23 de setembro de 2017

O mesmo filme

São 15 anos a ver o mesmo filme... Já sei o final e as deixas de cor. Infelizmente, durante este jogo contra o Moreirense vislumbrei o mesmo triste final e as mesmas desculpas de sempre. As desculpas de JJ - nunca é culpa dele e raramente dos jogadores - e as desculpas dos adeptos. "Temos de apoiar!"... ainda mais? Se há coisa de que este clube não se pode queixar é de apoio! Aliás, acho até que apoiamos em demasia! Veja-se a "crise" do Benfica. Um empate e uma derrota e o inferno subiu à terra. Estádio vazio na taça da Liga, assobios, claques a "apertar" jogadores e, à hora que escrevo isto, o Benfica já ganha 1-0 ao Paços de Ferreira. No Sporting? É ver JJ passar a mão pelo pêlo de aos jogadores, os adeptos a auto-comiserarem-se e pronto, "temos de apoiar". Apoiar, apoiar até à derrota final.

Ah, e claro, as desculpas da "administração". Aposto que esta semana, após os primeiros pontos perdidos, é que vão carregar na estupidamente maliciosa dualidade de critérios aplicada pelos árbitros, no âmbito disciplinar, nos jogos do Sporting. Tarde demais?

Não quero "esperas" aos jogadores, não quero nada. Quero apenas que me deixem estar na minha, fodido com este Sporting que, ainda vamos em setembro e se já é assim contra o Moreirense, não quero imaginar no apertado calendário de dezembro-janeiro, com as inevitáveis lesões e castigos que hão-de chegar... Por exemplo, se sai dos centrais, seja por lesão (bate na madeira três vezes) ou por castigo, temos o Tobias, que já se viu que é um jogador fraco (apesar de no início, ter esperança que fizesse esquecer Paulo Oliveira) e o André Pinto, que ainda hoje não percebo o que vale, como será? Acuña não jogou e não temos ninguém para o substituir. A camisola do Sporting parece pesar demais nas costas de Iuri. Battaglia lesiona-se, já vimos que Bruno Fernandes é macio demais para o lugar.

Continuamos a ter JJ a mexer na equipa antes/depois de jogos europeus. E metendo o Alan Ruiz (uma vergonha, a sua falta de "raça") a titular ainda por cima. Ou seja, 45 minutos a jogar com um a menos.


E... com esta vou ser excomungado do universo Sportinguista mas tenho de o dizer: cada vez acredito mais que, enquanto Rui Patrício for o guarda-redes do Sporting, nunca seremos campeões. Ao tempo que o penso e hoje tenho de o dizer. Há quanto tempo não ganhamos um jogo em que no final tenhamos dito, convicta e factualmente, "Epah, ganhámos o jogo por causa de Rui Patrício"? Há quanto tempo? Eu, honestamente, e admitindo que tenho uma memória fraca, não me lembro. Por época, há dois, três, quatro jogos, em que a equipa "campeã" vence porque, naquele momento chave do jogo, o seu guarda redes estava lá para defender O golo da equipa adversária. Percebem? Não é defender o remate difícil, potente, wtv - não, é defender o golo que já parecia certo. E muito menos é defender dois remates difíceis num jogo em que se ganha por 4-1 ou 5-1. Actualmente, qualquer mísero remate mais "difícil" na direção da baliza de Patrício, resulta em golo. E já nem falo na, infelizmente, eterna incapacidade de Rui Patrício lidar com bolas altas. (e se quiser ser ainda mais crítico, ainda digo que ele é mau a defender livres diretos. A sério. Atentem nisso).


Pronto, para mim, clube "campeão" tem de ter guarda-redes que ganhem jogos. O Sporting não tem. E não me falem no EURO 2016. Ou se falarem, falem também no Hungria 3-3 Portugal. E a cabeçada do Griezmann era difícil, não era "golo".


Na época passada, creio que deixei de acreditar após o Rio Ave 3-0 Sporting. Ou foi nesse ou no infame Vitória 3-3 Sporting. Hoje, após este empate, oficialmente, não acredito que seremos campeões. Quero tanto, tanto, estar errado. :|

(EDIT: E junte-se a inexplicável, bizarra, quase surrealista inabilidade de o Sporting de JJ conseguir jogar - e ganhar - contra equipas que se fecham razoavelmente bem lá atrás, e então será mesmo impossível esperar que sejamos campeões)

P.S. Digo o mesmo em relação ao blog aquilo que escrevi há pouco no Twitter: Se não puder vir aqui para aqui desabafar e mandar tudo para o caralho, então não ando aqui a fazer nada.


"google same+movie+over+and+over+again"


SL

8 comentários:

Anónimo disse...

O Rui Patrício é benfiquista. Eu sei. Mas é bom guarda redes.

conana disse...

Quando me lembro dos sistemáticos 1x1, nalguns jogos várias vezes por jogo, que o Patrício defendia em registo milagre ... muito joguinho safou ele ... mas pronto: a cabeçada do outro não era golo...

Cantinho do Morais disse...

(tirando a parte do Patrício, mas entendo) Nada a acrescentar.

É muito fodido ser do Sporting.

(e sim, ontem deixei de acreditar que seremos campeões - e até podemos ganhar ao FCP. Mas esta equipa não ganhará em Vila do Conde, Funchal, Bessa e Chaves. Assim, não.)

SL

francisco disse...

Eu percebo-te captomente!

No entanto, não concordando com tudo em relação ao Patrício, já reparei numa coisa, "sempre" que o Sporting está bem em termos de entrosamento da equipa, é quando ele vacila mais vezes. É estranho, eu sei, mas já não é a primeira nem segunda vez que reparo nisso.

Outra coisa(e não quero mesmo queimar o Patrício) é o tempo que ele, em momentos em que tudo tem de ser mais rápido, demora "horas" a chutar a bola, com gestos lá para a frente e outras coisas.

De resto, Patrício tem muita margem, pelo menos para mim, pelo que já nos salvou.

SL

Captomente disse...

@Cantinho, @francisco aceito que a minha opinião sobre Patrícia seja controversa e esteja errada mas é o que penso... ao tempo. E sim, já tinha reparado nessa indecisão/demora em repôr a bola, aliás, já esta época, não me recordo em que jogo, lembro-me de ver Mathieu a dizer-lhe qualquer coisa em relação a isso durante um jogo, tipo "despacha-te!". É outro dos defeitos dele: não sabe ler bem o jogo, quando deve ser rápido, quando se deve atirar para o chão e retardar recomeço de jogo, etc.

É óbvio que acho Patrício um bom guarda-redes mas no Sporting que idealizo para ser campeão, queria algo mais, só isso. Tenho de aceitar a realidade tal como ela é mas ontem senti necessidade de deitar cá para fora o que realmente sinto. Não irei falar mais sobre Rui Patrício futuramente (só para o elogiar! :P)

@Cantinho, o Sporting há-de falhar naquele preciso momento em que não pode falhar. É sina, nunca falha.

Obrigado pelos comentário, SL.

Captomente disse...

*Patrício, damn it.

Cantinho do Morais disse...

Captomente,

já estava familiarizado com esta tua opinião relativamente ao Patrício. A tua posição é forte e perfeitamente legítima, daí não perder tempo a rebatê-la.
No pouco romantismo que ainda tenho com o Sporting, ele está lá. Gostava de o ver campeão...
Mas seguirá o caminho de outros que, um dia, também julguei que mereciam ser campeões: Oceano, Moutinho, Liedson, Adrien e João Mário.

SL

Captomente disse...

Eu já evito pensar nisso (na quantidade de jogadores que saem do clube sem terem sido campeões) só para não começar a deprimir... Quanto a Patrício, pese embora aquilo que escrevi, creio que já ultrapassámos o "ponto de não-retorno" relativo à sua carreira, o que quer dizer que o momento para a sua venda já passou e a forma ideal de a continuar seria terminá-la no Sporting. Agora, para passar uma vida no Sporting sem ser campeão uma única vez, preferia que fosse vendido...

SL