7 de dezembro de 2014

Ainda sobre os direitos televisivos...

... escrevi isto hoje no forumscp e coloco aqui para memória futura:





"Em Espanha (a outra "grande" Liga europeia cujos direitos televisivos não eram centralizados) prepara-se uma mudança para algo semelhante ao que se vem discutindo aqui. Não me admiraria muito se os moldes da centralização pretendida por Duque e sus muchachos forem idênticos aos elegidos pela La Liga... (quem quiser ler, escrevi sobre isso aqui)

Se tal mudança for avante, com Benfica e Porto a quererem aumentar as "fatias" do "bolo" à custa do Sporting, e se for impossível impedi-lo de forma negociada, não vejo outra opção que seja a da "força". Aquando das negociações entre BdC e os BES, dias antes daquela célebre conferência de imprensa onde BdC desafiou os bancos, pairava a hipótese desses "parceiros" do Sporting puderem tramar BdC e negar a concretização da reestruturação financeira. Além de deixar no ar a hipótese de se demitir, caso a negociação com os bancos não avançasse, lembro-me que também se falava bastante (e falou-se mesmo, lembro-me agora!) de um boicote ao BES e de outras medidas contra os bancos onde se apelaria o espírito de luta leonino.

Isto tudo para dizer que se o tal projecto de "regionalização" dos direitos televisivos (ou qualquer outro que prejudique o Sporting), na minha opinião, só há uma hipótese: construir uma "narrativa" no seio do Sporting contra a Sporttv (ou qualquer canal de televisão que venha a ser o titular dos direitos televisivos) e apelar aos Sportinguistas a um boicote de 9 meses (o período de uma época desportiva) ao canal. Teria de ser uma "narrativa" muito bem construída, delineada, planeada, de modo a abranger o maior número de Sportinguistas possível e onde se explicasse muito bem o que está em causa, para que o "sacrifício" de ficar sem ver os jogos do Sporting (e restantes modalidades, NBA, F1, etc) fosse bem aceite e compreendido pelos Sportinguistas e, igualmente importante, fazer mostrar aos rivais e entidades afectadas (Sporttv, Olivedesportos, Liga, etc) que estaríamos a falar mesmo, MESMO, a sério.


Gostaria de ver se uma Sporttv sem assinantes Sportinguistas se se aguentaria em pé durante muito tempo..."


6 comentários:

Erk disse...

Houve um mini boicote ao record que foi o suficiente para apear o Manha...

Nuno José disse...

Os boicotes são uma coisa normal nos países do norte da Europa, sou sempre a favor dos mesmos como forma de protesto!

Lourenço disse...

Quer parecer me que a direcção, sabendo o que ai vinha, se preparou!

A ver vamos.

Não temos de ficar reféns da oliverdesppstos nem d Liga.
Afinal há 3 transmissores !
E mesmo que paguem menos que a Oliver, pagaram sempre mais do que as nádegas dispostas a "dar" ao SCP.
E, convenhamos, alguém centralizar mas o SCP estar excluído desse pacote, o pacote não vale o mesmo !

A minha única dúvida e que me faz não estar completamente tranquilo é se legalmente, estatutariamente, a liga nos possa obrigar a aceitar uma negociação centralizada ou se um clube não é totalmente dono das suas transmissões (visto que se trata duma competição)

Sporting até morrer disse...

Pois eu sou a favor de algo mais radical como deixarmos simplesmente de nos apresentarmos em campo.

Prefiro descer de divisão a ter de partilhar um campeonato como este, onde o bolo é dividido por 2 em vez de ser dividido por todos.

Captomente disse...

Eish, não 'tou habituado a tantos comentários, mas folgo em ver que a ideia geral do post foi bem aceite. Gracias! :)

E sim, há outras formas de luta, eu apenas me lembrei desta do boicote.

SL

Anónimo disse...

há muito tempo que os sportinguistas deveriam boicotar os pasquins desportivos e o cm. Eu já o faço há anos. Quando for necessário e em defesa do Sporting boicotarei o que for necessário. SL