11 de outubro de 2014

Okilly-dokilly!

Nós apreciamos o conforto da continuidade, é inerente ao ser humano. "O homem é um animal de hábitos", sempre ouvi dizer.

É por isso que gostamos de chegar a casa às sete da tarde, ligar a televisão e começar a jantar ao mesmo tempo que ouvimos o Fernando Mendes a dizer "Expetáculoooo" e inclinamos a cabeça quando aparece a Lenka, sempre na esperança que seja hoje que a blusa caia e mostre mais do que apenas o preço certo da fritadeira elétrica.

A nova temporada começava sempre da mesma forma. "Este ano é que é!". Novo presidente, novo treinador, novos jogadores, "vamos ganhar", jogo no Dragão, presidente, sorridente, ao lado de Pinto da Costa, acabava o jogo, nova derrota, "Fomos roubados", vociferava o treinador. E fomos nos habituando a isto. Era normal.

O Ned Flanders é(ra) a personagem mais sportinguista dos Simpsons. O Homer enfia o carro pelo jardim adentro da casa dele e o mais áspero que ouvimos da boca do Ned é um "Okilly-dokilly!". O Homer pede emprestado o berbequim durante dez anos e quando Homer se nega a devolvê-lo, sai apenas um singelo "Hey-Diddly-Ho!" como resposta. E sorrimos sempre que tal acontece. E sentimos simpatia e pena. Estamos habituados.

Não é por nada que Os Simpsons já cá andam há vinte e tal anos.

Mas se me perguntarem qual o episódio mais marcante do Ned Flanders na série, o episódio que nunca esquecerei, vou responder aquele em que ele um dia se chateou com tanta benevolência e tanta patifaria e, finalmente, deu um murro na mesa. O episódio chama-se "Hurricane Neddy" (O furacão Neddy) e, como o título indica, foi o episódio em que o Ned se passou dos carretos, farto de ser enganado, ultrajado e enganado pelo mundo e os seus vizinhos.



eheh Ned Flanders e Breaking Bad, que combinação!


Percebo que quem estava habituado a ver o Flanders a ser humilhado constantemente pelo Homer, episódio após episódio, se sinta defraudado e não tenha gostado do episódio em que a posição quadrúpede do Flanders tenha dado lugar a uma posição mais bípede da personagem mais católica da série. Percebo perfeitamente.

Mas, se algures na oitava temporada, os produtores de Os Simpsons não têm decidido dar voz à personagem de Ned Flanders, provavelmente ele faria agora parte das personagens que já não têm voz.


De que episódio se querem lembrar daqui a vinte anos? Aquele em que morremos ou aquele em que demos um murro na mesa?


Eu sei bem qual é a minha resposta.







5 comentários:

RP disse...

Não costumo vêr os Simpsons, mas acho que fizeste uma excelente analogia, com o que se passou durante anos com o nosso clube em relação ao porto. Eu, e as pessoas que me conhecem sabem disso, ao contrário da maioria dos Sportinguistas, sempre considerei os corruptos o nosso maior inimigo e sempre me preocupei menos com os lampiões. Nunca me esquecerei, e tenho pena de ter deitado fora os famosos cadernos da 'Abola' que em plena guerra Porto-Sporting, nos tempos de João Rocha, um dia o presidente do porto referiu para quem o ouvia, que faria todos os possíveis para o Sporting, nunca mais fosse campeão. Nunca me esqueço destas palavras quando olho para esse FdP. Mesmo caindo em alguns exageros verbais, estarei sempre com o nosso Presidente quando o tema fôr malhar nos corruptos. Mais um excelente texto. Aparece mais vezes

Lourenço disse...

É uma pena de facto...
Especialmente, porque na página do artistadodia apareceram uns cabeçudos do porco, a compararem a atitude defensiva, de murro na mesa do presidente do SCP com as atitudes do capo di mafia di norte.

Ainda a branquear 3-4 episódios feios da nossa história (ex PPC) com 30 anos de corrupção...
Encore

Lourenço disse...

Grande anologia, Capta Mentes!
Já não acho a piada que achava antes
Mas fui Fã dos Simpsons

Anónimo disse...

Mais um excelente post.

Captomente disse...

@RP Sou grande fã dos Simpsons e vi todos os episódios até hoje e também posso dizer que, infelizmente, também assisti a muitos episódios protagonizados por Pinto da Costa e a sua mafia portista... Só quem nunca assistiu a algum desses episódios ou não tenha internet é que poderá alguma vez censurar aquilo que Bruno de Carvalho disse em relação a esse sujeito. E sim, já ouvi essa história do tempo do João Rocha...

@Lourenço Muito obrigado pelo comentário. Sim, assuntos envolvendo o Porto e o Pinto "bufas" da Costa, geralmente dão boas anal-ogias!

@Anónimo Gracias!

SL