7 de dezembro de 2014

Clube grande, atitudes de pequeno

A grande maioria dos adeptos de futebol, incluindo os próprios adeptos/sócios do Futebol Clube Os Belenenses, apontam o dedo à SAD que gere o futebol profissional do clube de Belém em relação ao que aconteceu ontem no estádio da Luz, quando os dois melhores jogadores do clube (e são mesmo do clube, não são emprestados!) ficaram de fora dos eleitos de Lito Vidigal para o jogo com o campeão em título, o Sport Lisboa e Benfica.






Eu não tenho dúvidas nenhumas: quem tem se de envergonhar são os próprios adeptos benfiquistas e seus dirigentes.


O clube de Belém, como todos aqueles que o Porto de Pinto da Costa corrompeu ao longo destas últimas décadas, vive com a "corda ao pescoço" e de bom grado aceitou os quinhentos mil euros (acho que foi este o valor), vindos do nada, que Luís Filipe Vieira ofereceu em troca dos direitos de transferência de cinco jogadores do clube do Restelo. Matt Jones, Sturgeon e outros que agora não me recordo. Além destes, há, obviamente, o facto de o Benfica ainda manter uma percentagem ou direitos desportivos - ou uma merda dessas qualquer - de Deyverson e Miguel Rosa, apesar de estes serem, efectivamente, jogadores do Belenenses. E ainda aí vem o Carlos Martins, cujo salário duvido que seja pago na totalidade pela SAD de Os Belenenses.

Adiante. O que o Belenenses fez foi um pacto com o diabo, simples. E ontem foi o dia de cobrança. Pobre coitado. Em situações em que o "grande" se aproveita das debilidades do mais "fraco", eu não tenho dúvidas em quem é o "mau da fita" neste filme.


Eu perdi a conta aos golos que o Wilson Eduardo marcou ao Sporting quando jogava em outras equipas emprestado pelo Sporting. Eu perdi uma Taça de Portugal contra uma equipa que tinha no seu onze titular dois jogadores emprestados pelo Sporting: Adrien e Cédric. Ainda ontem, enquanto me agoniava durante mais uma jornada desta Liga "Mickey Mouse", vi o Sporting perder em futsal contra o Fundão e cujo terceiro golo foi marcado por um jogador emprestado pelo Sporting (André Galvão). O Sevilha, quando foi jogar a Nou Camp no mês passado, utilizou dois jogadores emprestados pelo BarcelonaDelofeu e Denis Suárez (obrigado @furaredes). Sem medos. E no final, o Barça ganhou 5-1. Magnanimamente.

O Sport Lisboa e Benfica, apesar de ser um clube "grande", não é um clube magnânimo e tem várias atitudes que o fazem ser pequeno (vide o Aroucagate, Estoril/Algarvegate, etc), pelo menos aos olhos de quem não é benfiquista, porque quem é benfiquista - pelo menos, a maior parte - vem sempre com a velha desculpa "e quando outros faziam o mesmo, também se queixavam?".

Sim, queixávamos, inclusive o próprio Sport Lisboa e Benfica:


"O Benfica vai apresentar queixa à Comissão Disciplinar (CD) da Liga de Clubes pelo facto de Maciel não ter alinhado pela União de Leiria no jogo contra o FC Porto de sábado passado (1-3). A notícia surge na imprensa desportiva desta segunda-feira e tem como fundamento o facto de o treinador leiriense, Jorge Jesus, ter vindo a público notar que não poderia contar com o avançado brasileiro para o encontro fruto do acordo de empréstimo assinado entre a União e os portistas no âmbito da cedência deste atleta. Perante estes dados, e tendo por base os regulamentos da Liga que impedem os clubes de interditarem a utilização dos jogadores emprestados nos confrontos contra as suas equipas de origem, o Benfica deverá apresentar uma queixa à CD no sentido de promover a
instauração de um inquérito ao caso."

http://relvado.sapo.pt/arquivo/primeira-pagina/benfica-queixa-se-liga-pela-nao-utilizacao-maciel



Ganhem vergonha!





3 comentários:

ASB disse...

http://www.forumscp.com/index.php?topic=77.0

Captomente disse...

@ASB É a excepção que confirma a regra.

Não somos perfeitos mas não apregoamos que o somos, ao contrário de outros.


Obrigado por consolidares o meu post.

SL

RP disse...

Muito bem lembrado Capto. Esta País está cheio de hipócritas sem memória.