23 de agosto de 2013

Os bombeiros de Alvalade

Hoje morreu mais um herói (neste caso, heroína) de Portugal. Morreu um herói verdadeiro, não daqueles falsos que costumamos idolatrar nas tvs, net e jornais. Morreu uma bombeira de 24 anos, mãe, quando estava a lutar contra as chamas que, inevitavelmente, queimam o nosso país, todos os santos verões. 

É sempre assim: chega Julho/Agosto, começa a “época dos incêndios”, os bravos bombeiros portugueses (os que ainda não emigraram…) pegam no seu equipamento cada vez mais velho e usado e lá vão eles fazer aquilo que, durante os meses anteriores ninguém fez algo para evitar: apagar fogos. Limpeza de mata? Mais helicópteros? Melhores condições? Naaah, toma lá mazé uma multa de 2000 euros por não teres um autocolante na ambulância a dizer “Proibido Fumar”. E se forem lá buscar água à piscina para apagar o fogo ao lado da quinta, ainda são capazes de mandar vir com o bombeiro.


Os bombeiros de Alvalade

Eu sei, eu sei, juntar um assunto tão fútil como é o futebol a outro tão sério como são os nossos bombeiros, é estúpido e pouco sério... Mas, para quem não sabe, este blog não foi feito para ser levado a sério.

Todos os anos é a mesma coisa, chega Junho/Julho e começa a “época do Europeu/Mundial”, a equipa de todos nós (Sportinguistas, Benfiquistas e Portistas…) pegam no seu equipamento vermelho e verde (cada vez menos verde…) e lá vão eles fazer aquilo que, durante os meses anteriores ninguém acreditava que conseguiriam: lutar por um título. Jogadores do Sporting fingirem que estão lesionados para não jogarem jogos particulares? Disponibilidade total dos jogadores do Sporting para participarem em torneios/estágios “não-oficiais”? Simmm, e toma lá um joguito em Alvalade em cada 3 anos que é para não te queixares.


Quem é o grande responsável por termos tido jogadores com alguma qualidade para envergarem a camisola das quinas, nesta última década e meia? O Sporting, pois claro. 

Patrício, Veloso, Moutinho, Varela, Nani, Ronaldo, Simão, Futre, Figo, Carlos Martins, Quaresma… Anda o pobre Sporting a fazer crescer e nutrir estes futuros bombeiros da Seleção Nacional, época após época, na Academia de Alcochete, enquanto os outros “ricos” do nosso futebol andam, ano após ano, a encher piscinas com colombianos e sérvios, enchendo o seu quintal com entulho que irá acabar, inevitavelmente, em construções em Madrid, Brasil ou Qatar. E quando não lhes basta, todos os anos, apresentar uma equipa “lavada” com um guarda-redes caro mediático como Roberto ou um Jamez “45 milhões” Rodríguez, sentem ainda necessidade de despejar gasolina sobre o “bombeiro” Sporting e pegar-lhe fogo, como quando aliciaram Moutinho, compraram Simão, desviaram Futre (duas vezes) ou resgataram Carlos Martins. (Sim, lembro-me de Pacheco e Paulo Sousa, tal como João Pinto, que foi dispensado por Vale e Azevedo, e apenas Sousa foi formado no Benfica, clube ao qual chegou quando já tinha dezasseis anos.)

Para juntar o “insulto ao prejuízo”, como costumam dizer os ingleses, temos ainda a forma como os “agentes” do nosso futebol nos tratam. Processos por imagens “violentas” em túneis, greves de árbitros aos jogos do Sporting (duas vezes), rescisões de contratos de jovens da formação por “problemas psicológicos”, campanhas & novelas sistemáticas nas capas de jornais,  tapping up a capitães do Sporting que não são punidas, eu já vi tudo feito ao Sporting. E dentro de campo, é melhor nem falar… Enfim, uma pouca-vergonha.


Escrevi isto ontem à noite, desconhecendo – mas antecipando – a decisão da Comissão Arbitral Paritária (CAP) da Liga ou da Federação, não sei precisar. A CAP é formada por 6 elementos, 3 do Sindicato dos Jogadores (cujo Presidente, desconhecendo o processo, disse logo no início que estava do lado de Bruma) e 3 da Liga. 

Não é preciso ser vidente para saber quem é que se vai "queimar" com esta história do Bruma... Só ainda não sei é quem é que despejou a lata de gasolina desta vez, se o Benfica (para LFV sacar um último coelho da cartola, de modo a iludir - mais uma vez - os lampiões) ou se o Porto (para PdC erguer a seu último dente de elefante)

Sem comentários: