29 de junho de 2014

Sporting TV

"Um erro crasso na análise a um canal que ainda nem sequer iniciou a sua actividade, é querer compará-lo ao outro canal de clube desportivo existente em Portugal, a Benfica TV. Sim, a  Benfica TV é o único canal de clube que existe em Portugal, pois o Porto Canal, infelizmente para mim, como telespectador, nem é carne nem é peixe, nunca sei se hei-de esperar por um programa que me ensine como fazer alheiras de Mirandela ou algo relacionado com futebol.

Ainda me lembro de quando a Benfica TV iniciou as suas transmissões. E é com "essa" Benfica TV que, quem quiser fazê-lo, deve fazer comparações com a nova Sporting TV, não com a já robusta televisão "premium"; que transmite os seus jogos disputados pela equipa principal em casa e as partidas da Premier League. Fazê-lo, seria uma prova de canalhice, desonestidade intelectual ou pura ignorância. Até porque, mesmo que se o Sporting Clube de Portugal quisesse transmitir os jogos disputados em casa no novo canal, não o poderia fazer, pois tais direitos de transmissão televisivas foram vendidos pelo então presidente, José Eduardo Bettencourt, até 2018.

Por exemplo, lembro-me de ver, no início da Benfica TV, programas tipo "Dia Seguinte", mas com apresentadores e, claro, comentadores benfiquistas, onde a maior "Apito Dourado". Lembro-me de apelos às armas protagonizados por um tal Pragal Colaço, um conhecido advogado benfiquista, ou ainda de uns benfiquistas, cujos nomes não me lembro, onde passavam o tempo a "gozar" - é esta a palavra, "gozar" - com Sporting e Porto. Ainda bem, para o próprio Benfica, que dispensaram tais personagens da sua televisão. (Espero eu que tenham dispensado, pois não vejo a Benfica TV desde que passou a ser um canal "premium".

Portanto, é necessário contextualizar o momento em que aparece a Sporting TV: no pior momento da vida do clube leonino. É preciso não esquecermos-nos disso! Não esperemos transmissões de jogos da equipa B com 27 câmaras ultra-HD ou emissões em directo desde Alvalade ou Alcochete a toda hora do dia. Não, será um um canal sóbrio, limitadíssimo ao tutano, tal e qual como está todo o clube limitado. Querer exigir um canal igual ou parecido com aquele com que o Benfica disfruta hoje em dia é, repito, uma canalhice ou pura ignorância.

É verdade que o processo do início do canal começou mal - a saga do "logo", a discutível escolha de alguns dos elementos que darão a cara e "corpo" ao canal, culminando no adiamento do início da transmissão por imposição da Entidade Reguladora para a Comunicação Social - mas isso ainda não permite, em absoluto, determinar o desfecho desta "saga", ou neste caso, o início desta "saga" que dá pelo nome de SportingTV. Não sou muito religioso mas neste caso, terei de aplicar a máxima "ver para crer", como faria São Tomé. Depois de ver, logo direi de se gosto ou não gosto da Sporting TV."


Um post que escrevi ontem para o Visão de Mercado (!!), após um convite para escrever qualquer coisa relacionada com a nova Sporting TV.

15 de junho de 2014

"É por isto que o futebol é o melhor desporto do mundo" ou "A melhor aplicação da Lei da Vantagem de sempre"

Esta tarde, o lance que deu o 2-1 final do Suíça - Equador

Herói ou vilão?

Quando aquele guru do cancro, um tal de Manuel Forjaz, que costumava dar "palestras" na TVI sobre como viver - e ser feliz(?) - com a doença, morreu, uma onda de solidariedade e consternação invadiu a sociedade portuguesa nos dia seguintes. "Ah, uma pessoa tão 'viva' e tão honesta em relação à doença", "Ah, é uma pena uma pessoa tão boa (a avaliar pelo que vimos nas trezentas e vinte e sete entrevistas que ele deu nos últimos meses na TVI) e, mesmo assim, morreu." Eu próprio, sem conhecer o tipo e sem sequer ter visto uma única entrevista do gajo na TVI, senti "algo" quando li a notícia que tinha morrido, por isso...


Digam lá se, com um gatinho ao colo, o gajo não dava um vilão espectacular de filmes do James Bond??


Não passaram dois dias depois da morte do tipo, quando vi, pela primeira vez e graças a alguém que colocou o link no Facebook ou no Twitter, uma reportagem feita há alguns anos sobre uma (alegada) fraude de uma empresa que "contratava" colaboradores para fazer de "cliente-mistério" mas que depois, na hora de pagar o trabalho devido, alegou falência e fechou a porta a dezenas de pessoas, sem lhes pagar o que era devide. Uma filha da putice, basicamente. O dono da empresa? Manuel Forjaz.


O Eric Dier, alegadamente, quer/vai/pode sair do Sporting. Ainda não sei - a sério que ainda não sei - se ele é, realmente, um bom central ou não. Melhor, se é um central que possa vir a ser um titular indiscutível do Sporting. Às vezes acho-o excelente, inteligente, com imenso poder de antecipação, com bom toque de bola (e consequente saída de trás a jogar), outras vezes  considero-o um pouco displicente e um pouco lento, propenso a cometer faltas inúteis.

Não quero, com o exemplo do Manuel Forjaz, dizer que o Dier é uma má pessoa (ou o pai dele), nada disso. O que quero dizer é que, se e quando o Dier sair do Sporting, vamos ouvir milhentas opiniões sobre o carácter do luso-inglês, uma metade dizendo que foi o Sporting que perdeu uma pérola e outra metade afirmando categoricamente que o clube está sempre à frente dos jogadores e que só faz falta quem cá está.

Eu só digo uma coisa: se o Dier sair e o Sporting não for campeão, serei o primeiro a mandar o BdC para outro sítio. Se não formos campeões, o Dier passará a ser o melhor central do mundo. Injusto? No futebol não há justiça.


14 de junho de 2014

gel verde

Ah, o que eu curto de ver jogos do Mundial... Começa o jogo, torço pelo Chile, o Chile marca, começo a torcer pela Austrália, o Chile marca o segundo, deixo de ver o jogo, volto a olhar para tv, a Austrália já marcou - COME ON, YOU OZZIES!! -, ahhh, golo (desta vez, bem) anulado aos australianos, mas, ao mesmo tempo, quero que o Chile ganhe, de modo a colocar em xeque a posição da Espanha no grupo. Ganhou o Chile. Fixe. Os australianos sempre têm o rugby para se vingar. Espanha, um empate com o Chile e já foste. E mesmo que ganhes (e não goleies os australianos), vais apanhar o Brasil nos oitavos. Já foste.

Jogos do Mundial é isto: puro divertimento.

Bom, sobre o que realmente interessa - o futebol português e, claro, o Sporting - não tenho muito a dizer. Não contratámos mais ninguém entretanto e, aliás, até parece que deixámos que o Porto levasse mais um elefantinho qualquer guineense (juro que não me 'tou a lembrar o nome) e a notícia do dia "sportinguista" é o teaser (oficial) da Sporting TV que foi divulgado no site do clube.

Ora bem... aproveitando o vocabulário do presidente e sendo ainda um pouco mais arrojado, para já, o logotipo do canal é... uma merda. Sim, tem o nosso poderoso leão lá no meio mas é um leão tão esquisito e tão 3D que faz doer os olhos. P'ra quê inventar??? Já vi no forumscp tantos e tantos logos simples e bonitos, que não consigo compreender como foi possível que a direção do Sporting tenha dado o seu aval a isto. E depois o teaser em si mesmo... com imagens de um outro vídeo já existente no Youtube (!!), com uma música completamente wtf?!? e sem qualquer referência ao Sporting. Aliás, parece quem tem lá um tipo a correr com uns calções da Adidas (?!?!?) que fazem lembrar vagamente o Sporting. Só isso. Ah, isso e o infame logo. Não ter dinheiro não é desculpa para uma merda tão má.



Foda-se. Um leão com gel verde na juba.


Não percebo. Juro que não percebo.


10 de junho de 2014

Desliga-mos

Segunda imagem que apareceu no "Google Images", após ter pesquisado por "desliga-mos". :P




Por onde começar? Pela cabeça do "monstro" (leia-se, Liga Portuguesa de Futebol Profissional) ? Pelas "nádegas"?

Se os tribunais civis derem razão a Mário Figueiredo nas milhentas ações que o Seara e Rui Alves irão interpôr nos próximos tempos, para tentar evitar que o actual presidente da Liga se mantenha por lá durante mais 3 anos, será a maior vitória no futebol português desde... não me lembro de outra igual!

A presumível reeleição de Mário Figueiredo é como um raio cair duas vezes no mesmo sítio ou a Académica ir à Final da Taça de Portugal duas épocas seguidas. E ganhá-las. Uma improbabilidade. Uma impossibilidade! Como é possível o "sistema" cometer tantos erros seguidos?? Por momentos, um gajo é levado a pensar "Não, isto não pode ser tão simples assim, isto só pode ser combinado, o Mário Figueiredo tem de ser um 'cavalo de Tróia' dos gajos, só pode!". Mas depois lembro-me de quando BdC dizia isto "O 'sistema é bacoco" e "sofisticação, zero, é bacoco e não entendo como não se acabou com ele antes, só por acomodação é que pode ter durado tanto tempo." e, se calhar, esta merda é mesmo assim tão... estúpido.

Mas parece que será mesmo isso que vai acontecer, que Mário Figueiredo vai ganhar à Olivedesportos-Sporttv-Porto-Benfica. E se tal acontecer, o maior vencedor destas eleições da Liga, aparte do próprio Mário Figueiredo, será aquele que expôs a merda que é o futebol português, o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho! Colocou a nú a podridão que são os bastidores do futebol tuga e  ao mesmo tempo e sem querer, vê as duas candidaturas dos dois lados da mesma moeda (Seara e Rui Alves) auto-aniquilarem-se e sem necessidade sequer de sujar as mãos! É como a Académica ir à final da Taça de Portugal contra Benfica ou Porto, ficar os 90m no seu meio-campo e ganhar 2-0, com dois auto-golos da equipa contrária. Limpinho, limpinho!

Críticas ao jargão de BdC, só "aceito" as que vêm de Sportinguistas. Ouvir críticas de Benfiquistas ou Portistas ao discurso escatológico de BdC é como ouvir fãs do Secret Story a queixarem-se que o "American Pie" tem demasiadas cenas "picantes". Uma hipocrisia de merda. Ler colunistas portistas(!) d'A Bola, por exemplo, dizerem que, por causa das infames palavras "anais" sobre o futebol português, BdC não merece ser presidente do Sporting, ao mesmo tempo que esquecem a prostituição, corrupção, violência - em suma, crimes!- em que o seu presidente gravitou nestes últimos trinta anos é tão ridículo que não sei se me hei-de indignar ou rir à gargalhada.

Entretanto, já vamos em cinco contratações, sendo que são três portugueses e dois estrangeiros. Mas como já não dá para criticar a falta de aposta no(s) jogador(es) portugues(es), então agora o problema são os portugueses da formação. Num clube ganhador, o habitual é entrarem no plantel principal, por época, um ou dois jogadores vindos da formação, vide o Barcelona, por exemplo. Nos últimos anos, lembro-me do central Bartra e do Tello, não me lembro de mais nenhum puto da formação a ingressar no plantel principal. Ver Sportinguistas apologistas da entrada de três, quatro ou cinco putos da formação na equipa principal é assistir à utopia no seu esplendor, o mesmo que ouvir um pai a dizer que o seu filho vair ser um "g'anda jogador da bola, um futuro Cristiano Ronaldo". Quem tem coragem (e paciência) para lhes dizer que não?

Nesta época, só vejo (ainda) dois putos com capacidade para entrar no plantel: João Mário e Esgaio. Iuri, por exemplo, aceito que seja emprestado na próxima época a um clube da 1ª Liga e e não vejo mais nenhum jogador na "calha" além dos dois jogadores que mencionei. Quaisquer nomes propalados além destes são pura demagogia e com propósitos bem definidos...


Os lamps entretanto continuam a vender e a comprar... "parcerias" com outros clubes. O último foi o Orlando City, da 2ª Divisão Norte-Americana e que, curiosamente, irá construir um novo estádio brevemente.

Será uma parceria bem sucedida, claro, como têm sido as que os lamps têm concretizado nos últimos tempos:

2013

"Benfica e Casa Pia celebram parceria ao nível das infra-estruturas"
"Benfica assina protocolo com clube brasileiro (Coritiba)"
"Benfica assina parceria na Sérvia (Vojvodina)"

2011

"Ginásio Clube de Corroios faz Protocolo com o Benfica"
"Dinamite (Vasco da Gama) se encontra o presidente do Benfica para estreitar relações"
"Benfica pondera formar parcerias para investimento árabe"

(não pesquisei mais, pois torna-se aborrecido)



Queria acabar o post com algo tipo poético ou uma merda que vos deixasse a pensar mas só me ocorre que agora vem aí o Mundial e que haveria tanto para falar e escrever sobre a nossa Seleção. Por exemplo, a sublime gestão de Paulo Bento na questão dos guarda-redes. O guarda-redes titular da Seleção, Rui Patrício, não foi (sequer) convocado para o amigável contra os Camarões em Março, não jogou contra a Grécia há duas semanas, não jogou contra o México há três dias mas parece que vai jogar no último jogo de preparação contra a Irlanda, dias antes do jogo inaugural do Mundial contra a Alemanha. Que dizer, além de que, felizmente, o Eduardo arranjou um bom clube (Dínamo Zagreb) para onde ir, depois de ter sido "despedido" do Braga, após a boa exibição contra os mexicanos? Que sorte!...

9 de junho de 2014

Um fim de semana, três vezes Sporting

Durante a reportagem "Belenenses em digressão por São Tomé e Príncipe" transmitida n'A Bola TV...


Em Nova Jérsia, Estados Unidos da América, durante a "caça aos autógrafos" aos jogadores portugueses.

Divanei, depois do último jogo "em casa" e antes de viajar para o Azerbaijão rumo ao novo clube, o milionário Kairat Almaty.


William Carvalho 2013/14 Ultimate Compilation // Sporting CP & Portugal

Sport·ing

Na página Facebook da Academia de Atletismo do Sporting, lê-se:


"Camp. Regional Juvenis - Resultados Provisórios. Porque as boas acções devem ser divulgadas, aqui vos deixo um exemplo da boa educação, principalmente da Mariana Gil que integrou a estafeta de 4x100. Por lapso, os juízes atribuiram a vitória da estafeta 4x100 à equipa do SCP em detrimento da JOMA. A Mariana que finalizou a prova, chamou a atenção da organização para o caso, uma vez que ela tinha terminado em 2º lugar. Já com as equipas no pódio foi corrigida a anomalia. Parabéns Mariana. Tu, ainda não sofres de "futebolite"




http://www.merriam-webster.com/dictionary/sporting

sport·ing adjective \ˈspȯr-tiŋ\
: of, relating to, or used in sports

: fairly good

: done or behaving in a way that treats the other people in a sport or competition fairly








7 de junho de 2014

BdC não tem razão, o futebol português não é uma "trampa"...

... é mesmo uma valente merda!

"O juiz desembargador Rui Rangel acusou Fernando Seara, candidato à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), de "deslealdade e traição" a um projeto de candidatura comum. "Houve uma brutal confusão. A pedido de vários clubes e vários parceiros de negócio do futebol, realizámos uma conferência de imprensa conjunta há três dias, que foi resultado de várias conversas, para que apresentássemos um programa comum, assentes em pressupostos comuns e uma lista comum", referiu Rui Rangel, em declarações à agência Lusa.

Depois de ter sido apontado como possível candidato às eleições para a Liga de 11 de junho, Rui Rangel surgiu na campanha eleitoral ao lado de Fernando Seara, antigo presidente da Câmara Municipal de Sintra e atual vereador do Município de Lisboa. "O dr. Fernando Seara andou a fazer dois caminhos. Eu entendo este presente ato como um ato de profunda traição a várias pessoas. Não foi só ao Rui Rangel, foi a cerca de 40 pessoas que trabalharam nesta solução e a vários clubes que subscreveram esta candidatura. Andar a fazer outra lista com outras pessoas foi um caso de profunda desonestidade intelectual e de falta de integridade", explicou.

Rui Rangel sublinhou não ter espaço, "nos 30 anos de vida pública", para "traições, deslealdades ou desonestidades", assumindo-se adepto "da verdade e da transparência". "O que ocorreu foi que a lista encabeçada pelo Dr. Fernando Seara foi entregue na Liga cerca das 14:00, aguardando a presença do candidato, para que assinasse a mesma. Qual não é o espanto que, às 17:00, surge na sede da Liga a apresentar outra lista", acusou Rui Rangel.

Assumindo conhecer Fernando Seara "há 30 anos", Rui Rangel frisou que "não conhecia esta sua faceta", garantindo ainda que o seu nome "não consta em nenhuma das listas". "O Dr. Fernando Seara tem de perceber que a política está como está, os políticos estão como estão e que não vale tudo na vida. Os valores da dignidade, do respeito e da palavra são os valores pelos quais me bato. Por isso, eu acho que se o Dr. Fernando Seara tivesse dignidade desistia", concluiu.

A candidatura de Fernando Seara respondeu em comunicado. Nesse comunicado, assegura que foi o próprio candidato a apresentar a lista, salvaguardando que "não se responsabiliza por outras, não subscritas pelo próprio, apresentadas por terceiros em nome da lista de Fernando Seara". "O futebol não precisa destas pessoas, precisa de pessoas que confiram paz, honestidade e tranquilidade. Unimo-nos a pedido de muita gente, mas este comportamento não é sério e não é honesto. Neste momento, está criado um imbróglio jurídico, pelo que me parece que não resta outra hipótese à Liga do que não aceitar esta candidatura, com duas listas, dois corpos sociais e com subscrições de clubes diferentes, ou então suspender o ato eleitoral", diz ainda o comunicado.

Além de Fernando Seara, anunciaram também a formalização de candidaturas à presidência da Liga o atual presidente do organismo, Mário Figueiredo, e o ex-presidente do Nacional Rui Alves."






(obrigado pela dica ao @José Duarte, num comentário feito no post abaixo deste)

4 de junho de 2014

Sempre querem colinho

"As contas que o Sporting faz

A semana que passou foi marcada pelas campanhas quase circenses de informação e contra-informação a propósito das contas do Sporting. Tudo seguindo uma cadeia lógica: primeiro, em forma de entrevista em ‘prime time’ num canal público; depois, através de colunas de opinião em jornais privados; de seguida, através de notícias em publicações privadas que se orgulham de fazer um serviço quase público de referência; por fim, através das redes sociais o espaço com mais acesso público e, em paralelo, menos privacidade.
Uma estratégia básica, até com o seu quê de lógica. Ingredientes que pareceram servir para tudo menos para analisar o verdadeiro passivo do nosso Clube. E que, tamanha a ousadia e desonestidade intelectual, transformou uma não notícia num circo mediático.

Pode ler o resto do texto aqui http://bit.ly/1igih7z "


in site oficial do Sporting Clube de Portugal

2 de junho de 2014

Querem colinho

Com umas orelhas daquelas, deve ter doído...


Ao tempo que ouço e leio Sportinguistas vaticinando, por fim, o rebentar do balão financeiro do Benfica. As apostas milionárias no futebol de onze, modalidades, Museu, Benfica TV e Seixal, algum dia terão de ter consequências, diziam. E eu concordava "Esta merda algum dia tem de acabar, como é possível tanto dinheiro enterrado?!". E o que é certo é que, ano após ano, LFV lá continuou a meter o guito, seja para as vedetas sérvio-argentinas comandadas pelo "melhor treinador do Mundo" vencerem uma Liga Mickey Mouse e uma Taça de Portugal com a ajuda (preciosa) do Duarte Gomes ou para as estrelas americanas do basket ganharem a Liga ao... Epah, juro que não sei contra quem é que eles jogaram a final!, seja para o hóquei "campeão europeu" (estes títulos "europeus" do hóquei fazem-me lembrar os campeões americanos de Basebol, os "World Series Champions", lol) acabar atrás do Porto e do novo campeão, o Valongo, seja para terminar a época desportiva com uma cereja (do Fundão) em cima do bolol lampião, quando o futsal, carregado de vedetas nipo-brasileiras, portuguesas e espanholas, termina mais uma época sem títulos e sem sequer conseguir ir à final.

E quando eu julgava que a próxima época do Benfica ia ser mais do mesmo, isto é, com LFV a enterrar dinheiro no clube e "somos os maiores, não queremos saber de mais ninguém", eis que, subitamente, verifico que existe uma ofensiva direccionada ao... Sporting!, o clube cujo balão já rebentou há muito e que tem uma política de austeridade implementada em todo o clube, desde a direção até às modalidades, e que implicou muitos cortes nos orçamentos de todas as modalidades do clube. E mesmo assim, continuamos a ganhar em andebol, futsal, atletismo, judo, remo e conseguimos melhorar, incomensuravelmente, o futebol da equipa principal.

Primeiro foi LFV, na entrevista que deu ao "jornalista" Hugo Gilberto, quando disse que existe um clube com um passivo maior do que o do Benfica, depois quando apareceram notícias no Expresso mencionando um valor qualquer do Sporting "escondido" das contas do clube e já antes, o director do Expresso e adepto confesso do Benfica - coincidência -, o Pedro Santos Guerreiro, escrevia na sua coluna semanal do Record, que era discutido, nos bastidores dos meios banqueiros, essa tal quantia "escondida" do passivo do Sporting.


Não percebo nada de passivos, orçamentos e activos, nem quero perceber. Do pouco que li sobre isso, parece que esse valor vem mencionado no Relatório e Contas de 2013 e que, para os interessados, leia-se Sporting e banca, não é nenhuma novidade. A questão é, porquê agora? Porque é que, inesperadamente, o Benfica está tão preocupado com as contas do Sporting? Será que é porque provámos que é possível fazer melhor com menos dinheiro? Que não é preciso pagar 4 milhões por ano a um treinador apenas para ser campeão da Liga Mickey Mouse? Que não é preciso pagar chorudos salários a "craques" para não ganhar nada no andebol, hóquei e futsal? Que os lucros da Benfica TV não são suficientes a longo prazo? Porque será?...


E quando vejo o Rui Gomes da Silva a entrar na patranha, partilhando posts de blogs lampiões preocupados com as contas do Sporting, não consigo deixar de pensar que, se calhar, é mesmo desta que o balão poderá rebentar... :)

Ou então, para não rebentar, terão de fazer aquilo que o Sporting fez: baixar custos, e baixar custos implica vender Garay, Gaitan, Cardozo e companhia, pois não acredito que algum deles aceite ficar no Benfica se lhe diminuirem o salário... :)


A minha opinião? Eles dizem que querem baixar custos mas não querem perder competitividade. Querem ter a mesma complacência que os bancos deram ao Sporting mas sem as contrapartidas que tal implica (reduzir salários, despedimentos, cortes, etc). Basicamente, querem colinho. Como sempre.


Btw, isto dos passivos e dívidas só me preocupa se meter a UEFA e o Fair-Play Financeiro e como me parece que devemos (a maior parte do) dinheiro apenas a entidades nacionais e "não-desportivas", ou seja, não devemos dinheiro a marcas desportivas, clubes estrangeiros e/ou jogadores, 'tou-me a cagar se o passivo é de 300, 400 ou 500 milhões. Só me chateia se algum lampião parvo, passe o pleonasmo, vier com essa conversa.

Mas se começarem a falar muito, podemos sempre lembrar a compra do Futre com dinheiro da RTP, o perdão fiscal da Manuela Ferreira Leite na altura da construção do novo estádio, as benesses de Santana Lopes... Enfim, era outro post.