10 de maio de 2014

Reino da águia

O que é que eu penso sobre o momento e o futuro do Sporting? É difícil, perante tanta informação e contra-informação, perspectivar o que será a próxima época do Sporting. No final da época passada, todos - mas mesmo todos! - esperavam que nos batêssemos pelo 3º ou 4º lugar, pois os dois primeiros seriam, inevitavelmente, Porto e Benfica. Acabámos em 2º e, como disse o Adrien, não estivemos até ao fim a lutar pelo título porque aconteceram algumas coisas.

O presidente diz que, para a próxima época, somos assumidamente candidatos ao título desde o início; o treinador diz que "é preciso criar condições" para tal. Ora bem, vou dizer o que eu penso.

O maior candidato a ser campeão na próxima época é o Benfica. E o Porto será o maior candidato ao 2º lugar - aquele que dá acesso directo à Liga dos Campeões -, com o Sporting na espreita, como esteve esta época. Perante todos os factos, não consigo antever mais nada. Não sabemos quem fica, quem sai, se LJ fica, se sai... só nos resta aguardar.

A dinastia do Porto acabou. E como já disse em posts anteriores, não foi nesta época que acabou. As vitórias de pirro da última época e mesmo da anterior, ocultaram a podridão que invadiu o reino do Dragão. O Flopetegui só veio para o Porto porque era barato e porque já não há 18 milhões para pagar por um Danilo qualquer. Agora é tempo de ir às sobras do Barcelona e Real Madrid B.


Não tenham dúvidas: morte ao Dragão, longa vida à águia!

Que sorte que a Benfica TV teve... no ano em que se torna "paga" e transmite os jogos do clube em sinal fechado, eis que JJ consegue o impossível e alcança o "tetra"...! Não será alheio o pormenor de a Marktest (ou alguém usando este nome) andar a telefonar aleatoriamente (?) aos portugueses, com a desculpa de estar a fazer um estudo de mercado, e andar a perguntar se eu admitiria subscrever uma "nova" Benfica TV caso esta tivesse outra designação, tipo "Footv" ou algo do género.

O império de Luís Filipe Vieira alcançou a velocidade de cruzeiro. Ainda que a mais recente campanha de angariação de sócios - onde enviaram 4,5 milhões de folhetos pelo correio - mais pareça uma desesperada acção de "spam", destinada a angariar "guito" junto dos benfiquistas, pois o Banco de Portugal mandou fechar a "torneira" dos bancos aos clubes de futebol, é inegável assumir que o reino da águia está a ocupar, se é que já não ocupou, o lugar que durante os últimos 30 anos era do Futebol Clube do Porto.


Vou preencher o meu com o nome "Jacinto Leite Capelo Rego"

Importa referir a diferença entre Sporting e Benfica. Enquanto que, para se ser sócio do Benfica, apenas basta estar sentado em casa à espera de um folheto que caia na caixa do correio, nós, Sportinguistas, temos de ser nós, voluntariamente, a efectivar o acto. Sem pavillhão, sem a Caixa Geral de Depósitos a patrocinar, sem Câmaras a facilitar, sem a RTP a ajudar e sem o Governo a dar a mão, só nos resta a nós próprios, somente a nós, Sportinguistas, a ajudar a crescer o nosso grande amor, o nosso Sporting.

Missão Pavilhão, aqui.


(É muito fácil ser-se benfiquista.)


A propósito:

""Segundo os presidentes das colectividades e os proprietários, as Casas do Benfica vivem de resultados e se o Benfica não ganha, existe menos gente a vir ver o jogo e a comprar bilhetes. “No início da época foi alarmante. Chegámos a vender só cinco bilhetes para os jogos. Para este jogo vendemos 106”, adianta António Chaparro"

Presidente da Casa do Benfica de Samora Correia, na semana passada, no jornal regional, O Mirante.



A nossa esperança é que a notícia de hoje do L'Équipe seja verdadeira e que o Jorge Jesus já tenha mesmo assinado um pré-contrato com o Mónaco, aquele clube cujo director desportivo é um tipo chamado Luís Campos e que uma vez conseguiu treinar dois clubes na mesma época e onde ambos acabaram por descer de divisão. Ah, g'anda Jorge Mendes!



O jornalista diz que o JJ já sabe falar "um pouco de francês". Ah, então era isso que ele tem vindo a falar nas flash-interviews!



Só espero é que amanhã, em Alvalade, os Sportinguistas não batam palmas ao Marco Silva, tal como fizeram, há uns anos, ao Rúben Micael...

10 comentários:

Mestre de Cerimónias disse...

Bom post. Disseste uma grande verdade: sempre foi muito fácil ser-se do Benfica. Essa facilidade depois traduz-se na evaporação de adeptos que acontece nos momentos maus.

O Benfica é de facto o clube com mais adeptos em Portugal, mas como se justifica que 50% ou 60% da população portuguesa (que não corresponde à verdade) não se consegue traduzir em mais que 35 ou 40 mil pessoas no estádio em jogos que não sejam de festa?

O Benfica tem muitos adeptos que sofrem a sério, mas há uma enorme percentagem que não quer saber do que se passa a não ser que estejam a 6 pontos de se sagrarem campeões.

É o que dá escolher um clube por uma questão de facilidade.

Captomente disse...

Obrigado!

Quem não é Sportinguista "desde pequenino", seja por influência familiar seja por convicção pura, e que esta ali no limbo entre a pré-adolescência, sabe que tem um caminho muito fácil a seguir, o de ser benfiquista. É muito, muito fácil.

Nas horas das vitórias, é só aparecer na festa e comemorar, nas derrotas, tem milhões de ombros amigos com quem partilhar a dor.

É por isso mesmo que admito e aceito quando ouço dizer que o Benfica é o maior clube português mas o melhor... os melhores somos nós, Sporting Clube de Portugal.

SL

Mid disse...

"Não sabemos quem fica, quem sai, se LJ fica, se sai... só nos resta aguardar." Pá Capto, aqui tenho de discordar. Se por um lado há a dúvida sobre se o William fica, se o Patrício fica, se o Capel fica (entre outros exemplos), quanto à permanência do LJ estou descansado. Até porque ele próprio confirmou que o projecto ainda ia a meio. Se ele saísse a meio desse mesmo projecto, quem é que iria acreditar nele daqui para a frente?

Depois, quanto ao "fim do Porto". Sou um bocado céptico neste aspecto. Neste século XXI em anos de Mundial (salvo 2006) o Porto ficou sempre em 3º lugar. A única coisa que pode mesmo dizer que o Porto vai tomar um rumo diferente é que desta vez apostam barato. Mas lá está, só se pode declarar mesmo fim de ciclo se a coisa se mantiver na próxima época.

E ainda bem que não recebi um folheto desses.

SL

Unknown disse...

Captomente,

Sabes que na minha actividade profissional tenho acesso a algo que apesar de não te curar, é provável que mascare os sintomas. Por isso, se me deixares a morada envio-te uma remessa de inibidor de refluxo esofágico. É o mínimo que posso fazer por ti.

Um grande abraço de mais um... Campeão!

As melhoras. :P

Captomente disse...

@Mid

Eu também quero acreditar que LJ continuará na próxima época mas o mundo do futebol é pródigo em surpresas... e ainda não ouvi um simples mas eficaz "Continuo na próxima época, claro".

Quanto ao Porto, assumo que é um risco concluir que se terminou um ciclo, mas é a minha profunda convicção que é desta, o império de Pinto da Costa está mesmo a cair em ruínas. Ou pelo menos, assim o espero. :P

Ahah, mas se receber entretanto, já sabes, preenche essa merda com dados falsos, só p'ra lhes dar trabalho!


@Germano

Asseguro-te que, de todos os efeitos possíveis que as vitórias do Benfica esta época me poderiam provocar, nenhum deles é a famosa "azia". Até porque, infelizmente, nos últimos anos não temos sido os vossos verdadeiros rivais, portanto, esse "inibidor de refluxo esofágico" será mais indicado a um qualquer adepto portista...

Abraço!

David Duarte disse...

O argumento do "então são 50% ou 60% da população e não metem mais de 35, 40 mil pessoas no Estadio?" não serve para concluir o que quer que seja. Mesmo se fosse verdade que somos 6 milhões, os sportinguistas são 3 milhões e mal 30.000 metem no Estadio (a média deste ano na Luz foi de 43.000 e em Alvalade 34.000).

Sobre o ser facil ser adepto do Benfica... mais facil serà ser do Sporting. Afinal vocês são o clube mais titulado no mundo a seguir ao Barcelona.

Captomente disse...

*inserir som de grilos aqui*

David Duarte disse...

Olha capto, bem que podes ir para o caralho com as tuas merdas. Não percebo a tua atitude ao ignorares repetidamente os meus comentàrios.

Nunca te desrespeitei. Antes pelo contràrio defendi-te a ti e ao Valdemar no Cabelo, argumento nas questões fundamentais que levantas (nomeadamente na questão da fundação do Benfica) e tu ganhaste po não percebo por que raios.

Queres explicar-me ou ficar no teu canto feito menino mimado a quem alkguém fez uma tremenda injustiça?

Captomente disse...

David, tens razão. Houve uma altura que não gostei muito de ler o que escrevias no Cabelo e/ou comentários/posts e a minha atitude alterou-se, que queres que te diga?

Foi por minha culpa ou por tua culpa? Ou de ambos?

Vá, neste dia tão especial (50 anos após a vitória do Sporting na Taça das Taças, ou pensavas que era outra coisa?), prometo que vou ser menos... parvo. Ok?


Saudações desportivas!


P.S. Encontrei mais uma pérola relacionada com a data da fundação do Sport Lisboa e Benfica. Um dia destes mostro. ;)

David Duarte disse...

De ambos concerteza capto. Mas isso agora não interessa. Abraço!