3 de março de 2018

elefante

Tanta coisa para dizer e para pensar após o jogo de ontem... mas por mais que me apeteça dissecar o jogo, a estratégia, o árbitro, o golo e o falhanço do Rafael Leão, só me consigo focar no elefante no meio da sala: Jorge Jesus. É impossível não pensar que, na segunda ou terceira jornada da próxima época, quando empatarmos com o Moreirense ou o Tondela outra vez, os adeptos do Sporting vão imediatamente lembrar-se desta época e da primeira de JJ e pensar "Já fomos", pois tem sido isto a imagem que o Sporting de JJ vai deixando, com a equipa a bater-se no campeonato, sim, mas sempre com qualquer coisa a falhar. A equipa feminina do Sporting (não me recordo agora se a principal ou a de júniores) tinha no ano passado como lema #NãoHáDesculpas, uma forma de se auto-motivarem perante as adversidades. Agora que me recordo, creio que era a equipa de júniores. Não sei qual o contexto em que surgiu tal expressão mas serviu como exemplo a seguir. #NãoHáDesculpas. Bom, eu começo a sentir que na equipa principal do Sporting o que não falta são desculpas... árbitros, jornalistas, lesões, UEFA, adversários, corrupção, etc, tudo são desculpas para o Sporting não ganhar. Mais do que a derrota em si, dos 8 pontos de atraso (na prática, são 9), os 18 anos do avançado em que depositámos as nossas esperanças num bom resultado, nos 16 anos (a caminho dos 17...), o que me está a custar mais digerir é perceber que aquele velho sentimento de 'vitórias morais' que julgava estar irradicado de Alvalade, está, afinal, de volta. É ouvir JJ depois do jogo de hoje. E, pensando bem, não foi só hoje. Em todos os resultados negativos não me recordo de ouvir um murro na mesa, de um grito de alarme, de qualquer coisa que acordasse a equipa de modo a evitar aquilo que parecia inevitável a todos, especialmente desde o empate em Setúbal! Custa admiti-lo mas Sérgio Conceição conseguiu incutir na equipa do Porto vontade de ganhar. Vontade a sério. E essa vontade de ganhar é evidente em todos eles - jogadores, treinadores, dirigentes... É difícil ganhar contra quem quer mais ganhar. E é isso, ao final do dia, que eu, nós, queremos: ganhar. Não quero saber que desde que JJ chegou, o Sporting teve as maiores vendas, não quero saber da Taça da Liga, não quero saber da utópica final da Liga Europa, não quero saber que o Rafael Leão tenha apenas 18 anos! Eu quero ganhar a puta da Liga portuguesa, o tugão, a #LigaMickeyMouse. E se, racionalmente, consigo vislumbrar a evidente melhoria no jogo global do Sporting desde que JJ chegou, também tenho de admitir que, infelizmente, o seu trabalho (ainda) não foi o suficiente para tornar o Sporting campeão. Como disse o Luis Paixão Martins no último #Sporting160, JJ foi contratado pelo Sporting para acabar com as desculpas, com as 'vitórias morais'. E para ser campeão.

 Vai chegar o final da época e se, como previr, o Sporting apenas conseguir ganhar a Taça da Liga e, no máximo, a Taça de Portugal, creio que BdC vai ter de tomar uma (não-) decisão de importância capital semelhante à aquela que LFV tomou, no final daquela época fatídica de JJ no Benfica, quando perdeu tudo em duas semanas, de continuar com ele como treinador, quanto toda a gente - toda - pedia a cabeça de JJ. É esse o elefante no meio da sala de Alvalade e que me faz ofuscar todo o resto: JJ continua ou sai?*






*A não ser que aconteça um milagre daqueles, como nunca aconteceu antes no futebol português, e muito menos ao Sporting, e que o Porto perca 9 pontos e o Sporting ganhe todos os jogos até ao fim, tornando-se, eventualmente, campeão. Delirante.

4 comentários:

Pedro disse...

Já estava para ter comentado o teu post, pois concordo plenamente, com as devidas ressalvas.
Ás vezes penso o mesmo de JJ, é um treinador que se está a esconder nas desculpas. Por exemplo, acho que a ideia inicial dele era ir ao Dragão empatar, correr menos riscos e se tivesse sorte, lá vinha ele cantar de galo. No Benfica essa filosofia dava, pois bastava não sofrer golos, jogar pelo seguro que as coisas acabavam por acontecer, ou pelo menos não apareciam cada vez mais obstáculos (campos inclinados).

Aqui não, já se viu que se não aproveitarmos a primeira parte, já sabemos que corremos o risco (e grande) de já ter amarelos que condicionam a acção dos defesas, expulsões etc e tal.
Também acho que é preciso ter cabeça muito fria na hora de tomar decisões, o que quero dizer com isto é que a mote #NãoHáDesculpas, faz todo o sentido como "ferramenta" de trabalho, mas todos sabemos que as condicionantes existem e estão lá. Temos efetivamente de ser melhores que os outros, mas se não for assim não nos vejo a ser campeões, não em Portugal.

Deixo uma parte de um blog tripeiro, para dar um pouco de "... contexto. Do meio-campo para a frente, a equipa do FC Porto era composta por quatro jogadores que, num passado recente, estavam dispensados/emprestados (Sérgio, Otávio, Marega e Gonçalo), o maior mal-amado desde Silvestre Varela (Herrera) e um jogador que estava afastado das opções no início da última época (Brahimi).

Nos 11 titulares não estavam dois dos melhores laterais a nível europeu nesta época (Ricardo e Alex), o melhor médio da Liga (Danilo) e o melhor marcador do FC Porto (Aboubakar). No setor defensivo, espaço para três trintões em final de contrato e um miúdo de 18 anos a fazer a estreia em clássicos."
http://otribunaldodragao.blogspot.co.uk/2018/03/estofo.html

Será que um Sporting com a atitude de Leão não tinha ido ás antas ferir de morte o dragão?
deixo aqui mais um link para um dos jogos que mais gostei de ver o nosso Sporting a jogar contra o porto. Olhem para a ficha de jogo!!!
http://www.thefinalball.com/jogo.php?id=4056536

Não temos melhor equipa agora?
O porto da altura era pior do que este?

Captomente disse...

@Pedro, eu não peço a cabeça de JJ nem sequer imagino qual será a ideia da direção, apenas constato que vai acabar a 3ª época dele e, até ver, apenas com uma Supertaça e uma Taça da Liga ganhas. É muito, muito pouco. Como adepto, verifico que a forma de jogar do Sporting de JJ tem vindo a cair, de época para época. É confrangedor constatar que Porto, Benfica e até Braga imprimem ao seu jogo uma energia e velocidade que a do Sporting raramente atinge. Poderíamos dizer que se trata de um problema devido às características dos jogadores e que não têm perfil para jogar em modo de "pressão alta", como os nossos rivais jogam (e ganham) mas o problema é que JJ, além de treinador, é quase manager do Sporting - é ele quem escolhe(u) a maior parte dos jogadores!! Como disse, não peço a cabeça de JJ mas sei bem como isto funciona... ao mínimo percalço na próxima época, teremos uma "mini-crise" em Alvalade, com lenços brancos e assobios. A não ser que haja uma revolução, não digo no plantel, mas na sua mentalidade e metodologia. É vital, absolutamente vital.

Obrigado pelo comentário. SL

Pedro disse...

"É confrangedor constatar que Porto, Benfica e até Braga imprimem ao seu jogo uma energia e velocidade que a do Sporting raramente atinge."

Não diria melhor, é confrangedor que cada vez temos melhores jogadores e como disseste no post cada vez aparecem mais desculpas. Tanto o Porto como o Benfica, para mim estão uns furos abaixo do que já foram. Também é verdade que para consumo interno, no caso dos tripeiros estão a fazer mais pontos do que com Mourinho, e nessa altura o Mourinha era o Mourinho e metia as equipas a jogar à bola.... não costumo ver os jogos dos tripeiros, mas dá que pensar. E faz falta conseguir-se trocar ideias, no espaço cibernauta, em que se vá para além da idiotice de rótulos de Croquetes, brunistas e afins.

Voltando ao JJ, também não sei se a melhor hipótese é pedir a cabeça dele. Contudo é um facto que é um treinador caro e acho que à coisas que não estão bem, que apesar de tudo até vejo algumas melhorias. Um exemplo disso é o discurso dele depois do dragão que, e até antes com o Moreirense a vir defender em público a equipa e jogadores. Em privado, espero que não deixe de lhes cascar na cabeça.

Outro exemplo é a rotatividade, que não tenho a certeza se não está a ser obrigada (cartões, lesões e afins) e não planeada.

Olha o Ristovski, viu-se claramente neste jogo o porquê de ser uma segunda escolha. Tinha uma grande impressão dele, mas neste jogo não me pareceu muito bem e não sei se não tem culpa nos dois golos do porto. Mas se calhar faz lhe falta jogar mais...

Uma vez vi um documentário muito interessante sobre o MU, em que falavam um pouco do que era o clube e desvendaram alguns dos seus "segredos". Uma das coisas que me ficou na retina é que eles monitorizavam tudo e mais alguma coisa, uma delas a distância percorrida, e nesse documentário, julgo que era sobre o Ryan Giggs que estava lesionado e eles disseram claramente que já estavam à espera que se lesionasse, pois até aquela altura era dos jogadores que tinha mais km nas pernas e que inevitávelmente haveria de se lesionar.

E a sensação que me dá no Sporting é que estão todos rememdados a cuspo, tentam jogar os minimos de forma a correr menos riscos (defensivamente) e que eventualmente o Sporting acabará de marcar. Com um plantel tão extenso e jogadores a precisar de jogar, que já é uma equipa que, grosso modo, já se conhece e tem uma base comum de ano para ano (lembro-me de no ínicio, quando JJ pegou na equipa, a falta de tempo que jogavam juntos ser uma, mais uma, desculpa).

Pedro disse...

Para terminar, porque isto quando se começa a falar do Sporting parece que não nos cansamos e uma resposta que julgávamos que seria curta torna-se num testamento.

Contradizendo um pouco aquilo que disse, porque no futebol, nada disto é uma ciência exata. Lembro-me perfeitamente no jogo com o Moreirense de estar a ver o jogo e a certa altura sentir que a equipa deixou de ter vontade de acelerar o jogo, de imprimir velocidade, de cair em cima do Moreisense. Tudo porque o filho da puta do árbitro ás faltas do Sporting caia logo um cartão, marcava os contactos todos e repreendia os jogadores do Sporting, ás do Moreisense pedia calma aos jogadores (com sorte e nas mais escandalosas). A puta do Vermelho foi o mal menor, porque qualquer gajo que esteja habituado a ver bola percebeu que aquilo foi um trabalhinho muito bem feito pelo árbitro e se os jogadores do Sporting entrassem com a fome de bola, de ganhar os lances na garra, provavelmente acabariamos o jogo, não com 2 jogadores expulsos, mas com 3 ou 4.

E claro, eu é que agradeço estes momentos de troca de ideias com alguém que gosta de futebol e pensa pela sua cabeça.

SL