9 de setembro de 2013

Eusébio, Figo e Ronaldo

"But that wasn’t enough for Guttmann. A week after the final in Berne, he gave a debut to the player who would become the greatest in the club’s history: Eusébio. The Mozambican would probably joined Sporting had Guttmann not bumped into Carlos Bauer, who had played for him in São Paulo, in a Lisbon barber’s shop. Bauer was leading a Brazilian side on a five-week tour of Africa, and Guttmann asked him to keep an eye out for fresh talent. Five weeks later, they met again in the same barber’s shop. Bauer spoke of a forward with Sporting’s feeder club in Lourenço Marques (as Maputo was then called), whom he wanted to sign but couldn’t afford, and who was, anyway, destined for Sporting. Guttmann phoned the Mozambican club, hijacked the deal and had Eusébio’s signature two days later."

Pág. 99, Inverting the Pyramid, Jonathan Wilson






"Os meus golos eram com adversários difíceis como a  Rússia e não como o "outro", que marcou os golos em jogos contra selecções como o Frankestein. (sic)"




Macacos me mordam (no racist pun intended) se foi não esta a causa da célebre "maldição" do Guttmann e que se alastrou pelo clube encarnado. Roubaram o Eusébio ao Sporting, ganharam uma Taça dos Clubes Campeões Europeus com ele, sim, mas depois... mais cinco finais europeias e sempre a serem enrabados. Jesus ganha um campeonato, sim senhor, mas depois... sempre a ser enrabado e, nalguns casos, de forma épica (a época do "apagão" da Luz, o "triplete" da época passada...).

Por mais que tentem contornar, adornar, enfeitar a história da ida do Eusébio para o Benfica, percebe-se, a cada entrevista do homem quando se tem de referir ao Sporting e/ou a (ex-)Sportinguistas, que a sua "paixão" pelo Benfica e sua chegada aos encarnados não foi natural, não foi "como devia de ser"... Não estava "escrito nas estrelas". Se o tivesse sido, não acabaria a carreira a jogar no Tomar ou no Beira-Mar. (grande Pedro Sousa!).

Foi como se, depois de haver um livro escrito e editado sobre a história do Benfica, alguém (Guttmann) tenha adicionado um capítulo à força, innaturalmente, um grão de areia que desestabilizou, para sempre, o justo mecanismo celestial do futebol que define a sorte dos jogadores e dos clubes e que, justo como é, recompensa os honrados e castiga os desleais.

A acreditar em bruxarias, mojos, etc, esta merda só se resolveria - do ponto de vista lampião - se o Sporting resolvesse sacar um puto formado por eles e que esse puto se viesse a tornar um craque ao serviço do Sporting. Ora, como acho que BdC é um tipo inteligente e que continuará presidente do Sporting por umas décadas e, além disso, a formação do Benfica é uma merda, creio que os lampiões vão continuar a ser enrabados nestes próximos tempos.

Mais recentemente, temos o exemplo do pesetero Luís Figo, jogador imenso de quem a sua valia futebolística ninguém questiona mas que o mesmo não se poderá dizer acerca do seu carácter enquanto ser humano (basta lembrar a sua "atribulada" saída do Sporting). Do que me lembro, sei que, antes e enquanto Figo jogava no Barça, a rivalidade entre o clube catalão e o Real Madrid era equilibrada, sem haver períodos de hegemonia muito longos de um clube relativamente ao outro.

Figo sai para o Real Madrid - pouco tempo depois de jurar amor eterno a Barcelona - e sim, ganham uma Liga dos Campeões, mas depois... há dez anos que não vão a uma final. Nem Mourinho os salvou. E toda a gente sabe como tem sido a história de sonho do Barcelona nestes últimos anos. Ligas espanholas, Ligas dos Campeões, "manitas"... Até quando?

Talvez até à saída de um "crack" madridista para a Catalunha... (Casillas? E o Sandro Rosell tem pinta de ser parvo)


É... como dizem os espanhóis, "Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay..."

2 comentários:

Anónimo disse...

O Paulo Sousa foi "roubado" ao Benfica...

Captomente disse...

Mas não formado pelo Benfica (chegou no último ano de júnior, creio) nem se tornou num "craque" no Sporting. (esteve em Alvalade, o quê? Duas épocas?)

"esta merda só se resolveria - do ponto de vista lampião - se o Sporting resolvesse sacar um puto formado por eles e que esse puto se viesse a tornar um craque ao serviço do Sporting"


(Obrigado pelo comentário e volta sempre!) :P