...

Esse cenário era engraçado, mas não acredito nele,porque o Duque não presta para nada, é daqueles gajos que é do nosso clube, mas nem sabe quando a equipa principal de futebol joga. Quem o conhece sabe que gosta muito de dinheiro, portanto coloca facilmente os seus interesses pessoais á frente dos do clube a que diz pertencer.
Por outro lado as palavras do nosso Presidente, que tu colocaste e bem no post anterior, demonstram que o homem não anda a dormir. Vamos vêr o que isto vai dar, no entanto,uma certeza tenho, tal como não compro jornais desportivos, era incapaz de subscrever a Sport tv. Um abraço

RP disse...

RP