9 de agosto de 2013

Umas perguntas a Malek, dono do site algerie-football.net, sobre Slimani

Ok, estava eu a procurar vídeos do grande Slimani e dei de caras com o site algerie-football.net onde estava um artigo, com um vídeo de um canal meu do Youtube, a destacar a contratação do avançado argelino e lembrei-me – porque não? – de enviar um email ao dono do site, a perguntar se estaria disposto a responder a algumas perguntas minhas sobre o Slimani. E assim foi, e cá estão as respostas de Malek, adepto de futebol argelino e do CR Bélouizdad  e, aparentemente, um grande fã de Slimani.





Com que é que joga o Sporting: Antes de mais nada, queria-te apresentar primeiro aos 5 leitores deste blog. Como te chamas e fala-nos sobre o teu site “algerie-football.net”.
Algerie-Football: Chamo-me Malek, e o algerie-football.net é um site que segue toda a actualidade do futebol argelino, campeonato e seleção nacional da Argélia, especialmente na forma de gravar e disponibilizar vídeos de qualidade.

CQ:  Ficaste surpreendido ao ver Slimani chegar a Portugal, assinando pelo Sporting Clube de Portugal, quando toda a gente pensava que ele iria para França, para o Nantes?
AF: Francamente, esperava ver o Slimani assinar pelo Sporting, que o pretendia há algum tempo, tal como o Evian ou o Ajaccio, do que pelo Nantes, pois queria contratá-lo por quase nada (50 000 euros é pouco). Não é uma proposta séria.

CQ: Como é o Slimani em campo? Quais são as suas melhores qualidades?
AF: Sobretudo, tem um bom jogo de cabeça, vai ao contacto com o defesa, ele mexe-se bem e além disso, passa bem a bola.

CQ: Havia dúvidas de que o seu antigo clube, o CR Bélouizdad, iria receber alguma quantia com a transferência para o Sporting. Sabes alguma coisa sobre isto?
AF: Estamos a falar de 300 mil euros, diria que é uma quantia aceitável, mas penso que o Sporting fez um excelente negócio com este preço.

CQ: O Sporting jogará a maior parte dos seus jogos jogando um futebol ofensivo de posse de bola e não em contra-ataque. Como costumava jogar o seu antigo clube? O Slimani está mais habituado a jogar em contra-ataque ou em futebol de posse de bola?
AF: Em casa, o CR Bélouizdad joga ao ataque, uma equipa com dois bons centro-campistas, Ammour e Rebbih, que alimentava o Slimanin com “bolas de golo”; jogando fora, o CRB joga em contra-ataque, e o Slimani pode fazer a diferença, pois é um excelente driblador.

CQ: Crês que o Slimani triunfará facilmente no Sporting ou achas que ele terá ainda de se adaptar primeiro ao clube, à cidade, à língua, etc?
AF: Eu vivo em Paris, França, os argelinos são sempre bons amigos dos portugueses, somos gente do sul, adaptamo-nos facilmente.

CQ: O Sporting estava muito interessado em contratar Ghilas ao Moreirense mas ele foi parar ao Porto. Quem julgas que é melhor? Ghilas ou Slimani? Ou talvez o Soudani?...
AF: Não há comparação, nos últimos 3 jogos da seleção argelina, o Slimani foi o melhor dos três.

CQ: Quais são as possibilidades da Argélia se qualificar para o próximo Campeonato do Mundo, em 2014? Qual é a situação actual?
AF: A Argélia é a primeira classificada do grupo, com 12 pontos, 4 vitórias e uma derrota contra o Mali, está qualificada para a última fase de qualificação do Mundial e sendo a 3ª seleção africana melhor classificada no ranking, vai ficar no pote 1 e significa isso que evitará seleções como a Costa do Marfim, Nigéria, o Gana… Se não ficar no mesmo grupo do Egipto ou Tunísia, terá grandes hipóteses de ir ao Mundial, caso contrário, será 50/50.

CQ: Como é o carácter do Slimani? É um bom jogador de equipa, tem uma boa personalidade, ou é um tipo “duro”?
AF: O Slimani é um jogador bastante correcto em campo, é bastante disciplinado, raramente vê cartões vermelhos, terá apenas de discutir menos após decisões do árbitro.

CQ: Costumas ver futebol português e, particularmente, o Sporting? Pensas que ele irá adaptar-se ao nosso futebol, à nossa cultura e mentalidade?
AF: Acho que não terá qualquer problema. Todos os jogadores argelinos que jogaram em Portugal tiveram sucesso! Madjer, Mennad, Medane, Ghilas, Halliche.

É tudo por agora, muito obrigado pela disponibilidade e aparece por cá sempre que queiras! Mantém-nos informado de como a aventura do Slimani no Sporting está a ser recebida na Argélia!

C'est tout pour aujourd'hui, je vous remercie beaucoup et venir en tout temps! Tenez-nous au courant de comment Slimani aventure au Sporting est reçu en retour en Algérie.


2 comentários:

miss__lyanna disse...

Mas que bem, Captomente além-fronteiras ahah

Captomente disse...

eheh Captomente e... Sporting! ;)