20 de julho de 2014

Ninguém se mete com a̶ ̶R̶ú̶s̶s̶i̶a̶... o Porto!

Eu sei judo, o Pinto da Costa, não.


Após a queda do avião da Malasyan Airlines na fronteira entre a Ucrânia e Rússia, supostamente devido a um míssil atirado por separatistas pró-russos (e pró-Putkin), a pergunta ensurdecedora que ecoa na sociedade europeia e mundial é "Então mas... e ninguém faz nada?". Ninguém faz nada porque é a Rússia. Ninguém se mete com a Rússia.

O Porto é a Rússia do futebol português. Ninguém se mete com o Porto.


Vejamos este pequeno exemplo*.

Certamente se lembrarão da polémica da decoração do túnel de acesso da equipa visitante em Alvalade, no tempo de Godinho e Pereira Cristóvão. Um corredor decorado com imagens de "fotos de adeptos em poses agressivas", segundo o jornalista do Público, Hugo Sousa, que descobriu a pólvora nesse dia (uma sexta feira, com direito a manchete na primeira página, véspera de um Sporting-Porto).

Depois disso, tivemos debates, notícias, queixas na UEFA, na Liga, em Fátima, no Vaticano, e fomos "obrigados" a retirar as imagens. Pereira Cristóvão, irónica e magnificamente, substituiu as imagens "agressivas" por imagens mais inofensivas, mostrando "girassóis e borboletas" num magnífico cenário campestre.

Que faz a Rússia, perdão, o Porto esta época?


Vamos ler no site oficial do Futebol Clube do Porto:



"O FC Porto acaba de apresentar a sua nova linha gráfica para os próximos dois anos. A imagem rompe com a linha seguida em anos anteriores e inspira-se na chegada de um novo patrocinador desportivo (Warrior) para fazer uma aproximação ao conceito militar.

Com imagens positivamente agressivas, recreando heráldica própria, texturas e ambientes próprios do estilo militar, o FC Porto mostra um sinal de mudança com a alteração da grande maioria dos seus suportes de branding. Desde a sinalética, aos cartões de acesso, credenciais e convites, passando por grandes formatos no Estádio do Dragão e no Centro de Treinos, tudo está ligado sob o mesmo conceito.

Para além disso, esta aposta proporciona peças visualmente fortes e atractivas, pretendendo galvanizar e contagiar todos os adeptos com este espírito.

O FC Porto continua a destacar-se pela diferenciação e pelo contínuo refrescamento da sua imagem, acompanhando as mais recentes tendências do design gráfico e transmitindo uma imagem cada vez mais contemporânea.

Recorde-se que, durante os dois anos anteriores, o mote foi a “Pop Art” de Andy Warhol, com o objectivo de trazer uma corrente artística para o clube. Esta opção reflectiu um corte radical com a imagem que normalmente é apresentada nos clubes de futebol."


Um dos vídeos no canal oficial do Porto no Youtube é bastante elucidativo e demonstrativo:




Palavras como "batalha" e sons de tiros disparados por metralhadoras em vídeos promocionais são mais provocatórias que "fotos de adeptos em poses agressivas" num corredor de um estádio? Na Liga "Mickey Mouse" Portuguesa, não.






*Créditos ao @Baavin, pois foi ele que se apercebeu primeiro desta absoluta surrealidade, há uns dias no Twitter.

4 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso até foi ao Porto que a UEFA mandou retirar das próprias instalações imagens de teor racista e violento, por acaso foi!!

Anónimo disse...

Acrescentaria outro exemplo para comparação: As declarações do presidente Bruno de Carvalho, na época passada, que foram prontamente classificadas de "incitação à violência" por parte dos andrades corruptos e por parte da comunicação social.

Captomente disse...

@anónimo 2, bom exemplo!

Anónimo disse...

"Anonimo1", se quisesses usar os neuronios perceberias que e' precisamente essa a discussão que se está a levantar.
E' o pais que temos.. Sorrir e acenar, sorrir e acenar.. Qq dia vem aí a liga boa e a liga má.
Miguel