12 de julho de 2014

O verde é proibido


Estúdios da RTP Porto. Proibida a entrada a quem vista camisas ou gravatas verdes. 


13h45m. Jornal da Tarde. Aposto comigo mesmo em que, após uma notícia de 1m e tal sobre o "novo Neymar" do Benfica e o prémio de melhor jogador a Ricardinho no futsal espanhol (?), a RTP não irá dedicar um minuto sequer ao facto de o Sporting jogar hoje contra a seleção dos Açores, no âmbito do 4º troféu Pedro Pauleta, iniciativa promulgada pela Associação de Futebol de Ponta Delgada.

E... ganhei a aposta. Nem um mísero rodapé. Nada. Mas não é nada que me surpreenda.

O Sporting não tem qualquer tipo de influência nos grandes grupos de media nacionais. A secção desportiva da RTP 'tá entregue aos "andrades" da RTP-Porto (Carlos Daniel, Hugo Gilberto, Luís Baila, Eduardo Pestana, Paulo Sérgio, tudo... não-sportinguistas), o CEO da Impresa (a "dona" da SIC) é "benfiquista assumido", a Cofina (dona do Record, Correio da Manhã e CMTV), através da CMTV, assina parcerias com o Benfica, os comentadores do Sporting, nos mais diversos canais, são, assumidamente ou não, contra esta direção do Sporting (ROC e Manuel Fernandes - SIC, Jorge Gabriel - RTP, Pedro Sousa e Pedro Barbosa - TVI), sendo o Paulo Andrade (CMTV) e Eduardo Barroso (TVI) as excepções que confirmam a regra.

Nos jornais, temos o banana do Vítor Serpa como director d'A BOLA mas os sub-directores e editores (José Manuel Delgado e Fernando Guerra) é que mandam verdadeiramente naquilo que interessa (leia-se, nas escolhas das manchetes). O Record tem o inenarrável João Querido Manha como director e uma equipa de "lampiõezinhos" a escrever merda todos os dias, enquanto O JOGO... é do Porto.

Epah, tenho quase a certeza de que o jornal do Benfica não "ataca" tanto o Sporting como o faz o Correio da Manhã ou o Record. A sério!

Entretanto, os últimos "leões" que tinham algum "peso" no jornalismo desportivo vão desaparecendo... Artur Agostinho já foi, o Rui Tovar também e o Fernando Correia vai para a Sporting TV. Mantém-se apenas o Ribeiro "mais-que-politicamente-correto" Cristóvão, o que, comparado com Rui Pedro Braz ou o adepto-de-outro-clube-que-não-o-Sporting, Bruno Prata, é como comparar revistas expostas em qualquer papelaria ou sites de jornais ou páginas no Facebook: já ninguém compra os primeiros, quanto mais lê-los.


Não vejo maneira de este cenário se alterar nos próximos tempos e só concebo tal mudança se conseguirmos vencer títulos consecutivamente, caso contrário, o panorama actual manter-se-á ou, provavelmente, ainda piorará. A chegada eminente da Sporting TV será uma lufada de ar fresco, uma réstia de Sportinguismo que nos permitirá manter a lucidez nesta "vermelhice" desenfreada mas enquanto nos mantivermos "inférteis", sem capacidade de produzir títulos e, consequentemente, novos Sportinguistas, a nossa representatividade continuará restrita a "Sportinguistas" da estirpe de ROC ou Jorge Gabriel...

#medo

8 comentários:

Silva disse...

Por acaso o Rui Tovar era um benfiquista ferrenho, andei com ele na tropa.

SportingSempre disse...

para mim a RTP não tem sequer comparação com o resto.

É o meio de comunicação mais escandalosamente anti sporting que existe de há uns anos para ca.

e com dinheiros públicos, filhos da puta deviam ser privatizados de vez

RP disse...

Silva,
Acredito que andaste na tropa com o Rui Tovar, mas ele era Sportinguista.

Hoje fiquei satisfeito de ouvir os comentários do Paulo Andrade na transmissão do jogo do nosso Sporting com uma seleção dos Açores, feita através do nosso site.

Silva disse...

Só se mudou de clube, o que duvido.

Erk disse...

O Rui Tovar assumiu sportinguismo numa entrevista qualquer.

O que pouco importa.

Era um dos mais isentos jornalistas desportivos que vi.

Anónimo disse...

A Rtp e principalmente a Rtp norte, perdão, Rtp informação são de longe os canais mais escandalosamente anti-Sporting! Não se compreende em canais públicos pagos com o nosso dinheiro. O que vale é que a Rtp informação ao que parece e fazendo jus à sua fraca qualidade, a audiência é resumidíssima! É o que merecem...Se fosse um canal privado provavelmente já tinha acabado.

Captomente disse...

Obrigado pelos comentários, ajudam-me a manter a sanidade mental.

Quanto ao Rui Tovar e o seu "clube do coração", é ver o vídeo e ficar atento, a partir do 1:00.

https://www.youtube.com/watch?v=zTRkdl1TIEA

SL

Anónimo disse...

Todos nos sabemos o bom jornalismo existente em portugal,noticias de treta para encher chouriços,e digo isto para classificar o jornalismo no geral.
Aquilo que se faz em portugal de jornalismo é uma vergonha.
Mas falemos entao no jornalismo desportivo,bem aquilo que se ve é repugnante,ontem no programa onde pontificam o Roc,o otario do benfica e o deficiente jagunço do porto,o otario do intrevistador falava mal do sporting ou tentava atacar os seus intresses ou o seu bom nome,ate se ria.
É inqualificavel,eu no lugar do presidente do sporting como seu orgao maximo puniria estes srs com acçoes judiciais.
Mas tambem consigo ver a outra parte,os sportinguistas que estao nesses clubes nao sao do sporting e isso justifica o pq de nao o defenderem,foram pessoas que se serviram anos a fio do nosso clube.
Espero que um dia sejam chmados á justiça por aquilo que fizeram ao meu clube,por esse motivo e para gozo e agrado de benfiquitas e portistas,esses mesmos srs sao escolhidos para estarem nesses programas.
Fica muito mais facil atacar o sporting,nao estamos representados em nada,mas nada mesmo.