29 de junho de 2014

Sporting TV

"Um erro crasso na análise a um canal que ainda nem sequer iniciou a sua actividade, é querer compará-lo ao outro canal de clube desportivo existente em Portugal, a Benfica TV. Sim, a  Benfica TV é o único canal de clube que existe em Portugal, pois o Porto Canal, infelizmente para mim, como telespectador, nem é carne nem é peixe, nunca sei se hei-de esperar por um programa que me ensine como fazer alheiras de Mirandela ou algo relacionado com futebol.

Ainda me lembro de quando a Benfica TV iniciou as suas transmissões. E é com "essa" Benfica TV que, quem quiser fazê-lo, deve fazer comparações com a nova Sporting TV, não com a já robusta televisão "premium"; que transmite os seus jogos disputados pela equipa principal em casa e as partidas da Premier League. Fazê-lo, seria uma prova de canalhice, desonestidade intelectual ou pura ignorância. Até porque, mesmo que se o Sporting Clube de Portugal quisesse transmitir os jogos disputados em casa no novo canal, não o poderia fazer, pois tais direitos de transmissão televisivas foram vendidos pelo então presidente, José Eduardo Bettencourt, até 2018.

Por exemplo, lembro-me de ver, no início da Benfica TV, programas tipo "Dia Seguinte", mas com apresentadores e, claro, comentadores benfiquistas, onde a maior "Apito Dourado". Lembro-me de apelos às armas protagonizados por um tal Pragal Colaço, um conhecido advogado benfiquista, ou ainda de uns benfiquistas, cujos nomes não me lembro, onde passavam o tempo a "gozar" - é esta a palavra, "gozar" - com Sporting e Porto. Ainda bem, para o próprio Benfica, que dispensaram tais personagens da sua televisão. (Espero eu que tenham dispensado, pois não vejo a Benfica TV desde que passou a ser um canal "premium".

Portanto, é necessário contextualizar o momento em que aparece a Sporting TV: no pior momento da vida do clube leonino. É preciso não esquecermos-nos disso! Não esperemos transmissões de jogos da equipa B com 27 câmaras ultra-HD ou emissões em directo desde Alvalade ou Alcochete a toda hora do dia. Não, será um um canal sóbrio, limitadíssimo ao tutano, tal e qual como está todo o clube limitado. Querer exigir um canal igual ou parecido com aquele com que o Benfica disfruta hoje em dia é, repito, uma canalhice ou pura ignorância.

É verdade que o processo do início do canal começou mal - a saga do "logo", a discutível escolha de alguns dos elementos que darão a cara e "corpo" ao canal, culminando no adiamento do início da transmissão por imposição da Entidade Reguladora para a Comunicação Social - mas isso ainda não permite, em absoluto, determinar o desfecho desta "saga", ou neste caso, o início desta "saga" que dá pelo nome de SportingTV. Não sou muito religioso mas neste caso, terei de aplicar a máxima "ver para crer", como faria São Tomé. Depois de ver, logo direi de se gosto ou não gosto da Sporting TV."


Um post que escrevi ontem para o Visão de Mercado (!!), após um convite para escrever qualquer coisa relacionada com a nova Sporting TV.

5 comentários:

Anónimo disse...

Capto, o Sporting ainda não entregou toda a documentação exigida à ERC, por isso esta também não pode deferir ou indeferir o pedido do Sporting. Depois, tem razão que a ir para o ar (e reitero que só acredito quando vir, tendo em conta os histórico obscuro e falhado da World Channels) será um canal limitadíssimo, para o qual os sócios não estão preparados, e portanto é de esperar que as reacções sejam de algum choque...

Se a isso acrescer uma "qualidade" do tipo da que nos presentearam com a vergonha dos logotipos, será pior a emenda do que o soneto. Mais do que a lealdade sobre os elementos que compõem o canal, acho abjecto o que está por detrás da introdução dos elementos femininos na equipa. Digno de uma tasca, figurativa e literalmente. Não estou nada expectante, infelizmente, porque acho que vai ser uma decepcão.

Unknown disse...

Tudo que seja comparar Sporting a Benfica é um erro Crasso. Não há comparação. Um é o maior, o outro é o Sporting. :P

Abraço

Captomente disse...

@Anónimo, "decepção" é p'ra quem está iludido com algo. Ora, eu pelo menos, não estou. Como escrevi no texto, 'tou à espera de um canal minimalista, sóbrio e com meios reduzidíssimos! Quem estiver à espera de pior, neste momento da vida do clube, acredito que acabará desiludido, mas depressa terão de compreender a realidade à sua volta, caso contrário, será muito difícil a vida dos profissionais do canal.

Podes especificar o que está por detrás "da introdução dos elementos femininos" na equipa? Sabes de alguma coisa em concreto e que possas partilhar?

SL


@Germano... vai chatear o Cosme Damião! :P

Abraço

Captomente disse...

EDIT: Obviamente, a meio do comentário, queria escrever "Quem estiver à espera de melhor"...

João disse...

Caro Germano. Em primeiro lugar, estou a assumir uma descida ao seu nível por lhe dar uma resposta particular. Em segundo lugar, Viva o Sporting e a sua grandeza - que não se mede só em títulos de futebol onze. Em terceiro, e último, lugar permita-me que lhe responda da seguinte forma. MAS QUEM É VEM A UM B L O G U E SPORTINGUISTA COMENTAR COISAS DO BENFICA? Quem que lhe responda? Só pode ser uma pessoa que na verdade não acredita nessa desigualdade de clubes e precisa de repetir e sublinhar que é superior. Ainda por cima, pasme-se, chama-se Bettencourt! É de famílias "nobres" - ditas Sportinguistas - e virou vermelho. VocÊ anda mesmo perdido. Vá lá comentar coisas nos blogues que lhe são caros, e deixe de vir aos sítios que não lhe dizem respeito. Por das duas, uma: ou anda sem nada para fazer (e se assim é lamento, porque provavelmente estará desempregado; ou então gosta mais de ler coisas sportinguistas do que coisas referentes ao seu clube (suposto) - que aqui para nós tem muito mais para oferecer do que o de Carnide.

Passe bem (ou pelo menos as melhoras)

Saudações Leoninas aos restantes

João Araújo Gomes