31 de outubro de 2016

Outubro de 1938. Qual seria o título mais importante..?

Outubro de 1938. Nesse ano, o Sporting venceu o seu 4º Campeonato de Portugal e o Benfica, o 3º Campeonato das Ligas (Experimentais). Qual dos títulos seria o mais importante..?












Eu já tinha colocado este vídeo, mesmo no final do post "O "problema" dos 4 Campeonatos de Portugal", mas reparei que tinha muito poucas visualizações, comparado com as visualizações do post. Achei que o devia destacar para que o vissem isoladamente e pensassem bem naquilo que se vê e, principalmente, no que se ouve, e no significado óbvio que este vídeo de 1938 transmite. Pelo menos para mim, parece óbvio.

3 comentários:

Jordão disse...

Chamo a atenção para um pormenor muito importante: TODAS a equipas fizeram a saudação fascista, incluindo o beifica. Não esqueçamos a manipulação que os lampiões fizeram há uns tempos acerca de uma foto em que uma equipa do Sporting antes do 25 de Abril estava a fazer esse gesto, usando essa foto para associar o nosso clube ao antigo regime. Este vídeo PROVA que todas as equipas faziam o mesmo, pois era essa a prática na altura, por muito que não gostemos. Fica assim demonstrado que o Sporting NÃO TINHA maior identificacão com Estado Novo do que os outros clubes. Repare-se como a história pode ser distorcida quando se controlam as fontes!

Quanto ao campeonato de Portugal, para fazer valer o seu ponto de vista junto da FPF, o Sporting tem de provar que na época era o Campeonato de Portugal que determinava o campeão nacional e não a Liga Experimental. É necessário consultar os jornais da época para saber o destaque que era dado a uma e a outra competição, uma vez que interpretação actual está enviesada pelo interesse dos clubes e portanto não é séria.

Anónimo disse...

Pergunta à Panini.

João Luís.

setaverde disse...

Boa noite. Acompanho regularmente, com agrado, o que é publicado neste blogue e, para mim, é claro como a água que nos foram retirados 4 títulos de campeões nacionais. Este roubo mais não é do que a prova da corrupção que se instalou no futebol português até hoje, fruto dessa gente corrupta se ter apoderado das instituições Sport Lisboa e Benfica e Futebol Clube do Porto para seu benefício pessoal, embora tenham construído estruturas de poder que lhes permitiram dominar a Federação Portuguesa de Futebol e assim conseguir conquistar títulos de futebol, na sua esmagadora maioria, nacionais. No nosso caso, também tivémos governados por corruptos, mas de outro tipo, o tipo de corruptos que levam empresas às falências, depois de as roubarem até à medula, sem qualquer interesse na vertente desportiva. Saudações leoninas e forte abraço a todos os combatentes pela reposição verdadeira da história e do palmarés do Sporting Clube de Portugal.