30 de julho de 2014

Jornalistas

Há uns dias, foi o súbito cancelamento da conferência de imprensa de Jorge Jesus que deveria acontecer após o final do jogo da Eusébio Cup, o tal que o Benfica perdeu um zero com o Ajax, por culpa do erro de um dos seis (6! Mais um do que os cinco espanhóis do Porto) brasileiros que já contrataram esta época, um jogador que veio da 2ª divisão brasileira mas que como não se chama Maurício nem veio para o Sporting, é poupado às críticas pela maioria dos jornais e tv's, desculpando-o com um sempre eficaz "podia ter acontecido a qualquer um".

Críticas a JJ, colunas de opinião a desancar na falta de respeito aos jornalistas, editoriais de directores de informação a lamentar o caminho por onde o clube está a ir, tweets irados ou posts no Facebook enraivecidos afirmando que "isto" é o fim do futebol? Nada. Zero.

(Ah, só para esclarecer que JJ até falou no final desse jogo mas só aos jornalistas desse novo canal de desporto que apareceu agora, a BTV. )

Hoje, apresentação de uma escola de futebol de formação do Porto na Colômbia, com Pinto da Costa e o responsável colombiano da parceria, Ricardo Pérez. Não li nem quero saber nada sobre a escola na Colômbia, apenas quero realçar a frase da notícia que me fez sorrir. Mesmo no fim, lê-se:


"Os jornalistas não tiveram direito, porém, a colocar questões. Nem sobre o tema da apresentação. "


Delicioso. :D Obviamente que isto vai passar em claro e ninguém, muito menos o inefável Luís Sobral, director do MaisFutebol e que, só à conta de Bruno de Carvalho e à sua forma de lidar com os jornalistas (mas que não me lembro de nunca lhes ter voltado costas), deve ter escrito uns 27 editoriais no último ano e meio, vai falar sobre isto ou sequer, lamentar-se por mais uma clara falta de respeito por parte de PdC aos quadrúpedes jornalistas que o seguem.

Ainda me lembro - e não creio que me esquecerei tão cedo...- da tremenda falta de respeito que alguns jornalistas tiveram, isso sim, com o Sporting, aquando de uma apresentação de um jogador na pré-época passada que se atrasou durante algum tempo e que resultou no abandono(!) por parte da maioria dos jornalistas que se encontravam em Alvalade. Lembro-me de depois ter lido, poucas horas depois, os nomes dos tipos que incentivaram ao "protesto". Ficam aqui, p'ra memória futura: Gonçalo Ventura, da RTP e um jornalista/narrador da Sporttv, cujo nome agora não me lembro mas que se vir a cara sei dizer quem é o boi.


É por isso que me custa, apesar de saber que nenhum desses jornalistas se encontrava agora no estágio da Holanda, ver o Sporting, o seu presidente e restante staff técnico, em joguinhos amigáveis e em amena confraternização com representantes dos media que mais nos atacam e mais se acobardam perante os nossos rivais.

Só perceberei isto, se se tratar de uma mera acção táctica inserida numa estratégia delineada para obter o resultado que todos almejamos, o título de campeão nacional.



3 comentários:

RP disse...

São uma cambada de FDP. E no jogo treino levaram uma cabazada. Mas o BdC dá conta deles.

Anónimo disse...

Tem os teus amigos sempre perto de ti e os inimigos ainda mais! Já dizia Montgomery Burns. MCM

Captomente disse...

@RP, @Anónimo, espero que sim, que faça tudo parte de uma estratégia!

SL