22 de fevereiro de 2015

O Bart é lampião e a Lisa é leoa

Quando se confronta um lampião com mais um jogador adversário expulso ou um golo mal anulado, ou seja, o vulgo "colinho", a resposta é sempre a mesma, "Ah, ganhávamos na mesma". Aliás, esta é a resposta típica do treinador e jogadores do Benfica nas entrevistas pós-jogo: "Ganhávamos na mesma".

Ok, mas quem garante isso?


Há um enigma filosófico muito giro e que me lembro de ouvir há anos. Este:






"Se uma árvore cai e não está lá ninguém, ela faz barulho?"


Os crentes respondem sempre que sim, que faz barulho. Outros, diriam que não, que o som é o resultado da agitação do ar e que sem ouvidos para receber tais vibrações, não haveria som. Para haver som, teria de estar lá alguém para ouvir. Este enigma poderá não ter uma resposta absoluta mas tem, pelo menos, o condão de nos deixar em dúvida, em alerta, de questionar.



Nove jogos (Moreirense 2x) a jogar com mais um em vinte e dois é muita fruta.





Poderia o Benfica ganhar na mesma aqueles jogos em que foram expulsos jogadores ou (mal) anulados golos adversários? Os benfiquistas responderão sempre que sim. Outros duvidariam. O problema é que este enigma não gera debate em Portugal, além, naturalmente, de Sportinguistas e Portistas. Os benfiquistas, outrora fervorosos debatedores da "verdade desportiva", "fairplay" e outras coisas do género, abstém-se de comentar hoje em dia e a única palavra que lhes ouvimos sair da boca/teclado é apenas "azia". É normal, já todos sabemos quão hipócritas são os lampiões na hora das vitórias; o pior é que já nem sequer os jornalistas se questionam. É muito mais fácil ver apenas a árvore e não a floresta.



Obviamente, se os Simpsons gostassem de futebol português, o Bart seria lampião e a Lisa seria leoa.






4 comentários:

Cantinho do Morais disse...

Excelente.
Grande Lisa e muito boa analogia.
Não há vergonha, já a perderam há muito tempo.
E as declarações do JJ são, diariamente, um atentado. Ele sabe bem o que se está a passar e ainda goza e humilha os adversários. Só neste país se valoriza gente assim.

Já agora, o 2º golo do Benfica como é que foi?

http://foradejogo08.blogspot.pt/2015/02/benfica-interessado-em-marafona.html

E, por favor, não me venham já os paladinos da verdade desportiva dizer que o Benfica até desmentiu o "alegado" interesse (todos nós sabemos que não há interesse, como não houve por outros jogadores no passado, sempre em vésperas de defrontar os encarnados). Mas, observemos a resposta do Benfica:

http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=4399893

Adoro esta parte:
"Desejamos ao guarda-redes em causa, alvo da notícia, as maiores felicidades na sua vida profissional."

Que queridos...

Anónimo disse...

À cerca de um ano o admnistrador deste blog sugeria que Sporting e Benfica deveriam fazer uma aliança apenas com o intuito de destruir o FC Porto. Basta aceder ao historico e recordar o post onde surge a peregrina ideia da criação de um canal desportivo em conjunto.

Passado cerca de um ano como as coisas mudam. Isto mostra que não existe coerencia nem logica no discurso. Todo ele é feito ao sabor do vento. Ou melhor, a reboque do Bruno de Carvalho.

É normal que aqui e ali Sportinguistas e Benfiquistas pensem em alianças entre clubes para tentar destruir o FC Porto. A historia do futebol em Portugal está cheia desses exemplos. Isto porque é conhecido o odio visceral de Lisboa em relação à região Norte e à cidade do Porto em particular.

Contudo, e apesar de inúmeros tentativas Lisboa nunca conseguiu destruir a região de onde nasceu Portugal e a cidade que deu nome ao Pais.

O cantinho é um hipócrita disse...

Ó cantinho, seu hipócrita, vai ver a defesa que o Marafona faz que dá o canto na origem do segundo golo.

Captomente disse...

@Cantinho

Sobre o Marafona, percebi logo a jogada. Escrevi este tweet há 2 semanas, no dia em que saiu a "notícia":

"Adivinhem lá com quem é q joga o Benfica daqui a 2 jornadas... "Águias na pista de Marafona" http://record.pt/930906 #prostituiçãointelectual"

https://twitter.com/captomente/status/566249062975172609


Já o disse há muito tempo, ainda antes da entrada do Duque na Liga, que o Benfica era a cara do novo "sistema", usando as mesmas tácticas que o Porto utilizou e que passam por empréstimos em massa (às vezes, literal) de jogadores a clubes da 1ª e 2ª divisões, impedimento desses mesmos jogadores defrontarem o Benfica, conluios com a comunicação social (Cofina, SIC e A Bola) e preenchimento de benfiquistas em lugares chave em instituições desportivas (a nova vaga de árbitros que aí vem é ainda mais vermelha que esta).


É um sistema 2.0, aperfeiçoado e sem necessidade de sujar as mãos. Basicamente, é perfeito.

Estamos fodidos.


@Anónimo1

Muito obrigado. O teu comentário já me fez ganhar o dia! Saber que há alguém que leva a sério o que eu escrevo nesta merda de blog é, de facto, revigorante! Quanto ao assunto em pormenor, é (muito) provável que tenha escrito isso, pois ainda tinha alguma esperança que o presidente do Benfica tinha uma verdadeira aspiração a um futebol e desporto melhores mas, como se comprova pelo post e comentários seguintes, enganei-me redondamente. O Benfica quis tomar o lugar do Porto e conseguiu-o.

Quanto ao resto das considerações, digo apenas que adoro a cidade do Porto, o sotaque nortenho das imensas leoas que há por aí, a paisagem, a gastronomia - tudo - mas abomino o Futebol Clube do Porto, os seus dirigentes e aquilo que representa para o futebol português: uma imensa mão cheia de nada.

Saudações desportivas.