1 de fevereiro de 2017

Erro, de facto

 Não sou especialista na matéria mas sei que, basicamente, há dois tipos de erros de árbitros nos jogos de futebol, os "erros de facto" e os "erros de direito". Sei isto porque, nas milhentas polémicas do futebol português, já houve uma ou outra que tinha a ver com o assunto. Um jogo entre equipas grandes, um erro (grave) do árbitro e uma das equipas colocava a hipótese de o resultado ser anulado e o jogo repetido. Basicamente, se um árbitro conhece completamente as regras do futebol e depois comete um erro ao avaliar um lance, percepcionando mal o que realmente aconteceu, como por exemplo, quando avalia (mal) se foi bola na mão ou mão na bola, e daí resulta prejuízo para uma das equipas, por muito que hajam queixas da equipa perdedora, o resultado nunca poderá ser anulado e novamente jogado. Estes são os "erros de facto". Porém, se um árbitro comete um erro (grave), demonstrando desconhecimento das regras ou aplicando mal essas mesmas regras, há razões para resultado final poder ser anulado e/ou o jogo repetido. Por exemplo, um jogador marca golo de canto direto e o árbitro entende que não é válido e assinala pontapé de baliza. Esses são os "erros de direito".






Quando ouvi hoje o mandatário da candidatura de Pedro Madeira Rodrigues, no acto de oficialização da candidatura, elogiando bastante Bruno de Carvalho, e terminando até o louvor ao actual presidente do Sporting com um "Se tivéssemos sido campeões se calhar não estávamos aqui a apresentar uma alternativa", perguntei-me a mim mesmo "Eu ouvi bem? Estes tipos só se candidatam por causa de dois (2) pontos na classificação da equipa de futebol profissional na Liga NOS?". E a restruturação financeira? A Sporting TV? A revitalização das modalidades? O regresso do hóquei? A subida do número de sócios? O pavilhão João Rocha? Estes gajos não têm vergonha na cara? Submetem o clube a um processo eleitoral - não quero ser "mal-criado"...- vazio, triste e talvez até prejudicial, apenas porque ficamos a dois pontos do primeiro classificado da época passada?? Isto é como se uma equipa perdesse um jogo 7-0 e quisesse repeti-lo porque o árbitro se tinha enganado num lançamento lateral. A candidatura de PMR alega um "erro de facto" para anular quatro épocas de sucesso crescente apenas porque numa das épocas fizemos 86 pontos em vez de 88.

Uma candidatura séria à presidência do Sporting Clube de Portugal, neste momento e contexto, tinha de alegar, no seu manifesto, vários e graves erros à actual direção. além de meras críticas à postura ou carácter do actual presidente. Uma candidatura séria tinha de apresentar "erros de direito", como por exemplo, salários em atraso, reestruturações financeiras atrasadas pré-PER, falta de pavilhão ou subida alarmante da dívida da SAD, é que me percebem... Assim, é uma fantochada.

5 comentários:

Jordão disse...

Eles só se candidatam porque o Sporting está (agora) a sete pontos do primeiro lugar, porque se estivesse taco-a-taco não se atreviam. Foi a porra da quebra em Dezembro que despoletou este processo eleitoral de merda, e pior teria sido se a equipa tivesse continuado a afundar, ou não viste o cínico do João Benedito a marcar terreno estes meses todos? Já para não falar no Mário Patrício e nos irmãos Rocha, que apareceram convenientemente a "testar as águas" naquela semana de Janeiro em que o Sporting fez três jogos fora e não venceu nenhum.

Quem tem um projecto e acha que o clube está mal, avança de qualquer modo, não fica à espera que o Sporting perca certos jogos. Só que nem eles têm um projecto, muito menos o clube está mal. O que existe é uma enorme falta de respeito pelo Bruno de Carvalho e pelo Sporting, e explico porquê.

Em primeiro lugar, porque quando um João Benedito acha que pode ser presidente do clube sem ter de provar nada, mostra falta de respeito pelo Sporting. E isto sucede porque ele e outros acham que se o Bruno de Carvalho é presidente qualquer um pode ser. Só que se o Bruno de Carvalho em 2013 era uma incógnita, pelo menos mostrou coragem em pegar no clube numa altura crítica, e entretanto provou que merece ser presidente pelo bom trabalho que tem feito. O Benedito quer ser presidente porque se o "Bruno" é ele também pode.

E mais. De caminho desvalorizam tudo o que Bruno de Carvalho conseguiu para tentar limpar a imagem do Godinho Lopes e dos outros. Ou seja, o que correu bem (reestruturação financeira e pavilhão) é porque "vem detrás", mas relativamente aos problemas estruturais (perda de poder no futebol português e jejum no futebol) a culpa é do "Bruno" porque não sabe estar e ainda deixa o beifica ganhar.

Captomente disse...

@Jordão, concordo com tudo, inclusive com a parte do - custa-me escrevê-lo mas...- cínico do João Benedito. Querem ser (candidatos a) presidente do Sporting apenas porque sim, não porque tenham um projecto realmente mais forte do que o actual.

Obrigado pelo comentário, SL!

Jordão disse...

É mais grave do que isso, porque acham que a eleição do Bruno de Carvalho baixou a fasquia. Têm um preconceito contra ele e daí não saem.

Ter de ver o Madeira Rodrigues mais um mês dá-me a volta ao estômago, mas por outro lado até é útil que os sócios demonstrem a sua opinião nas urnas sobre estas duas tendências.

Captomente disse...

E o Benedito ainda queria que este martírio durasse até final da época...

SL!

Green Street Hooligan disse...

Também fiquei perplexo com esta comunicação do mandatário. Que coisa tão bacoca!

No fundo, ele nem desgosta do trabalho de Bruno de Carvalho e as únicas (absurdas) razões que o levam a apoiar PMR é ser seu amigo e o Sporting não estar em 1º lugar.

Com PMR estaríamos em 1º lugar. De certeza!

Ele há coisas...