8 de dezembro de 2013

A tempestade perfeita

Vou fazer um post "à capela". Não, não, não começar a apagar comentários a torto e a direito – até porque não os há -, vou sim escrever um post à medida do que me vem à cabeça, sem apontamentos, links e sem pensar muito antes de meter os dedos do teclado.

Sporting. Se ontem, poucas horas após o empate do Arouca na Luz, cheguei a sonhar com um Sporting campeão, o Porto 2-0 Braga poucas horas depois, fez questão de me fazer baixar à terra. Depois lembrei-me que o árbitro do jogo em Barcelos vai ser o Jorge Sousa (com o sniper Bertino Miranda como auxiliar) e aí é que deixei mesmo de pensar em títulos e candidaturas. Não penso, mas excito-me à mesma.

Neste momento, sinto-me como um tipo que vai com seus dois amigos a um clube ver um striptease e que sabe que não tem dinheiro nem para um table-dance, quanto mais para ir para o quarto dos fundos. Ok, sabe que não tem dinheiro mas isso não o impede de ser o gajo com a maior ereção dos três.

Os lamps e os tripeiros andam todos à nora. É vê-los e ouvi-los a estrebuchar após cada exibição miserável protagonizada pelos uruguaios, argentinos e brasileiros que compõem os seus plantéis. É ler nos blogs tripeiros a urgência de terem mais portugueses na equipa/plantel e nos jornais desportivos e notáveis jornalistas “vermelhos” a apregoarem o mesmo para o clube da Luz.

Há um filme, julgo que com o George Clooney, sobre um barco de pescadores norte-americanos no oceano atlântico e onde passam o “cabo das tormentas”, chamado “A Tempestade Perfeita”. Basicamente, é quando o acumular de raras e pequenas circunstâncias que, juntas, proporcionam algo de extraordinário.

Os gajos falam de Portugal neste filme. Sério.


A cada dia que passa é isso que julgo que se está a criar nesta Liga Portuguesa. Vejamos:

- É ano pré-mundial, ou seja, todos os jogadores “selecionáveis” sabem que um corte mal-medido ou um pé mal-colocado significará o adeus ao sonho do Mundial.

- O Mundial é no Brasil. É impossível descrever a importância que terá para um uruguaio, argentino ou colombiano, a presença num Mundial disputado no Brasil, na “sua” América do Sul.

- Se os jogadores selecionáveis de Benfica e Porto (Garay, Maxi, André Almeida, Ruben Amorim, Jackson, Otamendi, etc) estão relativamente descansados com uma eventual seleção, já os jogadores do Sporting sabem que têm de lutar muito para lá chegarem (Cédric, Adrien, Montero).

- Porto e Benfica, Jorge Jesus e Paulo Fonseca. Se de um (Jesus), os jogadores já nem querem ouvir falar dele, do outro (Fonseca), os jogadores nunca sequer ouviram falar dele. É notório e nem é preciso ler a entrevista do Carraça para perceber que os jogadores do Benfica já estão fartos do Jorge Jesus. Os do Porto nem sequer o ouvem, já só reagem à presença de Pinto da Costa no centro de estágios do Olival.

- Sporting fora das competições europeias. Tal só tinha acontecido uma vez anteriormente. É inegável que não tendo mais um jogo que os adversários para disputar durante a semana, há mais tempo para treinar. A Roma que o diga. E o Liverpool.

Podia divagar sobre o ocaso de Pinto da Costa (os hienas lacaios sentem o cheiro da morte…) e a importância de Bruno de Carvalho no crescimento do Sporting, mas quero ficar apenas pelo aspecto desportivo. Podia falar na “guerra” que acontece, neste momento, entre os clubes da Liga e o seu presidente, na “batalha” dos direitos de tv, publicidade, etc, mas fico-me apenas pelo que se passa no relvado.


Creio que se este ano a tal “tempestade perfeita” acontecer apenas no “mar”, só o Sporting terá os coletes salva-vidas vestidos.

2 comentários:

Anónimo disse...

eu acho que fazes bem em descer á terra..tu e todos os outros sportinguistas. a 2ª parte contra o Braga foi a melhor exibição que vi de uma equipa portuguesa esta temporada. e tudo o que o PF teve que fazer foi inverter o triângulo do meio campo. criou-se outra dinâmica, os jogadores ficaram mais soltos e o jogo mais fluído. agora acresce a estes jogadores talentosos com rotina de jogo, a entrada de Quaresma em substituição de licá..e em Janeiro um reforço sonante para compensar os 'dias não' do Varela. mas eu preferia mesmo é que continuassem nas nuvens..pode ser que aconteça o mesmo que ao benfica o ano passado.

Captomente disse...

Viva!

Bom, o Paulo Fonseca disse que não tinha feito alteração nenhuma... ahaha

Mas sim, compreendo o que queres dizer. E aquele abraço conjunto após o(s) golo(s) entre PF, adjunto, médico e Antero Henrique, denota que eles (ainda) estão unidos.

Quanto ao Quaresma... tendo a concordar. Mesmo não estando em forma, se falhar a finta e estatelar-se no chão dentro ou fora da área, haverá sempre um apito amigo por perto que o ajudará a "triunfar" no Porto...

Enfim, foi como escrevi no post, para o Sporting poder ser campeão, uma série de circunstâncias extraordinários teriam de ocorrer ao mesmo tempo e no mesmo lugar,de modo a criar a tal "tempestade perfeita".


Se falhar uma dessas pequenas circunstâncias, Porto ou Benfica, um deles será campeão.

Obrigado pelo comentário. Volta sempre!