17 de agosto de 2013

Nova lei do fora-de-jogo "posicional"

Vem aí a Liga (aliás, já começou com o Paços 0-2 Braga) e também uma alteração à lei do fora-de-jogo "posicional". Quer dizer, a regra mantém-se igual, há apenas uma alteração à interpretação da lei. Não vou colocar aqui o texto da lei e as suas alterações, se quiserem ler tudo, vão aqui.

O que me leva a escrever este post é apenas para que os 5 leitores do blog saibam com que contar nesta época. Eu sigo o campeonato escocês (sério, gosto mais de ver um Inverness - Aberdeen do que um Osasuna - Sevilha) e nas 2 jornadas que leva a SPFL, já aconteceram 2 golos em que a regra do fora-de-jogo "posicional" teve de ser accionada.

No primeiro lance, que deu o golo da vitória do St Johnstone frente ao Hearts, tanto o fiscal de linha como o árbitro não consideraram que o jogador em fora-de-jogo "posicional" tivesse procurado "impedir que um adversário possa jogar a bola, obstruindo claramente o seu campo de visão ou disputando a bola" e, como tal, validaram este golo de Stevie May.



Na jornada do passado fim-de-semana e num lance semelhante, durante o Ross County 1-3 Partick Thistle, aquele que seria o 4 golo do Partick, marcado por Kallum Higginbotham (dos melhores nomes de sempre de jogadores de futebol!), foi anulado pelo fiscal de linha, por ter considerado que o avançado em fora-de-jogo posicional "impediu que um adversário possa jogar a bola, obstruindo claramente o seu campo de visão ou disputando a bola".

                                                                 (o golo é aos 4m36s)

Como podem ver, os golos são quase iguais mas no entanto, um foi anulado e o outro foi validado.

Resumindo: a lei 'tá igual. Tudo continua a depender do critério do fiscal de linha e do árbitro. lol

Sem comentários: