6 de maio de 2014

Tristes e felizes

Um dos autores da famosa série 'Allo 'Allo!, David Croft, ajudou também a escrever a série que contava as aventuras que se passavam numa mansão inglesa dos anos 20, chamada You Rang, M'Lord? Era uma espécie de Downton Abbey mas em comédia. De um lado, tínhamos as peripécias da aristocrata família Meldrum, onde se incluia uma filha lésbica, um tio depravado por criadas e uma "lolita" apaixonada por um criado. Do outro, tínhamos os criados: a cozinheira e verdadeira "dona de casa" e o polícia que quer casar com ela, o orfão Henry que passa a vida a levar calduços, a criada (e inocente) Ivy, e depois, as verdadeiras estrelas da série: dois velhos conhecidos da I Guerra Mundial e que vão trabalhar juntos para a mansão Meldrum, o mordomo Alf Stokes e, abaixo na hierarquia, o criado James Twelvetrees.



Alf, o mordomo aldrabão e popular.



Alf, o mordomo, é baixo e atarracado e passa vida a tentar enganar os outros. É a personagem mais popular da série. Engana a cozinheira, de quem se finge apaixonar, obrigando-a a cozinhar dois bolos por dia, pensando que são para alimentar os orfãos, quando na verdade são para Alf os vender na pastelaria do bairro, ficando ele com o dinheiro. Bebe as garrafas de vinho do Porto e whisky do patrão à sucapa. Do orçamento para a cozinha, mete sempre algum para o bolso. Não perde a oportunidade para conduzir o Bentley do patrão. Toda a gente gosta dele. Todos confiam nele. Menos James, que o conhece desde os tempos da guerra e sabe bem como é Alf: um aldrabão sem escrúpulos.




James, não é a pessoa mais popular da rua mas também não rouba. 



James, por seu lado, é um tipo alto e dono do seu nariz. É orgulhoso e honesto. Quando a matriarca da mansão, Lady Lavender, já demente,  resolve oferecer as jóias da família à criada Ivy (filha de Alf e eterna apaixonada por James...), James Twelvetrees, contrariando a opinião de Alf em vendê-las e partilharem o dinheiro entre si, decide que devem comunicar ao patrão o que se passou. Assim foi feito. Quando Alf sugere alguma falcatrua em benefício dos criados, James nega sempre, o que o vai tornando antipático aos olhos de quem o rodeia. Honestidade acima de tudo.


Durante as três ou quatro temporadas que demorou a série, Alf ia "vencendo" os episódios, conseguindo passar sempre incólume às burlas e enganos que foi fazendo às pessoas mais próximas de si.


No último episódio da série, porém, após a família Meldrum ter ido à falência e os empregados terem sido despedidos, a comédia acção termina com um Alf triste e sozinho a fumar uma cigarrilha enquanto observa James a caminhar no horizonte, de mão dada com Ivy e com duzentas e tal libras na conta bancária, fruto de anos de poupança. Felizes.


Sem comentários: