15 de junho de 2018

putos

Um dos maiores erros de BdC e da maioria dos presidentes que o antecederam foi o menosprezo que demonstraram sempre ter pelos putos vindos da formação. Há ali algo de pensamento 'colonialista' na forma como os presidentes sempre encararam os putos da formação na hora de (re)negociar contratos. Já tinha pensado nisto muito antes de ter acontecido o que aconteceu mas, infelizmente, nunca perdi algum tempo para o escrever.

É uma evidência. Os putos da formação têm de estar constantemente a provar que merecem receber mais do que aquilo que os presidentes estão dispostos a pagar. Há uma ideia generalizada de que, se se tiver de poupar em algo, poupa-se nos ordenados dos putos da formação. Por exemplo, não me recordo de uma notícia do género "Puto maravilha sobe aos séniores e será um dos mais bem pagos do plantel". Nunca. É sempre o contrário "Puto maravilha é dos mais mal pagos do plantel e só receberá Y se fizer X jogos ou Y golos". Aliás, até acredito que se tal acontecesse, que se o puto começasse logo a ser um dos mais bem pagos do plantel,  a grande maioria dos Sportinguistas olharia de lado para tal situação e questionaria imediatamente o porquê de se pagar tanto a um puto da formação. A tal mentalidade 'colonialista', que não é exclusiva dos presidentes. Os jogadores são nossos, fomos nós que os criámos, eles até deviam estar a pagar por poder jogar no Sporting!


Ora, é aqui que está o problema. Os putos (já) não se alimentam de aplausos e cânticos que lhe são dedicados. Os putos de hoje em dia, isto é, os nossos putos da formação, só se alimentam de likes em fotos tiradas ao volante da máquina ou da piscina na casa. Não pode ser coincidência que foi no seio da seleção, rodeado por "emigrantes" bem sucedidos em Espanha, Inglaterra, França ou China, onde recebem salários milionários, que tenha surgido esta rebelião protagonizada, precisamente, por 2 ex-putos da formação. Por exemplo, até há 2 meses, os jogadores mais bem pagos do plantel teriam de ser precisamente, Rui Patrício e William. E teriam-no de o ser, não à custa de duras e longas negociações, mas por exclusiva iniciativa do Sporting.

Daniele De Rossi, jogador com uns 15 anos de clube e atual capitão da Roma, era, em 2015, o jogador mais bem pago de Itália.

(Duas coisas: não sei quem são os jogadores mais bem pagos do plantel, creio que houve um "leak" qualquer há uns tempos que mostrava quem eram, mas creio não estar errado em dizer que, provavelmente, o Bas Dost será o jogador mais bem pago, talvez seguido de Rui Patrício. Mas Mathieu também deve ter recebido um prémio chorudo para assinar pelo Sporting... Bas Dost, dois anos de clube. Mathieu, um. Lembro-me, por exemplo, de ter saído cá para fora, há um ano e tal, o valor do salário (pornográfico) do Alan Ruiz, um estrangeiro dois anos mais novo do que o William (já então campeão europeu por Portugal) e que chegava aos treinos num Ferrari.)




estrangeiros rotulados de "craque", os ídolos dos presidentes...



Li que o Sporting tinha acionado, há duas semanas, em plena "guerra civil", uma cláusula qualquer no contrato do Gelson que permitiria-lhe receber mais uns milhares de euros por mês e aumentar, automaticamente, o valor da sua cláusula de rescisão. Porquê só agora? O Gelson tem sido, nestas duas últimas épocas, o único extremo real da equipa do Sporting. O único com "golo" (mesmo assim pouco, para aquilo que preconizo sempre para uma equipa do Sporting). É esta falta de proactividade em recompensar os putos da formação que, invariavelmente e há décadas (Futre...), leva o Sporting a perdê-los e em perpetuar esta eterna pergunta que ecoa nas bancadas de Alvalade: porque raio formamos bons jogadores e péssimos homens?


A minha resposta: como são putos vindos da formação, temos preconceito em pagar-lhes mais, pois achamos sempre que são "eles" quem devem estar gratos ao Sporting e não nós por eles terem escolhido o Sporting. Não somos campeões há 16 anos. Como querer impedir que estes putos de hoje em dia, embebidos no capitalismo desde o dia em que nasceram, não aceitem outros clubes, mais vencedores e que lhes pagam melhor? Só há uma resposta: pagar-lhes mais. Poupar nos estrangeiros e recompensar os putos.

Temo, no entanto, que com isto que se passou, a mentalidade predominante nos próximos tempos seja, precisamente, o inverso: castigar os putos da formação, expiar neles os "erros" cometidos pela geração antes da deles. Vai custar, claro que vai, mas acredito que nesta altura, o melhor que temos - adeptos e direção, seja ela qual for - a fazer, é demonstrar publicamente todo o nosso carinho pelos que cá ficaram. Nas bancadas e no cheque.



P.S. Não estou, com este texto, a validar ou dar "razão" ou o caralho, aos cabrões que se aproveitaram de uma forma imunda de um mau momento no clube e fugiram do clube rumo aos contratos milionários que lhes acenaram. Isso é outra coisa. Quis apenas encontrar uma razão "sociológica" ou explanar a minha opinião por que falhamos tanto na formação de "homens", entendido?

SL

3 comentários:

Anónimo disse...

ganham mais que o presidente

mas olhe deixo-lhe um desafio:

vá ver àqueles programas de estatísticas o número de km's corridos pelos jogadores antes e depois das críticas após o jogo com o Atlético Madrid.

Se na próxima época ficarmos acima do 3º lugar então se calhar alguém tinha raão

Ryder disse...

Percebo o que dizes mas esse comportamento acaba por estar alinhado com o que se passa nas empresas também. Muitas vezes os bons colaboradores têm aumentos mínimos ano ano após ano, demorando até esse aumento atingir um valor que seja significativo, para depois entrar alguém de outra empresa com um ordenado maior.
Não estou com isto a dizer que está certo, apenas a alargar o espectro da discussão.

Anónimo disse...

Estás enganado... O Sporting quebrou esse paradigma com o João Moutinho. Nunca em Portugal um "puto da formação" ganhou tanto. Depois seguiram-se william, patricio, adrien, gelson. Se me disserem um jogador da formação dos nossos rivais que ganhasse mais que estes...

Z