27 de março de 2015

Estou descan$ado

Durante a interessante entrevista feita há uns dias ao Vice-Presidente para a área financeira do Sporting, Carlos Vieira, ouvi uma coisa muito interessante e que me deixou ainda mais descansado em relação a quem tem as rédeas do nosso clube.


"Tiago Almeida [jornalista Sporting TV] - Lembra-se, certamente, do primeiro dia em que Bruno de Carvalho chegou ao pé de si e disse "Eu quero que você seja o meu vice-presidente para a área financeira". Lembra-se certamente desse dia. O que é que mudou desde essa altura e desde essa conversa?

Carlos Vieira [Vice-Presidente do Sporting] - Não sei se as pessoas saberão todas mas eu estava na lista que, portanto, dois antes tinha... tinha perdido. (risos) E portanto que, obviamente, já nos conhecemos há uns tempos e sempre fomos trabalhando com um grupo de pessoas da área financeira - o meu lado - em que tivemos a preocupação de perceber a realidade do clube, tivemos a preocupação, inclusive, com pessoas que nem sequer eram simpatizantes do Sporting, e que estão preocupados com o rumo que os seus clubes tenham... alguns deles até, escrevem em bastantes peças sobre a área financeira dos clubes, das SADs, na comunicação social. (...)"




Benfiquista mas não lampião.


Assim que ouvi aquilo que 'tá sublinhado, lembrei-me imediatamente do actual diretor executivo do Expresso, conhecido benfiquista, expert na área financeira e habitual colunista no jornal Record, o Pedro Santos Guerreiro. Não li todas as suas colunas de opinião no Record que ele já escreveu mas li a maior parte e ele sempre se referiu (muito) positivamente à gestão de Bruno de Carvalho, principalmente na área financeira mas não só. Não criticando abertamente, também notei nas suas colunas uma crítica implícita à forma como o Benfica é gerido financeiramente. Percebo agora melhor porquê.



Se há pessoa em Portugal que conhecerá, ao pormenor, como funcionam as SADs, os bancos, a CMVM, os fundos, os dirigentes, os banqueiros, os presidentes de empresas/clubes, essa pessoa é, seguramente, o PSG. E se, acreditando na minha teoria, ele conhece os dirigentes da área financeira do Sporting e crê que o caminho que está a ser seguido é o correto, então agora é que estou mesmo descansado. Se é que o próprio trabalho evidenciado por Carlos Vieira já não me tinha descansado o suficiente.