4 de janeiro de 2018

Lei de Sporting

Aos 80 e tal minutos do jogo estava a pensar em dar o título a este post "Lei de Murphy vs Lei de Darwin", teorizando sobre a forma como tudo corria mal ao Benfica (as eliminações da Champions, Taças nacionais, o "azar" no derby...) e como o Sporting de JJ evoluiu para um Sporting mais adulto, cerebral, sem perdas de concentração (o passe atrasado do Mathieu, pareceu-me, para o Patrício, dentro da área e rodeado de jogadores benfiquistas, aos 60 e tal minutos, é o exemplo máximo dessa "coolness" sob pressão), até que, aos 90m de jogo, o Battaglia teve uma paragem, de mão e de cérebro. Ainda não decidi que título vou dar agora.

O Benfica não jogou bem mas jogou muito, correu muito. O nosso meio campo andou perdido o jogo todo, sem que qualquer um dos três jogadores - William, Battaglia e B. Fernandes - soubesse bem quem e onde deveriam marcar. Um susto permanente. O golo do Benfica adivinhava-se assim que marcámos o nosso através do Gelson. Era uma questão de minutos, só não imaginei que fossem tantos. Salta à vista o desiquílibrio deste plantel. Só temos 2 desiquilibradores: o Gelson e o, err, Piccini. Parece mentira mas é verdade. Bas Dost sem munições, é, excepto as bolas bombeadas para o meio campo onde ele consegue desviá-las para os companheiros, inofensivo. O Porto, só em avançados, tem 2 panzers e um sniper. Aboubakar, Marega e Soares. E depois tem Brahimi. Benfica tem um batalhão de jogadores de ataque: Jonas, Jimenez, Seferovic, Salvio, Zivkovic, Rafa, Cervi... até o André Almeida sabe atacar. Creio que esta nossa falta de poder ofensivo é evidente quando jogamos contra equipas mais fortes.

Certo, da forma como correu o jogo, é legítimo dizer que ganhámos um ponto mas... perante o Benfica mais fraco das últimas quatro épocas, eliminados humilhantemente da Champions, eliminados da Taça de Portugal e Taça da Liga, encurralados há meses com a questão dos emails e, na última semana, com a questão dos jogos comprados na época 14/15, o "melhor Sporting dos últimos anos" tinha obrigação, se queria afirmar-se definitivamente nesta época, de dar a estocada (quase) final neste Benfica moribundo. Mas não, tínhamos de falhar no momento errado. Típico Sporting. A Lei de Sporting. A certa altura, e não foi a primeira vez o que senti nos últimos anos, senti inveja da raça e da vontade (de ganhar) dos jogadores do Benfica. Podemos até ter melhores jogadores, tecnicamente falando, do que eles, mas aquela vontade de ganhar a bola, de roubar a bola, de discutir qualquer decisão do árbitro, aí, eles dão-nos uma abada. E eu não consigo entender porquê. Cá fora, desde o presidente até aos adeptos, a vontade é enorme. Começam os jogos a sério e... puff.


É, para aí, a 20ª foto que encontrei depois de googlar "típico Sporting"


Como disse, é legítimo dizer que ganhámos um ponto mas também podemos dizer que perdemos dois para o Porto. E enquanto vejo Porto e Benfica a ganhar "aqueles" jogos contra equipas pequenas onde basta ter uma equipa relativamente bem montada defensivamente e onde o golo surgirá, mais cedo ou mais tarde, ao 327º remate que façam, já o Sporting, quase de certeza, irá ter um daqueles jogos que não conseguirá marcar golos e, inevitavelmente, perderá "aqueles" pontos que todos nós nos lamentaremos depois da época acabar. Se fosse presidente do Sporting, neste momento estaria a pensar se valerá a pena oferecer as "prendas" ao treinador ou não.


PS. A mesma Sporttv do Freitas "falem mas é de bola" Lobo e que oferece prendas com palavras cândidas aos treinadores nas flash-interviews, é a mesma Sporttv que tem jornaleiros a lançar suspeitas acerca da integridade dos árbitros. (dica graças ao @d20fernandes )







*Antes que alguém pense "este gajo só escreve quando o Sporting perde", devo dizer que tinha pensado, há uns dias, "Epah, vou escrever um post/crónica do jogo, no que resta deste campeonato." Também devo dizer que estava a èspera de ter escrito hoje sobre uma vitória do Sporting... mas o mais certo é que me aborreça entretanto e não cumpra o meu desiderato. :P

1 comentário:

Diogo Marques disse...

deixo só isto aqui:

O JESUS É O CANCRO