16 de janeiro de 2016

História

"By arguing that there was a conspiracy against Perugia, he helped to create a conspiracy against Perugia. A ‘war with the palazzo’ (code in Italy for a ‘battle against the powers that be’) could only damage his club. This happened with Gianni Rivera and Milan in the 1970s, when the great midfielder was banned for weeks after making this statement: ‘they don’t want us to win the championship, it’s the third time in a row that the referees have stolen it from us’. History repeated itself with Roma in the 2002–2003 season. Roma president Franco Sensi spent the whole season complaining about conspiracies and bad decisions. The result? A series of bad decisions and a terrible season for Roma. None of this can be proved, of course, but the trend was for referees and their peers to punish those who ‘protested too much’. The history of Italian football has shown, time and time again, that those who complain about plots against them only reinforce a kind of corporate hostility"

                                 in "Calcio, a History of Italian Football", pág. 81



O Sporting não pode ser a equipa que mais se queixa neste campeonato. Está provado, time and time again, que quem mais se queixa, é quem mais perde. Eu estava-me a acostumar a esta ideia do Sporting estar a ser levado ao "colo". Porquê? Porque isso quereria dizer que, no final, seria eu o campeão, o vencedor. Tem sido assim, sistematicamente, no campeonato português. Quem mais se queixa, perde. Quem não se queixa, ganha. Não podemos começar a ser nós quem se mais se queixa, porque tal começará a fazer mexer as "rodas" do sistema.

O que eu estava a adorar, ver o Rui Vitória e o LFV a queixaram-se da arbitragem... música para os meus ouvidos. Até que surgiu o típico som de disco riscado, ontem, quando ouvi BdC a falar de árbitros. Não pode. Um presidente vir falar sobre uma má arbitragem após um jogo é a silver bullet das estruturas dos clubes. Só pode ser usado em último caso, em último recurso, num caso de vida ou de morte - num derby a três jornadas do fim do campeonato, por exemplo - não pode ser usado num empate contra o Tondela, último classificado do campeonato, num jogo em casa! Não pode, caralho.


Raios, de certa forma, eu até 'tou agradecido ao árbitro* de ontem. Foi só após o penalty, expulsão e golo sofrido que começámos a correr e a jogar à bola!! É nisto que o Sporting se tem de focar: naquilo que está ao seu alcance de resolução, no seu jogo, nos seus jogadores. Até ao penalty de ontem, aos 30m de jogo, tínhamos zero (!) remates, contra o último classificado da Liga! Em casa. Foda-se...


Dito isto, digo só mais duas ou três coisas: O Aquilani jogou no Milan, Roma, Fiorentina e Liverpool (sem ir ver à Wikipedia), não pode ficar ad eternum a aquecer, à espera de entrar no jogo contra o Tondela, em casa. Depois admirem-se se ele quiser voltar a Itália, já em janeiro.

O Boeck não seria titular nem no Tondela. E renovámos com ele há poucas semanas. Surreal.

O Gelson tem de ser titular nos jogos em casa.

O relvado de Alvalade é uma vergonha. Repito, uma vergonha.

Finalmente, não me chamo Cherba nem Guilherme Cabral, não tenho jeito nem paciência para vídeos e textos de merda de "incentivo". Quando escrevo algo, finjo sempre que alguém da "estrutura" do Sporting me está a ler, e é com esse intuito que o faço: para alertar, gritar, avisar, ser útil. Uma patetice, eu sei, mas é (sou) assim.

Ainda vamos a tempo, temos é de jogar mais (e correr mais!) e falar menos.






*O árbitro de ontem é um cabrão, eu já o sabia e quero acreditar que no Sporting também já o sabiam. Mais razão ainda para a merda da equipa ter começado o jogo a correr e a lutar mais pela bola, em vez de ficar à "espera" do que o jogo iria dar. Urge agir, em vez de reagir.

2 comentários:

RP disse...

Totalmente de acordo contigo, quem conhece o Sporting e o futebol Português já sabia que podia acontecer algo parecido com o que aconteceu, só acrescento uma coisa ao teu post, além de entrarmos mal e de o Gelson ou alguém com as suas caracteristicas ter que jogar nestes jogos em casa, penso que o JJ não mexeu bem na equipa, devia ter colocado o Paulo Oliveira ou Aquilani, toda a gente percebia que o Tondela só marcaria em lances rápidos de contra ataque e a equipa estava cansada e o Ewerton de rastos.

Lourenço disse...

Isso é tudo muito bonito.
Mas os outros quando jogam mal, surge um penalti, um amarelo perdoado e as outras 100 maneiras de inclinar um campo,que conhecerás melhor que eu.

Nenhuma equipa joga sempre bem, nenhuma equipa ganha sempre.
Há sempre um granada à espera no próximo fds.
Até o super barça do guardiola e Messi foi escandalosamente favorecido.

A justiça no futebol é uma ilusão ou então é simples , ganha quem marca mais e isso é sempre justo.
Desde que se parta do pressuposto que as regras e critérios são iguaizinhas para todos os contenders.

O argumento que têm de jogar mais porque o pressuposto base da igualdade de regras e critérios não se verifica não faz sentido nenhum.
Primeiro, as regras tem de ser iguais para todos e os critérios os mesmo.
Depois, as equipas mais regulares, que são melhores durante mais tempo em principio ganham mais.... mas a base tem de ser igual .


No entanto concordo com a opinião sobre o presidente.
NÃO PODE ser o presidente a "passar-se" sobre a arbitragem. Ele deve guardar-se para assuntos mais" sérios ". Fora de campo.
Não pode desgastar a imagem com árbitros.
"Solte" o palmelao, faça como os outros breefe o Alves, o Inácio, Foda-se, até o ROC (é burro mas ha-de ser capaz de decorar duas linhas