Com a devida vénia ao site “VERDE BRANCO”, O site a
consultar quando o tema é a camisola do Sporting Clube de Portugal, retirei de
lá as últimas infos relacionadas com o próximo fornecedor de material
desportivo para o clube, a italiana Macron.
A discussão já começou ao tempo: “Ah, mas a Macron não é uma
marca ‘top’”, “Ah, mas a Macron paga 2 milhões por ano – a Puma pagava 600 mil”,
“Ah, mas preferia a Nike ou a Adidas”. Há-de acabar o contrato com a Macron –
sim, porque vai ser ela a fornecer os próximos equipamentos do Sporting – e ainda
se estará a discutir o assunto. É normal.
Em relação a isto, o que posso dizer é que quando foi
anunciado, há anos, que a Puma iria ser nova fornecedora de equipamentos do
Sporting, fiquei extasiado. Puma, a marca da moda de então, irreverente e com o
“trunfo” de ser quem equipava a seleção campeã do mundo, a Itália. Estamos em
2014 e que digo acerca dos equipamentos que a Puma fez para o Sporting desde
2006? Bela merda. Até a Reebok fez equipamentos mais bonitos.
O nome “Macron” não me diz nada. Mas já os equipamentos
dizem qualquer coisa. Gosto do equipamento do Nápoles, da cor e parece-me que o
material é mais robusto, menos “plástico”, mais “verdadeiro”. E depois há uma
coisa essencial… A Macron, ao contrário de Nike ou Adidas, ouve realmente os
seus clientes e deixa-os terem a liberdade para desenharem a camisola ao seu
gosto, explica Roberto Casolari, director de Marketing da Macron, nesta
entrevista, ao site italiano Il Democratico:
“Se os grandes nomes
como a Nike ou Adidas podem chegar ao pé das equipas e dizerem-lhes: esta é a
vossa camisola, já a Macron raciocina ao contrário, a nossa oferta sob o
aspecto do design é um fundo em branco”. A fábrica dá a possibilidade ao clube
de criar a própria camisola, metendo ao dispor um grupo de designers, que
trabalham sob as ordens do clube, desde que tal não vá contra, obviamente, ao
regulamento federal”
Depois vem a parte mais interessante, a criatividade da
Macron:
“Como se trabalha na Macron, descobrimo-lo quando entramos
naquela que se intitula como “O quarto dos sonhos”: Muros luminosos,
fotografias gigantes de campeões e o melhor da produção Macron em exposição.
Representados estão os 40 clubes mais importantes e algumas das criações mais
originais como a segunda camisola do Millwall, Série B inglesa, na qual estão
escritos de todos os jogadores da história do clube. Ou então a célebre
camisola alternativa camuflada do Nápoles, um desejo expresso do presidente [do
Nápoles] Aurelio De Laurentis, que Casolari explica assim: “Está a ser um
grande sucesso, aplicámos uma ideia de moda aos equipamentos desportivos.” A
possibilidade de personalizar a camisola é verdadeiramente infinita: basta ver
a coleção de camisolas Marvel, utilizadas pelo líbero da [equipa de voleibol]
Modena Volley, que mostra os desenhos do Spider-Man, Dragon Ball e One Piece”
A camisola do Millwall, p'ra mim, está genial. Serviu p'ra comemorar os 125 anos do clube. |
Os camuflados do Nápoles. O De Laurentis é um maluco do crl. |
Duplo lol. |
Eu gosto bastante deste aspecto da criatividade. Só nos resta confiar no bom gosto das
pessoas da direção que vão trabalhar com a Macron. :P
Para terminar, a confirmação de que a Macron equipará o Sporting:
“As exportações
representam cerca de 70% da facturação, sendo os mercados mais explorados os da
Grã-Bretanha, França, Espanha e Portugal. Note-se os países que têm algumas das
suas equipas mais importantes representadas pela Macron, e Casolari revela que entre
os clubes que entrarão na equipa, no próximo ano, estará um grande clube
português, um nome por agora secreto, e o Crystal Palace, clube que milita na
Premier League inglesa. “
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