26 de março de 2015

Musta, o sunita





Vou falar sobre o que se passa hoje em dia nas claques do Sporting.

Não conheço ninguém das claques. Não vivo em Lisboa, vou poucas vezes a Alvalade e só quando era puto é que ia para perto das claques. Ok, conheço o Musta e o Samico mas isso é porque eles têm páginas no Facebook. Mas é só isso que conheço, não sei mais nada além do que é público.

O que é público é que durante anos tivemos as três maiores claques do Sporting separadas no estádio do Sporting, física e idealmente. Um absurdo. Também é público que a "antiga" Juve Leo era maioritariamente constituída por tipos brancos, classe média e com uma minoria que trazia para dentro da claque elementos fascistas, xenófobos e de extrema direita. Esses tipos, entretanto, cresceram, casaram, criam família e, certamente, deixaram de ter tanto tempo para andar à porrada nos estádio. Os seus lugares foram tomados por putos que se habituaram desde cedo a ter amigos e colegas pretos, seja na escola ou na rua. O racismo já não é tão mainstream como era há uns anos.


Não sei se artificialmente ou se naturalmente, o que é certo é que foi um tipo mulato, Musta, que subiu até ao posto de presidente da maior claque do Sporting. E foi com ele no poder que, há dois anos, se chegou finalmente a um acordo, juntamente com as outras duas claques e a direção do Sporting, para colocar todas elas juntas na mesma bancada. Inédito. Isto é o que eu sei.


Certamente que a maioria dos espetadores na Curva Sul não são pretos nem mulatos, são brancos. Mas é Musta quem os lidera e tem liderado nestes últimos anos a protagonizar cenas absolutamente brutais. Quem não se esquece da maior trasferta de sempre em Portugal a um estádio adversário?



A primeira imagem que apareceu depois de pesquisar por "Saddam Hussein Sporting"



Saddam Hussein era um ditador, disso ninguém tem dúvidas. Também não temos dúvidas que desde que os Estados Unidos o tiraram do poder, que o Iraque se desintegrou completamente. O Estado Islâmico do Iraque e do Levante, vulgo ISIS, aquele grupo que tem uma série na net chamada "Decapitação para Totós", é um filho bastardo da guerra "pela democracia" que os Estados Unidos implantaram à força no Médio Oriente. E essa nova "democracia" deixou ainda mais descendentes bastardos: o Egito do semi-ditador Mubarak é dominado agora pelos ditadorezinhos da Irmandade Muçulmana e a Líbia do Kadadi é hoje um país a saque e por aí fora.

Saddam era sunita (uma ala do Islamismo), uma minoria no Iraque, e manteve-se no poder durante décadas num país de maioria xiita (outra ala do Islamismo) e curda (descendentes da área do Curdistão, norte do Iraque).

Musta é um sunita a liderar um claque de xiitas e curdos.

E, tendo em conta o que se passou desde a sua prisão, desde desacatos junto do estádio de Alvalade até ao "comunicado" por ele escrito ontem à noite, é óbvio que está a acontecer, neste preciso momento, uma luta "pela democracia" no seio da Juve Leo e com intervenção dos "Estados Unidos" (leia-se, "um Candidato para as eleições do Sporting").

Sim, já li e ouvi coisas negativas sobre a direção de Musta, desde tráfico de droga, dinheiro para o bolso e até promiscuidade com elementos "vermelhos." Exactamente o mesmo que se ouvia quando era Fernando Mendes o líder da claque, com a excepção de a promiscuidade ser com azuis em vez de vermelhos.

Ninguém é inocente nestas histórias de claques mas acho que mais vale um pequeno ditador a mandar em muitos do que muitos ditadores a mandar em poucos.




4 comentários:

Verde mais verde não há! disse...

E quem é esse candidato às eleições?

Lourenço disse...

Boas,
Exercício interessante.

Parte de uma premissa que eu não aceito, que é a do mal menor.
Neste assunto sou muito radical.

Exige-se uma intervenção governo, legislativa.
Alias, é incompreensível, como após desacatos, roubos, destrui, saltos, facadas, verylights, mortos Não se faça uma investigação e intervenção de fundo.
Aumenta-se o policiamento em vez de medidas de fundo, ridículo...

Não aceito trade offs destes.

Onde escrever claques, leia-se claques como elas são.

‎Apesar do que vou dizer em seguida, cresci longe de Alvalade a admirar o trabalho da juve, cheguei a querer juntar me ao núcleo da juve da minha terra. Entretanto, cresci. Abri os olhos.

Para limpar o futebol, temos de limpar todas as claques, até acabar com elas INCLUINDO As NOSSAs, se for o único caminho.

É esse o caminho que é preciso coragem. 
Arriscar e aceitar "perder " o que é nosso por um um bem maior.


Nas propostas apresentadas para melhorar o futebol deveria estar la:
Acabar com as claques, pelo menos como elas são. 

As claques deviam ser meninos com coro, literalmente ! E não gangs.

Dizem que sem claques Alvalade era um silêncio. Morto... como sabemos?
Sei que num treino aberto, sem os principais craques, a uma sexta feira, estiveram 4000 SCPguistas em Alvalade !!!

Como sabemos se o estádio cheio de famílias, cheio de miúdos 12-16 anos nas centrais com bilhetes mais baratos não era uma festa ?!?

E, eu pessoalmente, não troco a sensação de segurança por uma claque barulhenta.
Em momento nenhum!

Podem argumentar, há bandidos nas claques mas são só 5%... quero lá saber, se há 5% de bandidos devia haver 0. Se a claque serve para proteger, esconder, dar espaço a esses 5%, devia acabar.
Se ainda aceito que argumentem com um "temos de ser fortes contra os outros..". mas uma claque que ataca \ rouba os do próprio clube?!?!
E não interessa se acontece só de vez em quando, acontece !

Quero lá saber se apoiam, se fazem barulho. 
Quero é saber que quero levar o filho duma amiga minha ao estádio e penso várias vezes por causa do ambiente. E esse ambiente deve-se às claques, nossas e dos outros... e isso é inadmissível. 

Nada desculpa uma claque estar acima da liberdade de assistência e convívio salutar.

Acho piada ao saudosismo de assistir jogos com adeptos todos misturados e depois defender (ESTAS) claques...
 É IMPOSSÍVEL com estas claques.

Sou radical, simples , TODAS AS CLAQUES deviam acabar em Portugal. 
Quando me argumentam que só se entra em alguns estádios com a claque digo, TODAS AS CLAQUES deviam acabar. 
Quando leio claque atacou loja ou estação de serviço, TODAS AS CLASSES deviam acabar.

Nenhum valor está acima da liberdade e segurança. 




Lourenço disse...

Ah, em momento algum me satisfaz saber que as nossas claques são das melhorizinhas as menos más. Mas agrada me saber isso

Lourenço disse...

Aceito perfeitamente que haja bandidos nas claques, como os há em todos os trabalhos. Extratos sociais etc.
Não tenho nada a ver com o que as pessoas fazem fora do SCP.
Não podem é ser bandidos enquanto membros da claque, enquanto membro de uma organização associada ao SCP.
Não podem é usar a claque como covil.
Não podem é associar o meu clube a violência, roubos e destruição.