3 de fevereiro de 2019

caracol

Infelizmente, a derrota (e os números...) de hoje não me surpreende. A certa altura, temi goleada histórica, ao nível dos 3-6 dos anos 90. Algumas notas:

- Fiz rewind na SportingTV e verifiquei que, além de Keizer, mais ninguém falou aos adeptos após esta humilhante derrota. Nem presidente, diretor-desportivo, vices presidente, nada. Ninguém. Fica a nota.

- Noto nos jogadores falta de "nervo", de luta, de vontade. Parece evidente que há falta de competição interna no plantel, eles sabem que jogam sempre os mesmos.

- O "desaparecimento" de Miguel Luís e Jovane é inexplicável.

- Acuña, salvo outra informação, ainda é jogador do Sporting.

- A defesa do Sporting é lenta, lenta, lenta, como dizia o outro. Os extremos ajudam pouco os laterais a defender. O meio campo está esgotado. Os centrais estão esgotados (Coates vai rebentar quando?). André Pinto é lento e péssimo. Querer continuar a jogar com bloco defensivo alto é puro suicídio.

- Bloco defensivo alto fazia e fez sentido no momento que Keizer chegou porque havia "pulmão" para a equipa (meio-campo e ataque, principalmente) poder fazer pressão alta.

- Neste momento, não há "pulmão". Ou muda-se os jogadores e coloca-se "pulmão" fresco na equipa ou muda-se de táctica.

- Keizer conhecerá outra táctica?

- Bas Dost é, cada vez mais, um eucalipto que seca o futebol (o ataque) do Sporting. Com JJ, fazia sentido tê-lo em campo, pois JJ conseguiu montar uma equipa que girava em seu torno, conseguiu colocar toda uma equipa a jogar para Bas Dost. Neste momento, com este plantel, com estes jogadores, isso não se verifica. Bas Dost é passado e continuar com ele na equipa é mais um jogo e tempo que se perde. É um jogador demasiado caro (o mais caro do plantel) para marcar apenas golos de penalty ao Benfica ou Porto ou marcar golos de cabeça ao Feirense. Um presidente com visão já teria dado indicações ao treinador para deixar, paulatinamente, de apostar no holandês e ir procurando outras alternativas.

- Montero ainda é jogador do Sporting?

- Esta época está perdida, a Liga Europa é utopia e a Taça de Portugal, salvo uma superação extraordinária da equipa do Sporting, estará destinada a Benfica ou Porto. Os adeptos começam a desligar-se da equipa e dos jogadores e a tendência é para haver ainda mais contestação e desinteresse, à medida que as derrotas aparecem. A única solução, na minha opinião, para se continuar a manter o "elo" entre equipa, Keizer e adeptos, passa pela Comunicação, falar ao coração dos adeptos. Iniciámos a época vindos de uma verdadeira batalha civil fraticida e temos um presidente com o carisma de um caracol, que não consegue apelar às massas. Se ele não consegue, Sporting tem de arranjar alguém que consiga. Trazer Cristiano Ronaldo a Alvalade é bom marketing mas soa a cereja no topo de um bolo imaginário, que não existe. E os Sportinguistas continuam famintos.



4 comentários:

JHC disse...

Refere muita coisa com que concordo caro Captomente. Penso que resume o essencial.
Acuna até ser vendido tem de jogar.
Gudelj não é 6. Se não existe cláusula que obrigue a que seja titular, na Taça deverá jogar Petro ou Doumbia.
Bruno Gaspar não está bem. Thierry merece uma oportunidade.
Dost não resulta neste esquema. Ou se aposta em Luys Phellype ou jogamos em 4-4-2 com Montero a apoiar Dost.
Sem pulmão jogar em 4-3-3 e com um meio campo sem nervo e sem um avançadommóvel é pedir para ser "atropelado".
Varandas não pode ser o rosto da comunicação do Sporting. É amadorismo que não pode existir no Sporting.
SL

Anónimo disse...

Voltamos ao passado... mas pronto, o que interessa é ter um Presidente educado.

Anónimo disse...

então se varandas fala em desaparecimento da formação
porque razão desapareceram Miguel Luis, Jovane, Thierry? e porque razão foram contratar carradas de estrangeiros?(empresários?)

o discurso de Varandas na RTP está cheio de mitos e incoerências, tudo para continuar a legitimar uma destituição. foi feio ver lavar roupa suja.

já agora porque razão o Barcelona contratou um jogador em que o departamento médico do SCP dizia que não estava apto? quem estava À frente desse departamento?

pequeno pormenor: o SCP teve menos dias de descanso que SLB e joga daqui a 3 dias

HULK VERDE disse...

O Varandas não é um caracol, é um caranguejo, com ele o Sporting está a andar para trás em tudo. A continuar assim vai dar mais prejuízo em menos de um ano que o Godinho Lopes, seu mentor, deu. Basta ver o nível horrendo da sua comunicação, com a LPM a insultar os Sportinguistas, pelo menos os que são inteligentes, que os outros comem qualquer patranha e nem se apercebem de tamanha falta de respeito pelo Clube. Golpistas imundos.