2 de março de 2015

(Ainda) Não temos cadastro

Como escreveu o grande @almaradona ontem no Twitter, esta vai ser a maior prova de fogo de BdC: ver como reage a esta semana horribilis.


Esqueçam os fundos, a Doyen, o BES, o Pinto da Costa, o Bebiano, o Duque - esqueçam esses vilões todos com quem BdC já travou guerras - o maior adversário do presidente do Sporting está aí e chama-se "adeptos do Sporting".

Eu já vi este filme demasiadas vezes. Como escrevi há uns tempos, o Sporting está metido num interminável loop maldito: Equipa não ganha - adeptos desesperam - presidente demite treinador - equipa não ganha - adeptos desesperam - presidente demite-se - novo presidente - a equipa não ganha - adeptos desesperam - presidente demite treinador - equipa não ganha - adeptos desesperam -presidente demite-se - novo presidente...


Acredito que esse loop, este complexo de Groundhog Day, vai ser finalmente quebrado com este presidente mas admito que está difícil. A vitória na final da Taça de Portugal deste ano é crucial para que tal aconteça. Ganhar no Jamor dará a BdC mais uns 6 meses de descanso até que o burburinho dos adeptos do Sporting comece de novo a fazer-se ouvir. Ganhar no Jamor, manter Marco Silva e a maior parte destes jogadores e fazer como fez JJ esta época: apostar (mesmo!) no campeonato. Apesar de muito difícil, é possível ser campeão. Não se pode é empatar em casa com o Moreirense, Belenenses e Benfica.

Ganhando o campeonato, acaba-se o loop.


Já vimos que, com as arbitragens que tivémos em Gelsenkirchen e Wolfsburg que a Liga Europa merece-nos tanta credibilidade como a Taça da Liga, portanto é rodar a equipa nesses jogos europeus e concentrarmos-nos apenas naquilo que interessa: ganhar os jogos da Liga. Ganhar ao Moreirense ou ao Belenenses em Alvalade é mais importante, neste momento da vida do clube, do que ganhar ao Wolfsburg ou ao Schalke.




Quero que os jogadores do Sporting sejam feios, porcos e bons!




Esta equipa, estes jogadores, este treinador, ainda não tem cadastro futebolístico. Ao pé de jogadores como Quaresma, Brahimi ou Jackson, são autênticos meninos de coro. É isso que me irrita neste Sporting de Marco Silva. Ok, eu gosto de ver os jogadores do Sporting a trocarem bem a bola e a jogarem um futebol de ataque mas há alguma equipa que ganhe títulos só com "meninos" a trocar bem a bola? Só o Barcelona e mesmo esses têm lá o Daniel Alves, Mascherano e Busquets p'ra dar umas porradas quando é preciso ou rodearem o árbitro, pedindo cartões amarelos para o adversário.

Em Roma sê romano. Em Portugal atiras-te para o chão a gritar quando mal te tocam e levantas o braço a pedir penalty sempre que a bola bata, da cintura para cima, num jogador adversário. E metes o pé rijo em todas as entradas para lá do nosso meio campo.

Espero que Marco Silva tenha aprendido com os seus erros (e não ilibo BdC também de alguns...) e que não os cometa novamente na próxima época. E é absolutamente essencial que BdC não perca a cabeça nem tome decisões para satisfazer a multidão, como fez LFV nos seus primeiros anos de mandato. Antes de JJ, houveram Camacho, Koeman, Fernando Santos, Quique Flores, Chalana...

A propósito, na primeira época de Mourinho, o Real foi trucidado em Nou Camp, perdendo 5-0. É admirável ler hoje o que o guarda-redes suplente na altura, Dudek, escreveu no seu livro sobre esse momento:



"5-0. Conseguem acreditar? O Barcelona derrotou-nos por 5-0. Foi um massacre. Depois do jogo, o nosso balneário estava um caos. Uns estavam a chorar, alguns a discutir e outros não tiravam os olhos do chão. Depois, José Mourinho entrou no balneário. Ele sabia que tudo tinha sido muito mau. Olhou para nós e disse:

'Eu sei que dói. Muito. Para muitos de vós, isto pode parecer a maior derrota das vossas vidas. Mas é só o início. Eles agora estão contentes, como se já tivessem ganho o campeonato. Mas apenas ganharam um jogo. Há ainda um longo caminho a percorrer para vencer o título. Amanhã, vocês estão livres. Mas não vão ficar em casa. Quero que vão ter com as vossas mulheres, filhos ou amigos e que vão dar um passeio pela cidade. Quero que demonstrem às outras pessoas que estão a saber lidar com isto. Talvez ouçam coisas más pelo caminho, mas não se escondam. Mostrem a vossa coragem. E depois disso, vamos lutar pelo título.'

Eu pensei para mim: 'Caramba, isto faz sentido'. Todos olharam entre si e pensaram que isto tinha resultado. Nós acabámos por nos reerguer mais rápido do que qualquer pessoa pensava. Nesse momento, depois do que Mourinho disse, percebi a real importância do lado psicológico no Desporto. Como te pode fazer rapidamente vencer ou perder. E percebi também o quão inteligente e forte psicologicamente era Mourinho."


E, na época seguinte, o Real foi campeão espanhol com 100 pontos. O JJ também levou uma vez 5-0 do Porto no Dragão, não foi despedido e agora vai ser bicampeão.





Já agora, enquanto estava a escrever isto, lembrei-me de outro momento do Mourinho,  quando deu um "murro na mesa" e prometeu que seriam campeões na próxima época, após terem terminado esse ano em 3º lugar. E foram...



Era isto que eu queria (quero) para o meu Sporting. Um murro na mesa, muito sangue frio e Marco Silva na(s) próxima(s) época(s).

4 comentários:

RP disse...

Totalmente de acordo contigo, 5ª feira joga-se um dos jogos mais importantes da época.

Anónimo disse...

"Um murro na mesa, muito sangue frio e Marco Silva na(s) próxima(s) época(s)."

Vai dizer isso aos avençados do Bruno de Carvalho que andam a lançar a escada para o despedimento do treinador. Vocês nem acertam na cassete, quanto mais.

Costa disse...

Cadastro ? Não...
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=809042&tm=8&layout=121&visual=49

Captomente disse...

@RP, sem dúvida... esperemos que os jogadores também sintam o mesmo! SL

@Anónimo Eu falo por mim e só por mim: espero que Marco Silva cumpra o contrato que assinou!

@Costa ahahah Nice try.

Envergonho-me que ele tenha sido dirigente do Sporting. Dito isto, se o gajo meteu mesmo 2 mil euros na conta de um fiscal de linha para ele NÃO apitar um jogo do Sporting, é "peaners" comparado com cafézinhos, fruta ou telefonemas para escolher árbitros.

SL