24 de maio de 2016

"Invéntate un fichaje"

Li há dias um artigo excelente de um site espanhol (Barraca, ligado a adeptos do Valência, parece-me) intitulado "Invéntate un fichaje". É uma lição de história sobre como surgiu a célebre "silly season" do futebol, aqueles meses entre uma época que termina e outra que se vai iniciar, onde o rumor mais improvável do mundo, como o Gareth Bale ir para o Sporting, tem direito a manchete no jornal. Não vou contar como tudo começou, está tudo explicado no tal artigo, aconselho todos a lerem-no e ler espanhol é fácil. Deixo apenas estas duas notas que lá se encontram:

"Stefan Szymanski estableció en un estudio incluido en Soccernomics que ninguna de las operaciones que ocupan las noticias durante los primeros meses de mercado acaban realizándose."


"La Universidad de Cambridge fue más allá, y en otro estudio estableció que el 83% de las noticias de fichajes que se publican a lo largo del año no tienen ninguna base real detrás."


Ontem, houve um tipo inglês, adepto do Sunderland, rival do Newcastle, que colocou um tweet a dizer que viu o jogador Andros Townsend, precisamente do Newcastle, num avião em direção a Lisboa e ainda acrescentou que ele vinha efectuar testes médicos ao Sporting.



E pronto, bastou um tweet ontem e hoje temos isto na primeira-página do Record. Sim, bastou um tweet, porque foi a partir do tweet do adepto do Sunderland que o rumor pegou fogo e alastrou até ao Record. Primeiro, começou a alastrar-se pelos adeptos do Sporting no Twitter, passou para o Facebook e finalmente, para as páginas de apoio ao Sporting, blogs, etc. Importa dizer que sim, parece que o Towsend andou de avião (já vamos lá) nestes últimos dias mas a foto do Townsend no avião que o adepto do Sunderland utilizou é de 2014 ou 2012, não é recente. Basicamente, o tipo inventou que a história dele vir para o Sporting.






É delicioso ver os tweets de hoje do gajo. Desde o "Made it" da capa do Record até aos retweets da "notícia" que alastraram até aos jornais ingleses e até há aos tweets do pai do Townsend à alegada vinda para o Sporting, tudo é maravilhoso. É isto o jornalismo desportivo português. Lixo autêntico.






Ah! Ainda não acabou. Na capa do Record, além do Towsend, também vem o alegado interesse no jogador brasileiro Sandro, ex-Tottenham (tal como Towsend) e actualmente no West Brom. Ora, parece que sim, Sandro esteve mesmo em Lisboa mas não para assinar pelo Sporting mas para assinar contrato com a sua futura... esposa. Casou-se em Portugal e, muito provavelmente, o seu amigo Towsend viajou para Lisboa afim de participar na festa. Daí até assinarem pelo Sporting, vai um pequeno tweet...




Sem comentários: