8 de maio de 2014

Até tu, Federação?

"Agora «inventaram» que a Federação P. de Futebol nasceu em 1914. Apenas interrompeu funções, delegando-as na Associação de Futebol de Lisboa, entre 1910 e 1914. Mas é anterior, pois claro. Bem, ao menos são os únicos do meio futebolístico que dão uma data oficial posterior à data real da fundação. Em vez de darem uma anterior (isso, sim, é «milho» neste meio).


CAMPO DA FEITEIRA, com a Igreja de Benfica em fundo.
Primeira Selecção Nacional de Futebol.
Data: 1911.

Camisolas ainda azuis e brancas, que foram as primeiras da Selecção, porque a bandeira teve essas cores até 1910 e a encomenda chegou atrasada, em Novembro de 1910.

Acabem de vez com a ignorância militante e generalizada de que as primeiras camisolas da Selecção Nacional eram pretas, vermelhas, roxas, verdes e encarnadas ou seja lá o que for. As primeiras camisolas da Selecção Nacional foram azuis e brancas, bipartidas. Antes disso, por falta de dinheiro, a Selecção jogou, em Huelva, com as camisolas do Sporting (verdes e brancas, bipartidas).

Em 1910 o único organismo representantivo do Futebol Português era a Associação de Futebol de Lisboa (a Federação fora, provisoriamente apenas, suspensa nesse ano, regressando em 1914).

É com este equipamento que os «seleccionados» jogam. Entre eles, estão fundadores do Sporting, do Benfica e do Belenenses.

-- OUTRO ASSUNTO:

À atenção de Paulo Castelhano e de José Valente, ilustres investigadores do bairro de Benfica, deixamos uma parcela do que, sobre o Campo da Feiteira, escreveu Marina Tavares Dias no livro História do Futebol em Lisboa:

«O Grupo Sport Benfica fora fundado no final de Julho de 1906, tendo como primeiro presidente José Duarte. A festa de apresentação do novo clube teve lugar a 2 de Setembro de 1906, constando do programa uma série de provas velocipédicas, uma prova de pedestrianismo e uma gincana. Esta preferência pelo pedestrianismo e pelo ciclismo tinha a sua razão de ser: na época, Benfica era praticamente pleno campo, com as casas baixas limitadas ao perímetro da velha estrada que seguia para a Porcalhota*. Tratava-se do terreno ideal para correr ao ar livre, entre quintas e matas, ou para passear de bicicleta, aproveitando a longa estrada quase sempre deserta. O futebol estava, pois, fora dos planos iniciais de actividades, para o Sport Benfica. Mas acabou por ser introduzido uns meses mais tarde, por iniciativa da direcção, tendo a angariação de sócios sido alargada aos limites do bairro para que pudesse arranjar-se dinheiro para comprar a bola.*

O major Faria Leal, antigo dirigente do Sport Benfica, revelaria mais tarde: «O futebol tomou logo de princípio enorme incremento e adquiriu-se, por arrendamento, na Quinta da Feiteira*, de que era proprietário o brasileiro comendador César José de Figueiredo, um campo. Este campo, hoje ocupado pelo grande bairro fronteiro à igreja de Benfica, e que foi arrendado por uma ridicularia, fora um extenso faval sulcado de regos, que foi convenientemente trabalhado à enxada pelos próprios sócios, para que pudesse ser adaptado ao jogo. O facto de sermos o primeiro clube que possuía campo próprio atraiu à nossa convivência os jogadores de outros clubes, principalmente os do Sport Lisboa, que como todos eles, se treinavam e jogavam nos areais de Alcântara e Belém, ou no Largo da Luz. Desta convivência resultou, mais tarde, a união Sport Lisboa e Benfica, que subsistiu até hoje.»*

O novo clube, resultado da fusão, passou a ostentar no emblema o símbolo do Sport Lisboa (a águia) e o do Benfica (a roda de bicicleta). Aos sócios do Sport Benfica foram dados os números mais baixos na nova colectividade. Em compensação, o equipamento aprovado foi o de Belém, com camisola encarnada e colarinho e punhos brancos e calções também brancos. (etc.,etc.) — com Cosme Damião, Francisco Stromp e Belenenses Equipa em Igreja De Benfica."


Fonte: Lisboa Desaparecida
https://www.facebook.com/lisboadesaparecida.marinatavaresdias/photos/a.224008765148.176613.223989515148/10152283829800149/?type=1

Sem comentários: