29 de abril de 2015

Primos afastados

Os San Francisco 49ers são um clube de futebol americano situado na cidade de Santa Clara, California. São, julgo eu, um dos clubes mais carismáticos de futebol americano e, como quase todos, muito ricos e poderosos. Em 2014 começaram a jogar no novo estádio Levi's (yep, dos jeans), construído propositadamente para eles, com ajuda da Câmara local. Será o estádio que receberá a próxima SuperBowl e onde se realizou o Wrestlemania deste ano.

Ao lado do estádio, encontram-se alguns campos relvados que são utilizados por algumas equipas e ligas locais de futebol de formação do "nosso" futebol, o "soccer". Um ano após a inauguração do estádio, os tipos dos 49ers aperceberam-se que não têm espaço de estacionamento suficiente para acolher todos os espectadores VIP que vêm assistir aos seus jogos e decidiram (tentar) comprar os tais campos relvados de "soccer" ao lado estádio, à revelia dos clubes e ligas que lá jogam e treinam há anos, indo directamente aos donos dos terrenos: a Câmara de Santa Clara.

Parecia estar tudo já alinhavado: uma reunião à porta fechada entre membros da Câmara e a sua presidente, uma proposta de 15 milhões de dólares por 30 anos de utilização dos tais terrenos e com a promessa dos 49ers e Câmara de Santa Clara de disponibilizarem outros campos relvados, noutra parte da cidade. Só faltava assinar o contrato.

Entretanto, os utilizadores dos campos relvados souberam da infame proposta e resolveram combatê-la, mobilizando os pais e as próprias crianças, habituais utilizadoras dos campos. E nisto, os americanos são do caraças. Fizeram cartazes, falaram com os media, e conseguiram fazer com que a tal reunião fosse à porta aberta e invadiram, positivamente, a assembleia da Câmara de Santa Clara. Não conseguiram impedir totalmente a venda dos terrenos mas conseguiram, pelo menos, que a Câmara reavalie a oferta dos 49ers (fala-se que os terrenos podem valer uns 75 milhões de dólares, dependendo da sua futura utilização) e que tenham mais tempo para decidir o que fazer.

 Enquanto pesquisava por mais notícias para poder para terminar o post, encontro esta que diz que, aparentemente, os 49ers aperceberam-se da borrada que fizeram ("They realized that their proposal has absolutely no public support.") e irão retirar a proposta. Pelo menos, para já. O "soccer" ganhou ao futebol americano.



São nossos primos (muito) afastados! Distantes mas orgulhosamente com o mesmo sangue verde e branco :)




O clube que mais utiliza os campos relvados ao lado do estádio Levi's, com as suas várias equipas de formação, masculinos e femininos, e que mobilizou pais, filhos e filhas para lutar contra os San Francisco 49ers, chama-se Santa Clara Sporting Clube e é a 152ª filial do Sporting Clube de Portugal.






"Hello, chefe? São do Sporting e são muitos!"



links:

http://www.standupforsantaclara.com/

http://www.sfchronicle.com/bayarea/matier-ross/article/49ers-no-match-for-Santa-Clara-Youth-Soccer-League-6223247.php

http://abc7news.com/sports/soccer-kids-parents-furious-49ers-want-their-fields-for-parking/675785/

http://usatodayhss.com/2015/49ers-attempting-to-buy-adjacent-land-out-from-under-santa-clara-youth-soccer-league

http://www.mercurynews.com/breaking-news/ci_28007282/councilwoman-49ers-calling-time-out-15-million-parking

7 comentários:

Mestre de Cerimónias disse...

Que história deliciosa. Nota-se que são família! :) Um abraço.

Captomente disse...

Ver aqueles putos (e graúdos) todos com a camisola listada verde e branca mexe com qualquer sportinguista! :)

Abraço.

o secretário do Acosta disse...

Que delícia!

Anónimo disse...

Espalhem isto por todo o lado, por favor, porque é uma história notável. O Sporting é universal!!!

Férenc Meszaros disse...

A nossa luta é global. E curiosamente, os 49ers equipam de... vermelho!

Sporting até morrer disse...

Orgulho em ver as nossas camisolas nos states tão bem representadas!

The Cure disse...

Lindo!