21 de março de 2016

Peso zero

Após o jogo com o Arouca, Octávio Machado, diretor de futebol do Sporting, fez uma série de declarações aos jornalistas. O motivo de Octávio era claro: o Benfica jogava no dia seguinte e anunciava-se o aniversário do último penalty marcado contra o Benfica.  Basicamente, Octávio disse que o Benfica está a a ser levado ao colo. Um ano sem penalties contra nem expulsões... isto já não é colinho, é uma incubadora.

Não nos restam muitas mais alternativas para tentar influenciar o desfecho dos jogos dos lamps. Não temos dinheiro para pagar ordenados em atraso de jogadores de outros clubes.


O "destaque" que os jornais deram às declarações do Octávio. No CM então, ficaram na última página. :)


O impacto das declarações de Octávio? Zero. Não vi nada na tv sobre isto, nem no dia seguinte e muito menos em direto. Só li algo nos jornais do dia seguinte. (imaginem se o Rui Costa aparecesse na zona mista, dez minutos depois de um jogo, para falar aos jornalistas...)

A realidade é esta, nua e crua. O Sporting não tem peso nenhum na Comunicação Social. Nas televisões então, é uma coisa alucinante.

Este é um dos problemas do Sporting. Temos massa adepta (a #OndaVerde prova-o) semelhante ao Benfica mas somos tratados como o Braga nos media. Como resolver isto? Ou começamos a ganhar títulos para que o respeito e imparcialidade retorne, ou urge encontrar alguém a quem os jornalistas reconheçam estatuto suficiente e pouca ligação a BdC para o ouvir. O ideal mesmo era ter um benfiquista como nosso diretor de futebol. Aí sim, teríamos direito a "prime-time". (O Simão Sabrosa seria excelente - os jornaleiros adoram-no!)

Octávio é excelente dentro do relvado e do balneário. Ou aparenta ser. Fora dele e frente às câmeras será sempre o tipo do "vocês sabem do que é que estou a falar". É um pária para os media vermelhos deste país, infelizmente.

Imagino que seja difícil comportar mais um salário para a estrutura dirigente do futebol do Sporting e, imaginando que Octávio continuará na próxima época, mais difícil ainda será poder contratar mais alguém. MAS, idealmente, o que o Sporting precisava era mesmo de um "embaixador", como tem o Real Madrid com o Butragueño e o Inter com Zanetti. O problema é que o Sporting tem poucos ex-jogadores que encaixem neste perfil: carreira quase toda no Sporting, títulos, internacionalizações, etc.

A outra solução é trazer alguém do próprio meio para trabalhar como diretor de comunicação, um jornalista ou comentador (desportivo). Não seria inédito - até no Sporting - e de certeza que seria olhado e escutado de outra forma por parte dos jornaleiros. Sim, parece que já temos um diretor de comunicação mas, com todo o respeito, é como se não tivéssemos...


O Sporting precisa de mais alguém, além do presidente, que os media, mais que ouvir, escutem. É que até mesmo o presidente já começa a ser apenas ouvido e não escutado...







4 comentários:

SportingSempre disse...

Apesar de ser evidente a falta de peso do clube na comunicação social em geral, acho que também é por culpa própria que não o temos.

O presidente seria ideal para esse trabalho, porque é forte em termos comunicativos, mais ainda em tv ou radio mas é hoje em dia ouvido e não escutado porque comunica quase todos os dias. O peso do que se quer dizer naturalmente dilui-se

Anónimo disse...

Caro Captomente,

Que peso pensa que poderia ter uma ou 2 frases do Octávio se o presidente do clube fala, refala e tre-fala sobre tudo a cada 12 horas? Não acha que isso esvazia qualquer frase do Octávio?

Nesse aspecto bem melhor tem conseguido o Inácio, com os fait divers do "encosto do Júlio César", da "camisola do Mitroglou". São uma valente idiotice (de quem vem não se podia esperar muito mais), mas esse tem tido visibilidade.

Anónimo disse...

O Sporting não tem visibilidade na imprensa?

Um nome, Rui Santos...

Luís

Lourenço disse...

É difícil perceber ?

Os me(r)dia são dão eco ao que o Bruno Miguel diz.

O presidente já percebeu há muito, por isso "fala tanto".
E eu também por acho bem que fale tanto.

Vouchers,fosse Inácio, palmelao, Rogério Alves, Barroso, Beto, sa Pinto, iordanov enfim, arrisco até o Jesus, a falar nisso impacto seria zero.

Tinha de ser BdC e mesmo assim impacto baixo, afinal, o carnide CONTINUA NA PRIMEIRA DIVISÃO.