11 de julho de 2015

Planetas alinhados

É muito difícil ser campeão, especialmente para clubes com menos dinheiro que os outros. Para se ser campeão, tem tudo de correr bem. TUDO. O Sporting que o diga. Quando temos um grupo de bons jogadores e um treinador razoável, falta uma direção forte e algum dinheiro (Paulo Bento-Soares Franco) e quando temos um bom grupo de bons jogadores e dinheiro, falta um treinador e uma direção fortes (Domingos-Godinho Lopes). Nos últimos dois anos tivemos um bom grupo de jogadores, bons treinadores, boa direção mas mesmo assim faltou qualquer coisa. (Leonardo-Marco Silva-Bruno de Carvalho). Na primeira época faltou dinheiro (não havia substituto de William, lembram-se?) e melhores árbitros (golo anulado ao Slimani contra o Nacional...). Na segunda, faltou confiança. Faltou confiança aos jogadores, ao treinador, e confiança entre treinador e direção. Ninguém confiou em ninguém. Assim é difícil.

Diego Simeone, treinador campeão pelo Atlético Madrid há duas épocas, disse ontem numa entrevista ao jornal argentino El Clarín, respondendo à pergunta "Porque é que a Argentina não ganha nada há 22 anos?", que "Porque não é fácil ganhar. Tens de ter todos os planetas alinhados. O que corre, o que ataca, o que marca os golos... Tens de os ter a todos. Lembra-te daquele jogo em Barcelona na última jornada do campeonato, em Nou Camp. Temos de beijar aquele fiscal de linha, porque assinala o que tem de assinalar, mas era um fora de jogo ao limite... e ao Messi! E se ele faz aquele golo, perdíamos a Liga!"


O Ewerton é o segundo planeta, a contar da direita!




É muito, muito difícil o Sporting ser campeão. É preciso um alinhamento cósmico, daquele que apenas ocorre de dez em dez anos, para que tal suceda. Pelo menos, para clubes que têm menos dinheiro (como nós!) do que os principais rivais. Parecia que os planetas se estavam a alinhar nesta nova época: sorteio de árbitros (a última vez que houve sorteio, fomos campeões), treinador bi-campeão, sportinguista de gema e vindo do eterno rival, um excelente grupo de jogadores consolidado desde há dois anos, alguma margem negocial (leia-se, dinheiro) para contratar jogadores experientes (Bryan Ruiz e Gutiérrez, aparentemente) e uma direção, apesar de tudo, estável e forte... O problema é que os planetas têm de se manter alinhados durante uns nove meses. Nove. E nem quinze dias passados, Ewerton lesiona-se. E é operado. Vai ficar de fora durante três meses, pelo menos. Um planeta desalinhado. É muito difícil ser campeão.


2 comentários:

YO! disse...

E agora o william :/

Captomente disse...

@YO! Pensei no mesmo... É muito difícil ser campeão!