15 de dezembro de 2016

Meet @CantonasChip, sócia e adepta britânica do Sporting Clube de Portugal!

A @CantonasChip é uma jovem e simpática adepta britânica do Man Utd e do Sporting e já a sigo no Twitter há já algum tempo. Fico sempre fascinado quando vejo tanta devoção ao Sporting vinda de pessoas de outros países. Tinha de lhe fazer algumas perguntas sobre si, Sporting e futebol! Felizmente, ela aceitou respondê-las.




O perfil da @CantonasChip no Twitter. Portuguese, much? :)




Com Quem Joga o Sporting? - Primeiro, o teu “handle” no Twitter, “CantonasChip”… isso é algum tipo de homenagem a um certo golo que o Cantona marcou ao Sunderland, em 1996? :P







@CantonasChip – Haha, sim, é. Quando criei a minha conta no Twitter, o meu “handle” original era “WelbeckChip”, em referência ao golo de “chapéu” (= chip) que o Danny Welbeck marcou ao Swansea em 2013. E, obviamente, quando ele saiu para o Arsenal e contratámos o Angel Di Maria, que ele próprio fez um golo de “chapéu” contra o Leicester em 2013, mudei-o para “DiMariasChip”. Ambos os jogadores que tinha como o meu “handle” no Twitter saíram, por isso pensei num jogador que não me pudesse desapontar, e lembrei-me de “CantonasChip”. No entanto, é um dos melhores golos jamais marcados na Premier League e não serão marcados muitos melhores do que este.




CQJS? – Nos últimos meses, descobrimos que o Cantona vive em Lisboa, viu alguns jogos do Sporting em Alvalade com o seu filho e até se tornou no sócio 150.000 do clube. Acredito que isto tenha sido uma emoção e uma coincidência dos diabos, não?

CC – Saber que o Cantona tinha-se tornado sócio causou-me uma sensação especial, ainda mais porque é o sócio 150.000, torna-se ainda mais especial. Além disso, saber que um ex-jogador como ele aprecia o Sporting e que é um clube que pelo qual tem carinho, é fantástico. É excelente tê-lo como sócio e fazer parte deste clube maravilhoso.




CQJS? – Como começou o teu amor – podemos chamar-lhe assim? – pelo Sporting? Acredito que o Cristiano Ronaldo ou o Nani tenham tido alguma coisa a ver com isso…

CC – Eu adoro muito o Sporting. É um clube que irá ter um lugar muito especial no meu coração para sempre. Claro que Ronaldo e o Nani tiveram muito a ver com isso, mas creio que o Figo também, já que ele é o meu jogador favorito de sempre. Parece que tenho um fraquinho maior por jogadores portugueses e portanto, é sempre bom ir saber qual o clube onde eles cresceram. Esses três jogadores, além de muitos outros, são produtos da nossa Academia mundialmente famosa e que continua a produzir jogadores fantásticos. Acho que o jogo do United contra o Sporting no jogo de inauguração do estádio Alvalade em 2003 teve um grande papel no meu amor pelo Sporting, criou uma ligação entre nós e, claro, Ronaldo é um jogador que tanto os Sportinguistas como os adeptos do United sempre adorarão. Claro que era bastante nova quando o Ronaldo veio para o United, mas era óbvio que o clube do qual o tínhamos contratado era especial e à medida que cresci, comecei a criar uma ainda maior afeição ao Sporting, que ainda continua a crescer e vejo o Sporting sempre que posso.




CQJS? – Como é que alimentas esse amor pelo Sporting? Começaste a seguir sites portugueses de notícias, notícias do Sporting durante a semana ou apenas vais saber os resultados do jogo ao fim de semana?

CC- Costumo consultar os resultados se não consigo ver o jogo ou encontrar um stream e claro, sigo os jogos pelo Twitter, por isso sei quando marcamos golo. Gosto de me manter informar com o que se passa no clube e tenho sorte em seguir pessoas no Twitter que me mantém informada regularmente sobre o que se passa no clube. E claro, consulto sites portugueses para ver se há algo que não tenha lido nas redes sociais.




CQJS? – Olhando para o teu perfil no Twitter, é óbvio o teu “vício Português”. Começaste a gostar de Portugal depois de gostares do Sporting ou foi ao contrário?

CC- O amor por Portugal veio depois. São como a minha equipa nacional adoptiva, portanto sigo cada jogo com muito muita atenção e orgulho. Algumas pessoas julgam mesmo que sou Portuguesa por falar tanto sobre a “Seleção” e por tweetar frequentemente em Português. Mas tenho de dizer que, com o tempo, o meu Português tem vindo a melhorar.




CQJS? – Já agora, como é que celebraste o título europeu de Portugal? :)

CC- Fiquei muito feliz. Durante muito tempo, Portugal tinha chegado perto, mas esteve longe de ganhar títulos, e eu sempre disse que em algum momento desta era moderna nós iríamos ver Portugal ganhar um título importante. Especialmente, dado o quanto gosto de Ronaldo e Nani, eu queria mesmo que eles ganhassem o Europeu. Senti que, como equipa, a “Seleção” parecia ter muita mais fé com Fernando Santos do que com Paulo Bento. Competitivamente falando, o trajecto de Fernando Santos à frente dos destinos de Portugal tem sido fenomenal. Tinha um grande “feeling” que este iria ser o ano de Portugal e quando o Éder marcou celebrei loucamente. Infelizmente, ia trabalhar no dia seguinte portanto não pude celebrar tanto como queria. Com o golo de Éder ganhou 28 libras numa aposta e assim ainda fiquei mais feliz.

Uma coisa que quero dizer é “Parabéns à Seleção” pelo feito. Oxalá isto tenha sido apenas o começo, especialmente para a nova geração de jogadores que estão a aparecer e os quais tenho a certeza de que também ganharão um título.




CQJS? – Também és adepta do Man Utd. Como tudo começou? Influência familiar?

CC- Sim, o meu avô era adepto do United e à medida que fui crescendo, asseguraram-se de que também seria mais uma adepta. Vi todos os jogos com ele, deu-me a minha primeira camisola do United. Ele instilou o United na minha vida, garantiu que tinha amor pelo clube e assim tenho continuado desde que ele partiu, em 2011.




CQJS? – Tens muitas saudades de Alex Ferguson? E irá Mourinho ter sucesso em Manchester?

CC – 100% de saudades de Sir Alex, ele é, na minha opinião, o melhor treinador de sempre. As três primeiras temporadas após a sua retirada foram muito duras para nós e tivemos muitas dificuldades para manter o nível ao qual estávamos habituados desde há anos. Contudo, com Mourinho como treinador, creio que vamos passar este obstáculo e tornar-nos-emos dominantes novamente. Tenho bastante fé no José em que ele nos guie até à glória muitas vezes e que voltemos a ser aquilo que eramos com Sir Alex.




CQJS? – A tua família e amigos sabem da tua devoção fanática ao Sporting? Quem dizem eles sobre isso?

CC – Toda a minha família está ao corrente do meu amor pelo Sporting. Eles sabem que sempre que tenho possibilidade, falarei sobre o Sporting e irei ver o Sporting jogar. Não dizem muito porque sabem o quanto gosto de futebol.




CQJS? – Qual a tua reação quando ouves alguém dizer “Sporting Lisbon” em vez de Sporting Clube de Portugal?  Bem sei que é mais comum ouvi-lo em Inglaterra mas ficas irritada com isso ou nem sequer pensas em tal?

CC – Fico realmente aborrecida quando ouço isso – não é o nome correcto do clube. Dizer simplesmente “Sporting” seria aceitável. Apesar de em Inglaterra ser bastante comum dizer-se “Sporting Lisbon” creio que tal se deve ao facto das pessoas não conhecerem muito bem o futebol português em geral.




CQJS? – Creio que li em alguns tweets teus a dizer que virias ou já tinhas estado em Lisboa para ver um jogo do Sporting em Alvalade… Já viste algum jogo do Sporting ao vivo? Se sim, conta como foi. Quão fantástico foi? :)

CC – Irei a Lisboa em maio de 2017 durante uma semana, mesmo a tempo para o último jogo da Liga contra o Chaves e espero ir assisti-lo ao vivo. Nunca vi um jogo do Sporting ao vivo, portanto o jogo com o Chaves será o meu primeiro em Alvalade. Estou bastante ansiosa para ir ao jogo e passar uma semana na minha cidade favorita.




CQJS? – Também me lembro de teres dito que eras sócia do Sporting! Quando e como decidiste “Vou-me tornar sócia do Sporting”?

CC – Bem, já tinha vindo a pensar nisso há algum tempo e não sei porque demorei tanto tanto a fazê-lo. Tornei-me sócia em agosto de 2016 e é um privilégio fazer parte do clube. Ter algum tipo de ligação ao clube que amo faz-me sentir orgulhosa.




CQJS?  - Sobre o Sporting… no fim de semana passado, perdemos 2-1 contra o Benfica. Viste o jogo? Que achaste?

CC – Infelizmente, não tive oportunidade de ver o jogo, pois ando a trabalhar bastante mas gravei-o e espero ir vê-lo em breve. Mas a julgar pelos tweets que vi, parece que mais uma vez o trabalho dos árbitros deixou algo a desejar e que fomos negados de uma grande penalidade após Pizzi ter tocado a bola com a mão. Para ser honesta, já não fico surpreendida com os árbitros em Portugal pois parecem sempre tomar decisões prejudiciais ao Sporting em bastantes jogos. Seria bastante vergonhoso se os erros dos árbitros nos impedissem de sermos campeões.




CQJS? – Sabes pronunciar “lampiões”? :D E sabes algum dos cânticos do Sporting? Tens algum favorito?

CC – Haha, claro que sei. E os cânticos que temos são soberbos. A atmosfera criada na Curva Sul é fantástica. Os ultras não param de cantar durante todo o jogo. São tão barulhentos. Costumo dizer muitas vezes que os adeptos do Sporting são os melhores do mundo. É difícil dizer que tenho um cântico favorito já que gosto de todos eles. Mas se tivesse de escolher, diria que o “Só Eu Sei” e “E o Sporting vai Jogar” são os meus favoritos.




CQJS? – Old Trafford ou Alvalade? :P

CC – Haha, tenho de dizer Alvalade. Ambos os estádios são lindos à sua maneira.




CQJS? – Qual o teu jogador favorito do Sporting?

CC – Actualmente, o Gelson é meu jogador favorito. Era o João Mário mas, infelizmente, ele saiu para o Inter. Penso que é um jovem jogador espantoso e mais uma pérola vinda de Alcochete. Ele tem sido um dos nossos melhores jogadores desde que se estreou na época passada e tem vindo a tornar-se um dos nossos jogadores mais importantes.




CQJS? – Bem, estamos fora da Europa, a 5 pontos do Benfica… que achas? Ainda conseguiremos? Vamos ser campeões?

CC – Ainda creio que há uma grande possibilidade de sermos campeões. O Benfica não é assim tão forte como os 5 pontos de diferença sugerem. Tem sido mais o Sporting que tem cometido erros noutros jogos e perdido pontos em que jogos que deveríamos ter ganho. Também acho que beneficiaremos de não jogarmos na Europa, manterá os nossos jogadores frescos sem jogos a meio da semana e colocará o nosso foco no campeonato. Há muito tempo que não somos campeões e temos um bom grupo de jogadores e o melhor treinador em Portugal, portanto somos mais do que capazes de ganhar e sermos campeões.




CQJS? – Como o irás celebrar? :D

CC – Se fôssemos campeões nem sei bem como iria reagir, creio que seria um momento bastante emocional tendo em conta há quanto tempo ambicionamos este título. Mas claro que iria celebrar com todos os Sportinguistas em Lisboa, no Marquês, imagino. Seria algo memorável e para ser lembrado durante muito, muito tempo.



~




Bem, é tudo, acho eu. Estou a pensar que, provavelmente, esqueci-me de fazer AQUELA pergunta que queria mesmo fazer mas acho que, no geral, está tudo. Quero apenas agradecer à @CantonasChip e que vemo-nos no Twitter. Obrigado, mais uma vez e Força Sporting! :)

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado também, pela partilha!
Basco "O Leão"