8 de maio de 2017

#EstamosFodidosSporting

Comecei a escrever sobre o Sporting e o futebol da nossa #LigaMickeyMouse devido a um convite do Vito Vendetta, do blog Cabelo do Aimar. No convite que me fez, ele mencionou uns vídeos meus que eu tinha metido no Youtube. Nessa altura, a minha militância anti-Estado Lampiânico era mínima, residual mas já qualquer coisa dentro de mim pressentia que algo estava errado no nosso jornalismo desportivo, na forma em como o Sporting era (e é) completamente menosprezado e, por vezes, até amesquinhado nas reportagens, crónicas ou reportagens. Queria denunciar esses pequenos "truques" e a forma que encontrei para fazê-lo foi fazer vídeos, expondo os truques, sob forma de paródia. Hoje em dia, felizmente e a quem muito agradeço, há muitos e bons Sportinguistas a fazê-lo muito melhor do que eu (Artista do Dia, Mister do Café, Tu Vais Vencer, Sporting Com Filtro, etc).

Aliás, a primeira vez que utilizei um vídeo para parodiar/denunciar algo, até nem foi o #EstadoLampiânico nem o #jornalixo, foi mesmo o Sporting. Naqueles meses horríveis que envolveu a saída de Paulo Bento, a contratação de Carvalhal, a vinda de Costinha, etc, etc, senti necessidade de "avisar" os Sportinguistas que algo tinha de mudar senão o Sporting corria o risco de explodir. Não havia Twitter. Lembro-me do vídeo ser partilhado no IRC e em foruns, inclusive o forum do Sporting. Diziam que eu era benfiquista ou que o vídeo tinha sido feito por benfiquistas. Isto foi em 2010, 2011. Em 2013, o ano em que acabámos em 7º lugar, o Sporting quase que implodiu. Odeio ser o gajo que diz "Eu tinha razão..." mas, nessa altura, eu tinha razão. Aquele Sporting (retirei o vídeo do Youtube há uns anos, pois contém cenas ridículas e que podiam ser usadas por sites como Hugo Gil e semelhantes) de então, tem coisas que, infelizmente, começo a vislumbrar neste Sporting... Desde as selfies está-tudo-bem dos jogadores, às escolhas irracionais de jogadores (manter Castaignos durante uma época inteira a tirar lugar a outros jogadores é um crime), até à, mais que evidente, falta de Raça, colhões, sangue, suor, lágrimas, porrada! Aquilo que é necessário para se vencer neste mundo-cão. Não há nada disto no Sporting. Só vejo é palmadinhas, amor, vídeozinhos, #likes, desculpas "está-tudo-bem-para-a-próxima-sai-melhor", só vejo é merda! Expliquem-me como é que o nosso presidente, após 4 anos a ser trucidado pelos jornaleiros todos, vem dar uma entrevista "exclusiva" à CMTV sobre o seu casamento?? Mas que caralho me interessa o casamento dele?? Se querem mesmo demonstrar que querem ganhar a merda de um campeonato que seja, por favor, juntem-se todos (BdC, JJ, Saraiva, Geraldes, Vieira, TODOS!) numa quinta qualquer no Alentejo, sem distrações à vista, e debatem sobre como fazer deste clube, um clube campeão! Conversem, discutam, façam o que quiserem, mas por favor, demonstrem que têm uma estratégia. Parem de dar entrevistas de merda, de comunicadozinhos de merda, de posts Facebook de merda, de contratar jogadores de merda (e que TODA a gente percebia que eram merda), por favor, parem. Isto que se passou esta época não é nada.




É por esta época de merda, fracassada a todos os níveis (sim, relativamente à época passada, foi um fracasso total), que vou deixar a minha militância anti-#EstadoLampiânico de lado. Se sinto que o Sporting não está a fazer todos os possíveis para lutar contra "eles" e, pior, que está a cometer demasiados erros, então terei de voltar as minhas atenções para o interior e preocupar-me com a minha equipa. Espero que no Sporting façam o mesmo.



Foda-se...

4 comentários:

RP disse...

Excelente post.
Revejo-me completamente nas tuas palavras,dou-te o meu exemplo,nos últimos tempos arranjei confusão com muitos "amigos lampiões" que me acusam de ser anti-benfica porque passava o meu tempo no meu grupo de amigos,virtual e real, a denunciar o estado lampiânico,até na minha família me disseram para eu me acalmar que não ganhava nada em continuar com estas discussões e posições fortes contra o lampionismo que grassa no nosso país,e o que é que eu vejo ?
Um grupo de conas moles que vivem numa redoma e que se estão a cagar para o que se passa fora do campo desde que recebam o ordenado ao fim do mês,e agora percebo o seguinte,existe muita merda no nosso futebol,não tenho dúvida que os lampiões são protegidos pelo sistema,mas antes de começarmos a atirar pedras ao vizinho temos que construir um estrutura forte que deixe de dar tiros nos pés.
Gosto muito do BdC,mas começo a pensar que ele pode estar a aburguesar-se e a deixar-se levar nos cÂntigos da sereia de quem não deve. Eu por mim,antes de começar a atirar pedras aos vizinhos vou estar atento ao que se passa em minha casa,com tanta merda para resolver.
PS1. - Tu és um dos gajos que nunca deves desistir de comentar e falar,porque além de grande Sportinguista já percebeste onde está o problema.
PS2. - Mais uma vez obrigado pelo vídeo do Braga- Sporting.

Grande abraço e SL

Jordão disse...

Por estes dias nem me apetece dizer nada, mas quando não se podia descer mais baixo, eis esta entrevista. Não sei se é falta de tacto, ou algum deslumbramento pródigo da paixão, mas convinha que o Bruno de Carvalho estivesse ciente de que a época no futebol foi miserável (apesar do avultado investimento) e de que ele é um presidente remunerado, acrescendo por isso a sua responsabilidade. Ou se põe fino, ou põe-se a jeito para uma corrida em osso, porque se houver mais uma época como esta, daqui a um ano já ninguém se lembra dos 86% de votos. Quem avisa, amigo é...

fullrise disse...

Bom post!

Jordão disse...

O deslumbramento e a falta de noção notam-se desde logo em ter marcado o seu casamento para o dia 1 de Julho. Esse é o dia do Sporting, não é o dia do Bruno de Carvalho. Tem toda a legitimidade para querer ser feliz e fazer uma festa de arromba, mas se antes criticávamos os croquetes por serem uma "dinastia", também não quero ver tiques "monárquicos" com outra gente, ainda para mais depois de tanta porcaria feita neste ano. A inteligência sugere que haja humildade, trabalho e discrição, ou então depois não se admirem se os humores das massas mudarem (e com razão) e deixam de cair em graça.