29 de outubro de 2016

milagre

Et voilá. Não acordaram. JJ lá se lembrou de tirar o Elias mas insistiu no erro Markovic (não dá para trocá-lo com o Carrillo?).


Nona jornada e estamos de fora da luta do título, acabadinhos de entrar na disputa do 3º lugar com o Braga, nosso velho amigo. Não quero ouvir histórias de "vamos acreditar", não quero ver mais vídeos "motivacionais", não quero ouvir apelos de jogadores e dirigentes. Esta época já foi. Uma recuperação ao nível da que o Benfica fez a época passada é um fenómeno que só acontece de 27 em 27 anos, tipo cometa Haylley (ok, só é visível de 75 em 75 anos mas perceberam a ideia), e apenas duas equipas teriam capacidade, vontade e arcaboiço (físico e mental) para o fazer: o próprio Benfica e o Porto. O Sporting actual não tem nem capacidade para tal empreitada nem qualidade. Querer acreditar numa recuperação milagrosa do Sporting é mais difícil do que crer no fenómeno de Fátima. É pena, porque o Papa visita Portugal no próximo ano e nesses anos, o Sporting costuma(va) ser campeão...

Admito, iludi-me, julguei que com a permanência de Adrien e mesmo apesar da saída de João Mário e Slimani (e Teo...), continuaríamos a ter um bom plantel, pronto para continuar a luta que demos na época passada. Repito, iludi-me. Olho para esta equipa e estes pseudo-craques que chegaram esta época e só me lembro da época de Godinho e Domingos. A mesma ilusão antes da época começar mas assim que a bola começou a rolar... uma desilusão que culminou com a final da Taça de Portugal perdida com a Académica (de Adrien e Cédric). A queda de Godinho, curiosamente, começou no jogo na Madeira, contra o Nacional, quando Domingos foi despedido após (mais) um mau resultado na Choupana. Será necessário perdermos a Taça de Portugal contra o Moreirense (de Geraldes e Podence) para o Sporting fazer novamente reboot e começar tudo de novo?


Já expliquei o que acho desta equipa do Sporting e, sinceramente, não vejo que haja muito para melhorar. Esta equipa, este grupo de jogadores não tem muita qualidade e, para agravar, não tem a tal intensidade necessária para deitar "autocarros" abaixo, que são, precisamente, os maiores obstáculos desta #LigaMickeyMouse. E ontem, não fosse a barra, e lá teríamos sofrido o tal golo fatal que Rui Patrício costuma conceder...


 Estamos a anos-luz da dinâmica vencedora do Benfica (e a quilómetros da do Porto...) e vai custar muito aguentar isto até maio. Sinceramente, não sei o que vai ser o Sporting daqui em diante mas ou acontece um milagre, tipo ganhar 20 jogos seguidos ou a Taça UEFA (lol), ou vamos ter um final de época terrível, terrível. Eu já não acredito e, pelo que vi e ouvi ontem, os jogadores e JJ também não.

4 comentários:

Vítor Cruz disse...

Estou totalmente de acordo. Tenho a sensação que esta época já acabou, porque não vislumbro uma única razão para ter esperança que isto possa melhorar. Só mesmo com um milagre. O próprio discurso do treinador é sintomático. Desapareceu-lhe a arrogância do pós Real 2 Sporting 1. Foi a partir daí que tudo se desmoronou. E J.J. há tantos anos no futebol parece que não aprende, que não sabe o que é o futebol e as suas contingências. J.J: Explica agora como se consegue obter sucesso numa equipa sem confiança e destroçada, a praticar um modelo de jogo que já vinha de épocas anteriores, baseado na posse e no ataque planeado, mas agora sem qualquer objectividade e eficácia e com permanente e excessiva lateralidade. mais do que os jogadores é necessário repensar o modelo, dar-lhe mais verticalidade e agressividade nos últimos 30 metros e buscando ganhar as segundas bolas.
Não acredito que J.J. (o "mestre da táctica") seja capaz de mudar e implementar cambiantes no modelo. Não quero mais assistir a jogos como o que assisti hoje...basta.

XPTO disse...

mais propriamente de 76 em 76 anos !!!!!!!!!!!!

Cantinho do Morais disse...

Este e o último post revelam grande lucidez e um conhecimento enorme do que é o Sporting (dos últimos quase 40 anos).
É fácil perceber porquê que este ano, mais uma vez, vamos vencer "bola".
Foi isto que se planeou nesta maravilhosa pré-época. E isto só se vai resolver como na época do LJ, limpando o "lixo" (que entrou nas últimas 3 épocas). Claro que isso vai custar ainda mais dinheiro e ajudará que o fosso para os rivais (serão mesmo rivais?), seja cada vez maior e irrecuperável.

Todos sabemos como isto vai terminar. O pior é que, sendo o Sporting, sabemos que vai ser sempre pior do que aquilo que podemos imaginar.
A luta por títulos acabou oficialmente. Mas agora é que a época começou. E como diz o autor, "vai custar muito aguentar isto até maio".

não é justo sofrer tanto pelo Sporting.

Lourenço disse...

Cultura vencedora, em Portugal chama-se fruta e vouchers.

Acho uma piada neste mesmo blogue onde se desmonta o EL, falar em capacidade de recuperação.
Como a que teve o carnide o que passado?
Agora os sete pontos recuperados, foram mérito da capacidade da equipa de carnide?!???


E não, não estou a culpa os árbitro pelo mau momento. Mas culpo-os por menos 3- 4 pontos