7 de maio de 2016

Professores primários

Há uma merda que me aflige desde há anos e que é a absoluta falta de escrutínio e "impunidade" com que os narradores e comentadores de jogos de futebol na tv fazem o seu trabalho em Portugal. Os narradores/comentadores têm um papel muito importante na educação dos adeptos. Funcionam quase como que professores primários, ao ensinar aos adeptos o mais básico do futebol. "Isto é um passe", "Isto é falta", "Isto é um fora de jogo". É com eles também que aprendemos bastante do vocabulário utilizado depois nas diversas discussões que temos com os nossos familiares, amigos ou colegas de trabalho/escola. "Pressão alta", "Linhas baixas", "Remate de ressaca". E além do vocabulário, aprendemos sobre o futebol em si mesmo, as técnicas, as tácticas, etc, e claro, também aprendemos muito sobre arbitragem... mas será que aprendemos?


Temos, de facto, uma cultura desportiva de merda. Daquilo que vou lendo e apreendendo de outros campeonatos estrangeiros (mais Espanha, Itália, Inglaterra e França), devemos ser dos mais "fanáticos", a par dos italianos e à frente dos espanhóis. Inglaterra é outra realidade, como já todos sabemos.

Nestes países, principalmente em Inglaterra e Espanha, há muita crítica e análise ao trabalho de quem narra e/ou comenta jogos na TV. Sejam comentadores de jogos em directo ou em programas de análise à jornada, é comum ver outros jornalistas a avaliar o trabalho dos tais "professores primários" do futebol. E quando o trabalho é mal feito, há críticas. E severas. (googlem "football tv commentator critics" :P )

Em Espanha, também há muita crítica mas, normalmente, são jornalistas de Barcelona a criticar comentadores/jornalistas de Madrid e vice-versa. Mas pronto, crítica. Em Itália, idem, lembro-me que já vi esta época uma polémica qualquer com um comentador da TV que detém os direitos de transmissão dos jogos do campeonato italiano.

Em Portugal? Licença para dizer merda. Ninguém critica os Freitas Lobo ou Carlos Daniel da merda que debitam semanalmente, ou ainda os "anónimos" narradores da Sporttv, SIC ou RTP. Ninguém. Mostrem-me uma peça de jornalismo ou opinião de um jornalista a criticar (analisar) o trabalho destes tipos. Pois. Mais depressa veremos um lampião a admitir que oferecer vouchers a árbitros não é lá assim tão normal...

O pior é que, além de funcionarem como "professores primários" dos adeptos de futebol, eles também funcionam como "juízes de primeira instância", ao analisarem e julgarem, segundos depois, se lance A ou B foi ilegal ou não. Muitas vezes, fico na dúvida se o Freitas Lobo é especialista em arbitragem ou de futebol. Tão depressa, num jogo do Sporting, é capaz de dizer peremptoriamente que o Slimani está fora de jogo como a seguir, num jogo do Bayern, já dizer que são lances difíceis de julgar. São eles que ditam o sentimento dos adeptos da semana seguinte. Têm o poder de tornar um lance inócuo na maior polémica do país. Junte-se a isto as 3327 repetições de "lances polémicos" que a Sporttv faz em cada transmissão e temos "Play Off", "Trio de Ataque" e "Campeonato Nacional" aos domingos, "Dia Seguinte"e "Prolongamento" às segundas, "Tempo Extra" às terças... e um livro editado pelo Pedro Guerra esta semana. Um livro editado pelo Pedro Guerra e com prefácio de Luís Filipe Vieira!!! Foda-se, querem mais fanático que isto?? :)))



Isto tudo a propósito de duas coisas que aconteceram esta semana. Há uns dias, mandei uma boca a um jornalista do MaisFutebol no Twitter, precisamente, dizendo-lhe que muita da culpa da falta de cultura desportiva da generalidade dos adeptos de futebol portugueses é dos próprios jornalistas, que não se avaliam nem criticam, particularmente os ditos narradores/comentadores. Claro que ele respondeu que não, que a culpa é nossa, dos adeptos, blá blá blá.






Pois bem, ontem, na transmissão do jogo Liverpool - Villareal na SIC aconteceu algo maravilhoso. Nem vou falar na merda que são, "esteticamente", o Luís Marçal e João Rosado a narrar/comentar jogos. Conseguem transformar qualquer jogo de futebol numa merda mais aborrecida do que ver um jogo do Benfica. (Ah!) Falo apenas na iliteracia deste "professor primário" de adeptos de futebol, após o 3º golo do Liverpool. E claro, João Rosado, mantendo o silêncio, também é cúmplice.






Como é óbvio, o golo é legal*. Na altura, não sabia dizer exactamente porquê nem o teor da regra que o diz mas tinha a certeza que o golo era legal. Mas eu não sou jornalista especializado em desporto. Nem me pagaram para narrar/comentar o jogo. Ao Luís Marçal e João Rosado, sim. Tinham obrigação de saber as regras de futebol de cor e salteado.


Não sei se depois na transmissão, Luís Marçal e João Rosado emendaram a sua opinião sobre a (i)legalidade do golo - não vi mais - mas pouco importa, o "mal" já estava feito. Quantos adeptos "alunos" terão interiorizado para sempre que, em lances idênticos, é fora de jogo e o golo deve ser anulado? Logo saberemos quando houver um golo marcado desta forma num jogo de um dos 3 grandes...









*No Holanda 3-0 Itália, na fase de grupos do Euro 2008, o primeiro golo do jogo é idêntico ao golo do Liverpool e, obviamente, perfeitamente legal.








Bónus: "O Griezmann rende dessa forma no Atlético de Madrid mas quando vai à seleção belga o rendimento não é igual" 😂 [Bruno Prata, na passada quarta feira, na RTP3]



3 comentários:

chirola disse...

Sobre a reação corporativista do "jornalista" do MaisFutebol, aconteceu-me exatamente a mesma coisa. Numa discussão que tive com ele no twitter esta semana afirmou diversas vezes que a responsabilidade sobre o atual (triste) estado de coisas no nosso futebol deverá ser repartida igualmente entre jornalistas e adeptos. Pois não, não deve nem nunca deverá ser. Eu não sou pago para opinar ou escrever sobre futebol, eles são. A responsabilidade será sempre maior no caso deles. Ter tomates para assumi-lo é que já é outra estória.

Sporting até morrer disse...

Acho que o Prata já dava para fazer uma compilação de hora e meia com as melhores bacoradas em troca de nomes, clubes, etc.
Vergonhoso como este merdas continua a ser comentador e nada diz de jeito~.
O padrinho é bom...

Green Street Hooligan disse...

O Luís Marçal corrigiu o comentário uns minutos depois. Parece que recebeu um email ou mensagem no twitter ou sms, whatever...

Embora eu tenha reparado logo no jogador caído na linha de fundo, é possível que o Marçal não tenha dado por isso. Ou deu por isso mas não sabe as regras. Neste caso pendo para a primeira opção. E eu que nem posso com esse gajo - aliás, não posso com a maior parte...