24 de março de 2015

Sporting TV, um balanço dos primeiros 249 dias

Parece que não, mas a Sporting TV já tem uns 8 meses de existência - quase um ano. Como sempre, bastou um post de um doente mental sportinguista a falar (mal) da Sporting TV para começar logo um burburinho no seio dos sportinguistas. Como bom sportinguista que sou, eis a minha posta de pescada sobre a Sporting TV.


Primeiro que tudo, o simples facto de termos um canal de televisão próprio, um canal de televisão nosso, um canal de televisão do Sporting!, deve-nos encher de orgulho. Pelo menos, eu sinto esse orgulho. É um luxo poder ver jogos dos putos da formação ou  das modalidades, seja hóquei, andebol ou rugby. Noto bem esse orgulho quando vejo o meu pai a pegar no comando e mudar de canal até à Sporting TV aos domingos de manhã, antes de nos sentarmos para almoçar.


Sobre o canal em si mesmo, ou seja, falando dos conteúdos e dos aspectos "técnicos", tenho de dizer que estou deveras satisfeito, tendo em conta aquilo que se falava antes do seu início (e que eu próprio temia) e do aspecto "low cost" que sempre foi associado a este projecto. Basicamente, estava à espera de pior. Um mini-estúdio em Alvalade, alguns jornalistas aqui e outro lá "fora e pronto. Lembro-me até que no início a emissão começava p'raí às 18h e, paulatinamente, foi aumentando até iniciar logo de manhã.

 Portanto, no geral, tenho de dar nota positiva.

Agora, esmiuçando o canal, vou dar a minha opinião de leigo na matéria e falando apenas do que vejo ou costumo ver:

- Transmissões de jogos: no geral, positiva, embora com falhas ao nível da realização, repetições e zoom. Devo dizer que gosto bastante do novo (?) narrador de jogos de futebol do Sporting, um tal de Moreira Rato. Nada a ver com o Carlos Dolbeth (já falarei mais em pormenor a seguir).

- Pré-jogos (em Alvalade): não sei se têm-no feito em todos os jogos em Alvalade mas, normalmente, antes dos jogos é realizada uma emissão especial antes do jogo e que tem uma duração p'raí de umas duas horas, no mínimo. Em duas palavras: uma seca. Começam a transmissão no estádio, na bancada, recebendo ou um "vip" ou um ex-jogador e falam do jogo durante uma meia-hora. Ocasionalmente, passam a emissão para o relvado p'ra falar com outro "vip" e perguntar por quantos vamos ganhar. Depois, vem a tradição de ir até às roulotes e perguntar aos sportinguistas presentes por quantos ganhamos e se é costume irem ter até às roulotes. Volta a emissão à bancada e mais meia hora a falar com o(s) convidado(s), raramente mostrando imagens do estádio, do público, no exterior, etc.

Se fosse eu a mandar:

- Em cada jogo, seguir um funcionário do Sporting em dia típico de jogo. "Este domingo vamos acompanhar a Dona Ermelinda e saber quais os segredos por trás da arrumação e limpeza do balneário, antes e após o jogo" ou "Este sábado estamos a acompanhar o dia de trabalho do Sô Joaquim, vendedor de gelados nas bancadas de Alvalade" ou ainda "Hoje vamos estar atentos ao dia de trabalho do Rodrigo Antunes e saber o quão é difícil ser steward durante o jogo e não puder ver a equipa do seu coração a jogar."

- Repórteres no exterior (não só nas roulotes) e falar com os sportinguistas todos (pretos, brancos ou monhés) e dar maior atenção aqueles que chegam de autocarro, em excursões de núcleos sportinguistas. Tenho mais interesse em saber o que tem a dizer a D. Gertrudes, de 64 anos que veio de Viseu para ver um jogo a Alvalade pela primeira vez na sua vida, do que tem a dizer um comentador a falar sobre táctica pela enésima vez. Gosto mais de ouvir putos de 5 anos a gritar "SPOOOTING" do que ouvir sócios notáveis do Sporting a falar sobre o Marco Silva ou se o Montero deve jogar ou não. Isto, antes e depois do jogo.

- Por exemplo, poupem a câmara que acompanha a viagem do autocarro desde Alcochete até à Academia e façam mais reportagens junto ao estádio. Ninguém quer saber do autocarro.


- Gosto bastante dos programas dos Núcleos, das entrevistas a personalidades do clube (És a Nossa Fé), o Visto Daqui e a Grande Reportagem.

- Não gosto dos programas de "debate", aquele que se chama qualquer coisa "sócios" e o outro em que entra o Dolbeth, mas vale a pena explicar melhor: não gosto do conceito em geral, aborrece-me, não é destes programas da Sporting TV em específico que não gosto. Fossem qual fossem os intervenientes, nunca seriam programas do meu agrado.

- Carlos Dolbeth. Dito o que disse acima, reconheço, porém, a "necessidade" deste tipo de programas e acho-os importantes para a defesa do Sporting em todos os aspectos, fora e dentro do jogo. Dolbeth é o nosso "homem do lixo", no sentido em que ele, ao contrário da maioria dos comentadores afectos ao Sporting espalhados por essas tv's fora, não tem medo de meter as mãos na merda e falar (e denunciar!) dos podres que existem  no nosso futebol. É um trabalho sujo mas alguém tem de o fazer.

- Sporting Jornal e restantes programas de "informação". Nada a dizer. Cumprem bem o seu papel.

- As "caras" do canal. No cômputo geral, também nada a dizer. Bons profissionais e nada a assinalar, nem para o bem nem para o mal, apesar de - tenho de o dizer - haver um(a) ou outro(a) que sugeria rapidamente a mudar de carreira. Não nasceram para aquilo.

Uma excepção nesta parte das "caras" para falar sobre uma pessoa que foi "atacada" nas redes sociais ainda antes do canal arrancar porque tinha saído uma informação que ela seria benfiquista. Ora, eu também fui um dos críticos na altura e tenho de pedir as minhas desculpas publicamente à Patrícia Marques. Ou muito me engano ou iremos vê-la num outro canal mais generalista em breve. Do que vejo, é bastante profissional e nota-se que sabe estar no "meio". Além de, como todas na Sporting TV, ser linda de morrer.


- É normal: o canal nasce e há um grupo de convidados iniciais que têm de ajudar a formar os conteúdos do próprio canal. Sem eles, seria muito difícil preencher as horas diárias de emissão. Porém, e esta é outra crítica, creio que o canal estagnou um pouco nesse aspecto. Caramba, num clube como o Sporting, não deverá ser difícil arranjar outros convidados para irem aos mais variados programas. Ex-jogadores, ex-treinadores, pais de ex-jogadores, sei lá. Não vejo o canal religiosamente mas não consigo deixar de notar na repetição de convidados e que são, eles próprios, protagonistas de outros programas da Sporting TV.

- Estou quase a acabar. As últimas palavras são para sugerir novos programas. Por exemplo, falta um que abranja o público infanto-juvenil, tipo Curto Circuito ou algo do género, e ainda dentro deste universo... não ficaria bem uns desenhos animados nas manhãs da Sporting TV? O Oliver e o Benji seria excelente..! Isto na impossibilidade que haverá certamente em produzir uma série de desenhos animados tendo como protagonistas o Jubas e jovens craques vindos de todo o mundo para aprender na Academia. Um Oliver e Benji versão Sporting. :P

- Sobre a "norte-coreianização" do canal, do que vejo não acredito que, caso exista alguma, ela seja imposta pela direção. Vejo pessoas identificadas e satisfeitas com esta direção, o que é normal. Do que sinto, é o sentimento que prevalece na maioria dos sportinguistas. Entretanto, já vi no canal Dias Ferreira, Rogério Alves, Manuel Fernandes... um canal "norte-coreano" não mete sul-coreanos lá a falar.

- Uma palavra para a sobriedade e elegância do canal, dos seus conteúdos e dos seus profissionais e convidados. Até hoje, ainda não me envergonhei de nada no nosso canal, o que é de assinalar tendo em conta que já senti vergonha alheia por momentos de outros canais de clube... :P


Pronto, não me lembro de mais nada. Vou ver o resto do Sporting Grande Jornal!



EDIT: Esqueci-me de uma coisa: o som! O som é uma merda! Não se ouve nada! Principalmente nas reportagens e entrevistas. lol. Vejam lá isso!

8 comentários:

Tiago disse...

Não percebo como é que os textos daquele psicopata (que agora até é melhor treinador que o Ancelloti) têm tanto alcance.

Lourenço disse...

Não percebo, de facto as críticas.
Baixo orçamento

Sinceramente, basta passar pelas manhãs de canais generalistas, com 100 vezes o nosso orçamento, para ver Televisão de merda (então, o ramos a dar conselhos, mãe do céu, ao que chegámos) ... mas enfim.
Comparando, então com a carnide TV que já leva tempo e deve ser um sorvedouro de $...

Sei que não fico contente porque estamos melhor que os outros ! O ideal é olhar para a frente e inovar, mas vamos lá avaliar as coisas com critérios correctos.

Umas críticas ao vi foi a audiência...enfim, que esperavam ?!?
Não está presente nos operadores todos.
Muito bom SCPguista vê por streaming e duvido que isso seja contabilizado.
e, pelo que percebi, não está pior que o carnide, se dermos o desconto que tem inglesa e os jogos do carnide sénior.

Não percebo as críticas.
Há espaço para melhorar ? Claro, e ainda bem!

Anónimo disse...

Doente mental és tu, por escreveres este testamento. Ou então não tens nada para fazer.

Tiago disse...

Os membros do clube de fãs do psicopata (ou os seus múltiplos heterónimos) já andam por aqui.

RP disse...

Já agora por curiosidade, quem é o anormal que falou mal da Sporting TV ?

Anónimo disse...

Muito bom post. A Sporting TV é um bom canal, com excelentes programas, bons profissionais, e que presta um serviço inestimável ao Sporting, aos sportinguistas e ao País (pois quando transmite jogos dos bês contra p. ex. o Chaves, jogos de Juniores contra o Rio Ave, jogos de Andebol com o Águas Santas ou jogos de Hóquei contra o Óquei de Barcelos,(etc.) pessoas dessas terras sportinguistas ou do clube da terra podem ver gratuitamente as suas equipas!). Concordo que há coisas a melhorar, mas cada um tem as suas preferências. A título de exemplo, tu não gostas do "Especial jornada" e eu gosto muito. Aliás gosto de grande parte dos programas, por isso não seria capaz de subscrever um contrato com uma operadora que não tivesse a Sporting TV. S. Leoninas

Captomente disse...

@último anónimo

O post é apenas a minha mera opinião, nada mais. Apesar de não gostar de certos programas (ou melhor, não ver certos programas) não significa que queira que eles terminem. Como disse também no post, compreendo bem a necessidade e utilidade de haver certo tipos de programas e jornalistas/comentadores.

Sim, absolutamente, é um verdadeiro serviço público, sportinguista e não só, aquele que a Sporting TV presta a todos.

Obrigado a todos pelos comentários!

SL

Anónimo disse...

https://faxverdeebranco.wordpress.com/2015/03/19/o-neo-franquismo-do-nosso-contentamento-e-a-bancarrota-da-sporting-tv/