28 de fevereiro de 2015

Também se dão os parabéns a mitómanos?

O Sport Lisboa e Benfica diz que faz hoje 111 anos. Em relação a datas de comemoração de aniversários do clube, podemos ler num documento .pdf intitulado "AS VERDADES DETURPADAS DA HISTÓRIA DO BENFICA" e que está alojado no site oficial do Benfica, isto:


"A primeira grande comemoração de aniversário de que há notícia escrita bem desenvolvida ocorreu em 1910, onde está explícito que se “organiza uma festa para comemorar os seis anos de existência do SLB” [ver Os Sports Ilustrados]. E assim, sucessivamente, ao longo do tempo. Nada foi “esticado“ nem manipulado." 



Vamos lá então ver o que diz Os Sports Illustrados #8, do dia 30 de julho de 1910, seis dias após a realização da festa de aniversário do Sport Lisboa e Benfica, disponível a toda a gente no sítio da Hemeroteca Digital da Câmara Municipal de Lisboa:



"No domingo passado, 24, realizou o Sport Lisboa e Benfica um concurso de sports atléticos no seu campo de Benfica, para comemorar o 4º aniversário da fundação do clube."


O "4º aniversário" e não "os seis anos de existência".

primeira-página do jornal Os Sports Illustrados, #8, 30 de julho de 1910





"Nada foi “esticado“ nem manipulado." lol.




Fontes: 

AS VERDADES DETURPADAS DA HISTÓRIA DO BENFICA

Hemeroteca Digital da Câmara Municipal de Lisboa

6 comentários:

nonameslb disse...

O que esta escrito neste jornal nao tem muita logica.Ora vamos ver as datas importantes dos primeiros anos do clube.28-2-1904 Fundacao do Sport Lisboa. 26-6-1906 Fundacao do Grupo Sport Benfica.13-9-1908 Fundacao do Sport Lisboa e Benfica por via da fuzao dos outros 2 clubes.Portanto a 30-6-1910 que e a data de publicacao do jornal o Sport Lisboa e Benfica nem 2 anos tinha.Portanto nessa altura o Benfica festejava o seu aniversario na data de fundacao do Grupo Sport Benfica.Nao tem logica porque devia festejar na data mais antiga ou na mais recente.E estranho mas tambem todos nos sabemos que o Sport Lisboa e Benfica e resultado da fuzao de 2 clubes de Lisboa em que 1 estava ligado ao futebol e o outro ao ciclismo e atletismo,que os clubes foram fundados em datas diferentes e que a data deste jornal o Sport Lisboa e Benfica existia a menos de 2 anos,e nao a 4.Mas festejamos a 28 de feveiro que e a data de fundacao do clube mais antigo.

Captomente disse...

".Portanto a 30-6-1910 que e a data de publicacao do jornal o Sport Lisboa e Benfica nem 2 anos tinha"

Aprende a ler. O jornal é do dia 30 de julho de 1910 (30-07-1910).

O que o Sport Lisboa e Benfica comemorava, no dia 24 de julho de 1910 (24-07-1910) era a data de fundação do Grupo Sport Benfica, aquele que tinha estádio, sede e dinheiro.

De nada.

Henriqueafag disse...

O pai nasceu em 1904, a mãe em 1906, que idade tem o filho?

Para os benfiquistas (que são fraquitos a matemática) esta pergunta tem resposta.

Anónimo disse...

Tem a idade do pai...
É como eu. Sou de 77 mas às vezes digo que sou de 60 que foi quando o meu pai começou a ter espermatozóides.
SL
Basco "O Leão"
p.s. - Obrigado Captomente por permitires publicações de anónimos.

Unknown disse...

E enquanto discutem o sexo dos anjos, sim, porque a opção de festejar na data do clube mais antigo é algo que só diz respeito à escolha do clube, lá vai o Sporting levando 3 batatinhas no Dragão.

Captomente disse...

Germano, podes continuar comentar a derrota do Sporting no post acima, só para avisar.

Abraço