7 de janeiro de 2018

Game, set and match

Antes do jogo começar, lembrei.-me algumas vezes do jogo seguinte ao derby na Luz da época passada. Foi contra o Braga, um jogo parvo, atabalhoado e onde parecíamos estar ainda atordoados com o desenlace do jogo anterior. Perdemos, com um golo do Wilson Eduardo, se bem se lembram. Estava a temer o pior para o jogo de hoje. Quer dizer, quando joga o Sporting, temo sempre o pior mas depois do derby de há dias, estava particularmente temeroso e ainda mais quando marcámos um golo tão cedo no jogo. Estava à vista um empate e com um golo nos últimos minutos. O Marítimo, aliás, mostrou bem cedo que era essa a táctica. Defender com onze jogadores atrás da bola e esperar por um golo após um canto, livre ou contra-ataque.

Enganei-me. Foi um passeio. Não é por acaso que, minutos antes do jogo começar, o capitão de equipa do Sporting escolhe quase sempre iniciar o jogo atacando da bancada sul para a norte: é que assim está assegurado que a equipa jogará a segunda parte atacando de norte para sul, direito à baliza "grande", como JJ costuma dizer, direito à baliza "Vítor Damas", a baliza onde estão as claques do Sporting. Foram 4 golos em 40 minutos naquela baliza e um hattrick do Bas Dost. Gostei particularmente do golo do Bryan Ruiz. Bryan é um senhor, dentro e fora do campo, e merecia esta reabilitação junto da massa adepta do Sporting. Não está reabilitado totalmente mas este golo já servirá como salvo-conduto para mais umas quantas jornadas sem ser assobiado. Bas Dost é letal dentro da área mas o que gosto mais nos seus golos é depois as comemorações, quando se vira imediatamente para agradecer ao jogador que lhe passou a bola. Foi engraçado vê-lo um pouco confuso quando marcou o 4º golo, após uma bola vinda do guarda-redes do Marítimo, após remate de Bruno Fernandes.

Que mais há a dizer? Boa vitória - melhor ainda por não termos sofrido golos -, boa reação ao empate e exibição na Luz e, aparentemente, ninguém se lesionou. Mostrámos ter um bom plantel, preparado para as contingências e para o que resta do campeonato (e taças). Ristovski é um excelente jogador e André Pinto também. Estamos na luta.


O pormenor do Acunã que fez o apanha-bolas a levar as mãos à cabeça :) (dica: @diogomlbernardo )

Sem comentários: