16 de maio de 2015

A "verdade"

cenas de filmes que ficam na memória de um gajo sem se saber bem porquê e, às vezes - ou na maior parte das vezes - são cenas banais. A cena que mais me recordo do filme de 2007 do David Fincher, Zodiac, é aquela em que que estão uns detectives a ver na televisão uma notícia sobre como um homicídio não resolvido de há anos poderia ser o trabalho do serial killer que atormentou São Francisco no início dos anos 70. O detective Dave Toshi vira-se para o colega Bill Armstrong e pergunta "Mas como sabemos que esta pista é verdadeira?" e Bill responde "É verdadeira e muito. Sabes como é que sei? Porque vi na televisão." Aquela frase nunca mais me saiu da cabeça.







O que é "verdadeiro" para o comum sportinguista no dia de hoje? Marco Silva vai sair do Sporting porque entrou em conflito com Bruno de Carvalho. Por mais que BdC (nos) diga que apenas se deve acreditar naquilo que lemos e ouvimos no site, jornal e canal do Sporting, a "verdade" é que BdC é uma pessoa irascível, conflituosa, prepotente, orgulhosa e que desde dezembro que não contacta, excepto nos dias de jogos, com Marco Silva, o melhor treinador do Sporting desde Paulo Bento, uma pessoa calma, afável, simpática e cujos jogadores seriam capazes de se mandar para o fundo de um poço, caso MS assim o ordenasse. Esta é a "verdade" que ditam jornais e televisões e em que larga parte dos sportinguistas acredita , por muito que custe a BdC e por muitos diretores de informação que contrate.


Houve um momento em que surgiu outra "verdade" e que, precisamente devido ao facto de a termos visto na tv, tomá-mo-la como "verdadeira". Pelo menos, durante umas horas. Foi quando José Eduardo lançou várias suspeitas à pessoa de MS, insinuando que este apostava em certos jogadores em detrimento de outros, por também serem jogadores representados por Carlos Gonçalves, o empresário de Marco Silva.


Eu não sei qual é a verdade "verdadeira" mas percebo que BdC não possa vir, a quinze dias da final da Taça de Portugal dizer A verdade, seja ela qual for. Se Luís Filipe Vieira não o fez, há duas épocas, quando JJ terminava contrato, porque razão haveria o presidente do Sporting de o fazer? Eu percebo isso nem peço mais explicações (por agora), mas quando vejo Abrantes Mendes, uma verdadeira bússola do Sportinguismo, a criticar abertamente BdC, creio que chegou a altura de parar e ver o que se passa.


E o que é que eu vejo? Vejo uma mera newsletter diária escrita por tipo qualquer do Porto a ter tanto ou mais impacto do que aquilo que é dito semanalmente na Sporting TV ou que um tweet de 140 caracteres do diretor de comunicação do Benfica, o inenarrável João Gabriel, foi mais republicado nos media do que 140 colunas de opinião do director do jornal do Sporting, por exemplo.

Quando o Bayern perdeu 3-0 em Barcelona, lembro-me de ter lido umas declarações do presidente honorário do Bayern, Franz Beckenbauer, criticando severa e abertamente o "menino-bonito" do clube, o campeão do mundo Mario Gotze, dizendo coisas como "Está na altura de ele crescer. Às vezes, parece-me que é um jogador das camadas jovens, a forma como perde a bola e deixa de correr. É um comportamento um pouco infantil. Claro que sabemos que é um talento mas está na altura de o comprovar." As vezes que desejei que o Sporting tivesse um Beckenbauer* a criticar os remates patéticos do João Mário ou as perdas de bola infantis do Adrien...


(*Não vou comparar as críticas de Beckenbauer com as de Manel Fernandes, pós-Maribor, porque ele não tinha qualquer tipo de funções no Sporting, sendo por isso, bem ou mal, um mero adepto)


Isto fez-me lembrar que, além de BdC, não há outra voz autoritária em Alvalade. Uma voz de "senador", um ex-jogador ou ex-dirigente, alguém com um passado vencedor, que saiba falar (lamento Manel Fernandes) e que quando o faça, estejam lá microfones para o ouvir. Alguém que critique as nomeações absurdas de Vítor Pereira às segundas feiras, que receba a BBC em Alvalade às terças (e a falar em inglês), que diga aos sportinguistas às quartas, na Sporting TV, que está tudo bem com MS e que ele tem contrato por mais três anos, que dê uma entrevista aos jornais desportivos às quintas fazendo um spin direccionado a Lopetegui e JJ, que às sextas escreva uns tweets "venenosos" sem alvo em específico, só para os jornais terem alguma coisa com que se entreter e que aos sábados e domingos esteja quieto e calado porque está castigado pela Liga.
.


Basicamente, precisamos de alguém que (nos) diga a "verdade".





Sem comentários: