16 de março de 2016

Dupla de centrais definitiva

A ver o Bayern 1-2 Juventus e lembrei-me de escrever algo que já penso ao tempo...

Chiellini, Bonucci e Barzagli, são os 3 defesas centrais titulares da Juventus há anos (na era de Conte, jogavam muitas vezes juntos). Sérgio Ramos e Pepe/Varane, do Real Madrid, há quantos anos estão juntos? Enquanto durou, foram anos e anos de Puyol e Piqué no Barça. Agora temos Mascherano e Piqué. Atlético de Madrid teve Godín (e Miranda). O Chelsea dos melhores tempos tinha Terry no auge e outro ao lado (Carvalho, David Luiz, Cahill). O melhor Milan dos últimos tempos tinha Thiago Silva (e Nesta). O melhor PSG dos últimos tempos tem agora Thiago Silva (e David Luiz). Posso falar ainda do melhor Porto dos últimos tempos, com Otamendi e Rolando/Mangala ou do Benfica, com Luisão (e Garay).


A dupla de três centrais mais underrated da Europa




O Sporting, nos últimos três/quatro anos, teve Xandão, Bouhlarouz, Eric Dier, Ilori, Rojo, Maurício, Oliveira, Tobias, Sarr, Semedo, Naldo - uff - Ewerton e Coates. A actual dupla, Coates e Semedo, tem uns 5 jogos juntos.


Se queremos ambicionar, realmente, ser um clube grande e ter uma equipa grande, urge encontrar, definitivamente, uma dupla de centrais que seja... definitiva*. Já temos uma "estrutura" montada a meio-campo (William, Adrien, João Mário) mas falta ter outra cá atrás. Sim, temos a melhor defesa da Liga Portuguesa mas é mesmo só isso... a Liga Portuguesa. Não fiz as contas mas, se calhar, em média, sofremos tantos ou mais golos nos (jogos) da Liga Europa do que na nossa #LigaMickeyMouse.


Semedo parece-me ser um dos "definitivos". Coates? Tenho dúvidas.





*E o mesmo se aplica ao treinador. Espero que, qualquer que seja o resultado final no campeonato, JJ continue na próxima época.


4 comentários:

Diogo Marques disse...

Por mim seria o semedo e o paulo oliveira, com o naldo a suplente.

Vendia-se o ewerton, que acho que é bom, mas está sempre lesionado e não pagávamos o coates, que não acho que valha os 5M e o salário

Emprestávamos o tobias e subia-se o domingos para 4º central

Mike Portugal disse...

Porque é que não achas que o Coates será o central?
Ele é melhor que todos os outros.

Cantinho do Morais disse...

Coates e Semedo parecem estar bem.
Gosto muito do Ewerton mas não se pode fiar. E o Naldo surpreendeu-me.
Tobias e Oliveira estão longe da qualidade exigida.

Mas concordo com o essencial. É zona que exige estabilidade. Ontem já era tarde.

Captomente disse...

@Diogo, Paulo Oliveira peca pela (falta de) concentração, por vezes, e por jogar mal com a bola nos pés. Veremos como evolui... O Coates é muito bom para a nossa Liga, para jogos mais competitivos, tenho dúvidas. E também tenho dúvidas sobre o seu estado físico. Convém lembrar que teve muitos problemas a nível de lesões em Inglaterra. Por 5 milhões, tem de ser um tiro "certeiro", não se pode arriscar.

@Mike, respondi acima.

@Cantinho, idem. Creio que desde há anos que não tínhamos tantos e tão bons centrais. Agora é manter os melhores.

SL