8 de outubro de 2018

̶c̶h̶u̶l̶i̶s̶m̶o̶ cholismo

A principal questão que tem de ser esclarecida, neste momento particular do Sporting, é: qual é, afinal, o principal objetivo da equipa principal do Sporting para esta época? Ser campeão? Ficar em 2º (lugar de Champions)? Ficar em 3º/4º (lugar de Europa League)? Ficar em 3ª/4ª e ganhar uma das taças? É que, apenas quando se soubesse a resposta para esta questão é que os demais jornaleiros e comentadores poderiam aferir, justamente, se o trabalho do Peseiro à frente da equipa do Sporting tem sido bom, mau ou medíocre. Já os adeptos e sócios, esses, têm o direito de poderem dizer o que quiserem sobre aquilo que vêem em campo.

Por exemplo, o presidente que o contratou e que montou este plantel, Sousa Cintra, não teve pejo em dizer, várias vezes, que era para ser campeão. Quem vai buscar um jogador sérvio ao milionário campeonato chinês e um jogador italiano à Juventus, ainda que emprestados e um deles lesionado, é porque acredita no título. Quem abdica de jogadores jovens e da formação (Matheus, Geraldes, Demiral), em troca de jogadores consagrados (Gudelj, Sturaru ou mesmo Diaby), abdicou também de um projeto de futuro em troca da tão desejada consagração de campeão no final desta época. Foi isto que deduzi de tudo o que foi dito e feito durante a pré-época administrada por Sousa Cintra.





Há um mês, Frederico Varandas foi eleito o novo presidente do Sporting. Sinceramente, e não fui pesquisar se tal aconteceu ou não, não me lembro se ele deu alguma entrevista de "fundo" após a eleição. Estou-me a lembrar vagamente de umas palavras da Sporting TV, creio, mas não sei se a minha memória está certa ou não. Entrevista de "fundo", quase de certeza que não deu. Não sei se ele concorda com a perspectiva de Sousa Cintra, de que é para ser campeão já este ano. Mesmo que não seja de acordo ou principalmente por não estar de acordo, é que já deveria ter vindo a terreiro explicar isso. Quando perguntaram a Peseiro, há umas semanas, o que Varandas lhe tinha pedido para esta época, Peseiro foi mais ou menos evasivo mas ficou claro que Varandas não lhe exigiu o título (terá exigido "apenas" o 2º lugar? 3º/4º? Uma taça?).




Seja como for, seja estando o título definido com objetivo máximo para esta época ou "apenas" o 2º, 3º/4º lugar ou uma taça, a verdade é que a equipa do Sporting treinada por Peseiro não mostra qualidade palpável para tais objetivos e, pior, não se vislumbra que possa melhorar muito mais, seja pela fraca qualidade do plantel à disposição, seja pelos limitados atributos que a equipa técnica de Peseiro demonstra ter, tanto a nível técnico-táctico como a níveis humanos e pessoais.


Bruno Viana, Pablo Santos, Sequeira, Tiago Sá, Novais, Claudemir, Paulinho... sabem quem são estes ilustres desconhecidos? Fizeram parte do onze do Braga que, é verdade, empatou com o Rio Ave na passada jornada mas que estão 4 pontos à frente do Sporting de Coates, Acuña, Battaglia, Gudelj, Bruno Fernandes, Nani e Montero. O pior Sporting de sempre tinha obrigação de estar à frente de um Braga que, apesar de todas as loas tecidas, joga pouco mais do que este Sporting, que conta com um orçamento de 16 milhões de euros (Sporting tem 70M) e que, a juntar aos ilustres desconhecidos mencionados atrás, conta também com um trio de excomungados do Sporting e, pasme-se, é treinado por um ex-jogador e ex-treinador (despedido) da equipa B do Sporting. Se isto não é uma vergonha...

Por falar em vergonhas, ontem sofremos 4 golos do último classificado e a última vez que tínhamos sofrido 4 golos em jogos para o campeonato foi há 10 anos. 10 anos.

Portanto, chegados a este momento triste (mais um) da época do Sporting, convém saber, afinal, qual o principal objetivo da época. É que, mesmo que se aguente Peseiro até janeiro e se reforce a equipa, tal desiderato será, obviamente, mais uma vez, inútil porque este campeonato já está, infelizmente, decidido. O Benfica tem o melhor plantel em Portugal e será campeão facilmente, com uns 10 pontos de vantagem sobre o Porto. O máximo que poderemos ambicionar é lutar com o Porto pelo 2º lugar mas, se me perguntam a mim, direi que tal será bastante improvável e o mais certo é terminarmos a época a lutar com o Braga pelo 3º lugar. O mesmo Braga que não tem viagens a meio da semana à Ucrânia e que por isso pode jogar antecipada e descansadamente antes dos "grandes", obtendo nítidas vantagens devido à ausência da pressão inerente aos que jogam fora dos holofotes dos media.







Mesmo não sabendo qual o real objetivo para esta época, não tenho dúvidas de que o futuro de Peseiro no Sporting já é passado. Salvo qualquer milagre que nunca ocorreu no Sporting, que me lembre, nos últimos 30 anos, o destino de Peseiro será o despedimento, seja forçado ou por vontade própria, sob o movimento fatal de lenços brancos a serem acenados. É fatal como o destino. Espero que Frederico Varandas também já o tenha percebido e que esteja já a preparar o momento pós-Peseiro, idealmente com a dispensa de verdadeiros pesos-mortos no plantel, com ordem de regresso de alguns emprestados e com a assinatura de um treinador que revigore este plantel amorfo, banal e doente. Necessitamos de um "Simeone" que acorde estes jogadores para a vida e, se puder, que acorde também o próprio presidente. Precisamos de uma revolução dentro das quatro linhas.



4 comentários:

Férenc Meszaros disse...

O Hugo Viana, amigo íntimo do Mendes que enfiou cá o Peseiro, é um dos homens de influência junto do Varandas. O Manuel Fernandes, pai do adjunto Peseiro que pede camisolas a jogadores do benfica (apesar deste não ter o lugar em risco), é outro.

Peseiro ficará até se tornar incomportável. Até lá, é apenas trabalho para a LPM: Na Bola Branca, já veio hoje um dos do costume branquear. Hoje à noite nos programas de comentário, não se vai ouvir que o Sporting 'já está' a 4 pontos, mas que o Sporting está 'apenas' a 4 pontos. Tudo o resto vai para debaixo do tapete.

Captomente disse...

@Férenc, percebi tudo o que disseste e já o tinha pensado ao tempo, já antes da rebelião de Maio passado: neste momento há duas realidades do Sporting, a dos adeptos e a realidade dos jornaleiros, comentadores, opinion makers. No imediato, vencerá a realidade mantida por LPM mas no futuro, não haverá spin que mascare a evidência: o Sporting de Peseiro é uma merda. A não ser, como escrevi no post, que aconteça um milagre "daqueles", os quais nunca vi acontecer em Alvalade.

Obrigado pelo comentário. SL

Férenc Meszaros disse...

Esta diferença de ‘realidades’, como dizes, existe no Sporting desde a ‘revolução mediática’ no futebol. Se de há 5 anos para cá e até 8 de Setembro nos tentaram envenenar, agora voltaram a anestesiar-nos. Sei que no fim ninguém aguenta a consecutivas exibições mediocres e resultados embaraçosos. A questão é o breaking point e, aí, já confiei mais no discernimento e no espirito crítico dos sportinguistas. Temo que possa vir a ser um ano perdido. SL.

Captomente disse...

Houve uma altura em que julgava que o maior problema do Sporting estava nos seus adeptos, numa época pensava que era por serem brandos demais com a equipa/jogadores/treinadores e não lhes exigirem mais, na outra porque acreditava que devíamos ser mais tolerantes e não exigir-lhes tanto e deixá-los trabalhar. Cheguei à conclusão que o problema não está nos adeptos, nunca esteve, isso é uma falácia enorme, uma das maiores falácias do futebol. O problema está na equipa, jogadores e treinadores. São eles os únicos que podem alterar a "realidade" (excepto em casos extremos, quando os adeptos invadem Academias e batem em jogadores, por ex, aí sim, eles estão a alterar a "realidade"), porque a realidade que os media nos vão apresentar, neste país, com esta comunicação social completamente dependente de terceiros, nunca será aquela que convém aos interesses dos adeptos.

Quanto a esta época, mantenho o que disse, não acredito em milagres e no Sporting, então, muito menos. É esperar que se consiga aguentar o barco até janeiro (não perder Porto e Benfica de vista) e retocar o plantel. Está visto que Peseiro, salvo um descalabro ainda maior, vai continuar. SL