29 de maio de 2016

Moutinhices

Ontem foi a final da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Atlético Madrid, transmitida na RTP1. O Real Madrid de Cristiano Ronaldo, Florentino Pérez e Jorge Mendes contra o Atlético Madrid de Tiago, Enrique Cerezo e Doyen Sports. Não foi com surpresa que se viu Luís Filipe Vieira, Fernando Gomes e Antero Henrique entre os convidados para assistir, in loco, à final de Milão. Nem fiquei surpreendido ao ver a irmã do Cristiano Ronaldo cantar para os adeptos do Real, numa praça da cidade do norte de Itália. Já não posso dizer o mesmo do comentador do jogo de ontem na RTP. O narrador foi o habitual, o Alexandre Albuquerque, mas o comentador, ao contrário do que seria de esperar, não foi o António Tadeia mas sim o Bruno "perdão" Prata.



"O Jorge Mendes é mesmo o melhor agente do mundo: consegue meter Katia Aveiro a cantar em Milão e o Bruno Prata a comentar o jogo na RTP"




Não tinha muitas dúvidas, mas fui confirmar: o comentador de serviço nos últimos 6 jogos da Liga dos Campeões transmitidos pela RTP foi o António Tadeia. Benfica-Zenit, Bayern-Juventus, Bayern-Benfica, Benfica-Bayern, Man City-Real Madrid e Real Madrid, sempre narrados por Alexandre Albuquerque e comentados por Tadeia. Não fui verificar os jogos da fase de grupos mas tenho quase a certeza que foram, na sua maioria, também comentados por ele. De Bruno Prata, só me lembro de o ouvir comentar jogos das seleções jovens de Portugal, nomeadamente a seleção sub-21. Não me lembro de o ouvir comentar jogos da Liga dos Campeões esta época. E percebo porque não o puseram a comentar mais jogos...






Benfica-Zenit, 16/02/2016 https://www.facebook.com/antonio.tadeia/photos/a.298540570255537.66567.298524470257147/861141997328722/?type=1&theater Bayern-Juventus, 16/03/2016 https://twitter.com/atadeia/status/710183318835355648 Bayern-Benfica, 05/04/2016 https://twitter.com/atadeia/status/710183318835355648 Benfica-Bayern, 13/04/2016 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=897057760403812 Man City-Real Madrid, 26/04/2016 https://www.facebook.com/antonio.tadeia/posts/904351429674445 Real Madrid-Man City, 04/05/2016 https://www.facebook.com/antonio.tadeia/posts/908707079238880



E no entanto, foi Bruno Prata quem viajou até Milão, na companhia de Alexandre Alburquerque e do inenarrável Hugo Gilberto, certamente com o aval do chefe de redação, Carlos Daniel, para comentar, ao vivo, a final da Liga dos Campeões Europeus, disputada, como disse no início do post, entre o Atlético Madrid de Tiago, Enrique Cerezo e Doyen Sports, e o Real Madrid de Cristiano Ronaldo, Florentino Pérez e Jorge Mendes... dono da infame empresa de representação de jogadores, Gestifute, e que tem como funcionária, nem mais, nem menos, do que a esposa de Bruno Prata.




Hugo Gilberto e Carlos Daniel, os manda-chuva do desporto da RTP, a conversarem com LFV, outro manda-chuva.



Portanto, temos o António Tadeia a fazer os "jogos de qualificação", sempre a titular e em jogos tão importantes como os dos quartos e meias-finais, para na final, o "seleccionador" Carlos Daniel deixá-lo de fora e convocar o Bruno Prata. Isto, para mim, é escandaloso. Faz lembrar quando o Moutinho ficou de fora dos convocados para o Mundial 2010. É uma vergonha absoluta.  Mas não surpreendente.


Não me custa a crer que se passe o mesmo nas restantes redações deste país, em que o compadrio e nepotismo leve sempre a melhor sobre o profissionalismo e imparcialidade. António Tadeia, daquilo que fui lendo e ouvido ao longo destes tempos, é Sportinguista mas, ao contrário da maioria dos seus colegas que são benfiquistas, não deixa que o seu clubismo lhe tolda a racionalidade e remova a imparcialidade. Aliás, por vezes, vejo-o a ser mais crítico com o Sporting e benevolente com o Benfica, o que faz com que muitos Sportinguistas o critiquem várias vezes. É isto que foi acontecendo nos últimos anos, décadas. Os jornalistas, mais ou menos, afectos ao Sporting foram encostados, esquecidos ou mesmo empurrados (vide o José Manuel Freitas, que está agora na TVI24 e que foi "chutado" d'A BOLA), para dar lugar a esta nova vaga de "jornalistas" conotados com o #NacionalBenfiquismo e onde lhes é ordenado dado espaço público para elogiar os fundos, LFV, Benfica, FPF, Fernando Gomes e para ignorar ou criticar tudo o que venha do lado do Sporting (BdC, JJ, os vouchers, etc)

Quando reparei que era o Bruno Prata a comentar o jogo, não resisti e mandei uma boca no Twitter ao António Tadeia. Perguntou o que se tratava e respondi de volta, perguntando-lhe se não deveria ser ele que deveria estar em Milão a comentar o jogo. Disse, olimpicamente, que iria estar hoje no Porto, a comentar o Portugal-Noruega mas não foi isso que eu lhe tinha perguntado... Ainda insisti mas não disse mais nada. Fiquei esclarecido.

Se o António Tadeia, dos poucos jornalistas que acho que são ainda verdadeiramente independentes, não reage e não se indigna por tamanha injustiça que lhe fizeram (provavelmente, com receio de perder o seu ganha-pão), é sinal de quão as coisas estão mal em Portugal... ou alguém duvida que o Tadeia não preferia ter comentado ontem a final da Liga dos Campeões em vez de um particular qualquer entre Portugal e Noruega?



11 comentários:

RP disse...

Sempre atento.
SL

Cantinho do Morais disse...

"...ou alguém duvida que o Tadeia não preferia ter comentado ontem a final da Liga dos Campeões em vez de um particular qualquer entre Portugal e Noruega?"

Ir a Milão em detrimento de um particular de Portugal? Mas o Tadeia, por acaso, é louco?
Então ia perder a estreia do hino do Abrunhosa?
E ia perder (ainda por cima ao vivo), mais uma internacionalização do 2º melhor jogador português de todos os tempos (só atrás de Eusébio e já à frente de Rui Costa), numa demanda rumo à 25ª internacionalização que vale 5M? E, quem sabe, com direito a nova invasão de campo?

Finais da Champions há muitas, "seu palerma"...

#santosdámea25!

Anónimo disse...

Isto afinal parece que está tudo ligado, pelo menos parece ou não será? Vou ler de novo o post. O Freitas vejo-o sempre na TVI e vejo-o sempre a elogiar o Slb, raramente o vejo a elogiar o Sporting, e esta época havia centenas de razões para o elogio quase constante. Ah, mas era sportinguista, não sabia. Saudações.

Sporting até morrer disse...

"não compreendo porque Simeone não coloca Oliver em campo...ah esperem...afinal Oliver não foi convocado..."

Comentários para quê?

SL

RedAtheist disse...

Ser Benfiquista e crime para ti?

Ace-XXI disse...

Hahaha! O vídeo do prata a comentar os 21 está fantástico! Lol

Lourenço disse...

Não (mas quase!).
Ser benfiquista não é crime.
Problema é que só há lampiões.

Mas continuando, ser incompetente é que devia ser crime.
Só isso. Este post não é sobre o carnide.
Eu sei se têm a mania que são os maiores do mundo mas este post não é sobre os neocorruptos, sport vouchers e carnide.
É sobre incompetência recompensada por compadrio, favores.
Corrupção e influência.
Sobre a ausência de valores (ou a prevalência de maus valores) e ética profissional.
Este post é sobre a injustiça a poucos dos bons profissionais do jornalismo em Portugal.
É sobre o silêncio dessa injustiça pelos próprios porque ninguém lhes vale.

Este post é sobre maozinhas.
É sobre lavagens de imagem e dinheiro.
É sobre o demasiado poder que tem uma personagem que devia ser uma personagem secundária no futebol.
Só que Mendes, ode lhe seja feita, é mais muito mais que um agente.
É sobre ninguém em Portugal questionar esse poder.

E não é o jornalismo desportivo que morreu.
É todo o jornalismo português. Isto não é um caso do futebol.
Isto é um caso de um país corrupto.

Este post não é sobre o carnide.
É sobre o mendes.

Curioso, que tu tenhas feito essa associação.

Obviamente o estado lampionico é grande beneficiado da teia mendiana.

Sim sim... tudo teorias

Lourenço disse...

Aliás, consta que o prata nem é lampião.

É apenas um incompetente avencado brochista

António Tadeia disse...

Meu caro. Não disse mais nada no twitter porque segui em frente e nem voltei a pensar no assunto. As coisas são muito simples. Há uma chefia que marca serviços e há jornalistas e comentadores que os cumprem. Da mesma forma que todos os jogadores querem ser titulares mas não me lembro de muitos que se queixem abertamente quando ficam no banco. Vou ser claro. Se gostava se fazer a final da Champions? Gostava. Mas percebo as razões que levaram o Hugo Gilberto a decidir assim, pois fui destacado para fazer os jogos de Portugal no Europeu e por isso estava no Dragão na véspera. Avançou o Bruno, que tinha comentado os jogos do FC Porto na fase de grupos (sendo que a mim me tinham calhado os do Benfica e a pré eliminatória do Sporting). De resto, não vejo aqui nenhuma teoria de conspiração. Se a ideia fosse ter um comentador amigável para a Gestifute (no que não acredito e por isso repudio) faria mais sentido tê-lo no Europeu. Se a ideia fosse ter um comentador amigável para o Benfica (no que também não acredito e também repudio) então faria mais sentido tê-lo nos jogos do Benfica com o Bayern e o Zenit ou até na fase de grupos. Portanto, sou só eu que não vejo aí nenhuma base para essa conspiração de que fala? Cumprimentos! AT

Captomente disse...

Boas. Aceito a explicação e eu aceito bem o epíteto de "teórico da conspiração", já é normal ouvir isso vindo de jornalistas desportivos como o António. O que escrevi, está escrito, não tiro uma palavra e continuo a achar que o jornalismo português está "podre" e cheio de compadrios, mesmo que o AT continue a dizer que não. E este, para mim, foi um bom (mau) exemplo.

Obrigado pelo comentário. Cumprimentos, Rodrigo L.

Unknown disse...

Deixo aqui correção:
Quem decide o narrador e comentador é o João Pedro Mendonça, editor de desporto.
O JP anda a fazer más escolhas.